Brasil passa pelos belgas e marca encontro com a Inglaterra


No dia 17 de junho de 2002, a Seleção Brasileira tinha a Bélgica pela frente em jogo válido pelas oitavas-de-final. Quer dizer, era vencer ou voltar mais cedo para casa, pois começava a fase de decisão da Copa do Mundo de 2002.

O jogo foi o primeiro do Brasil em território japonês, na cidade de Kobe, e foi muito mais equilibrado e difícil que o placar de 2 a 0 ao final pode sugerir.

A Bélgica foi um adversário duro de ser batido. No primeiro tempo, chegou a marcar, em gol anulado, e criou várias oportunidades que o goleiro Marcos impediu de entrar com boas defesas.

No segundo tempo, o talento do jogador brasileiro entrou de vez em campo para fazer a diferença. Rivaldo foi o primeiro a furar o forte bloqueio do adversário, com uma jogada que, antes da conclusão certeira, foi uma verdadeira lição de técnica e controle de bola.

Ronaldinho Gaúcho, com um passe de efeito, iniciou o lance pondo a bola no peito de Rivaldo. A matada foi perfeita, com a bola à feição para o giro e o chute preciso - nem o desvio feito pelo zagueiro belga diminuiu a beleza do gol.

O Brasil fez 1 a 0, mas a partida continuou difícil. A Bélgica corria atrás do empate; o Brasil respondia no contra-ataque. Foi assim que Kleberson saiu em velocidade e foi à linha de fundo para o cruzamento mortal. Ainda mais que, quem estava na área, à espera, era o artilheiro que dificilmente deixava passar uma oportunidade daquela: Ronaldo concluiu de primeira e liquidou o jogo com 2 a 0 no placar.

A Seleção Brasileira passava assim para as quartas. O adversário já estava definido: a Inglaterra, em jogo que aconteceria no dia 21 de junho em Shizuoka.