Sobre LAOR (parte 1/3 - histórico)

Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro (LAOR) nasceu em Santos, em 1942, e respira o clube desde seus primeiros minutos de vida.

Sua família é extremamente atuante, desde os primeiros anos de fundação.

Seu avô paterno Álvaro de Oliveira Ribeiro, médico, foi o responsável por criar no Santos o 1º departamento médico de futebol de um clube de futebol. Mais tarde, assumiu a presidência do Santos por alguns meses, oportunidade em que iniciou a negociação da aquisição do terreno onde está o estádio da Vila Belmiro.

Por uma triste coincidência, Álvaro de Oliveira Ribeiro morre no dia em que o estádio seria inaugurado, em outubro de 1916.

Tennyson de Oliveira Ribeiro, primo de LAOR, também tem sua participação na história, pois foi o responsável pela parte burocrática da aquisição da Vila.

O lado de sua mãe também esteve presente na história santista.

Seu primo Sinval Coelho e Mello ocupou em 1959 a presidência do Conselho Deliberativo, importante órgão na hierarquia santista.

Mas vamos às credenciais de LAOR:

O atual presidente é empresário de sucesso, dos mais notáveis no cenário imobiliário. Passou pelo Ministério da Educação, Bolsa de Imóveis do RJ, Banespa e Bacen, além de diversas empreitadas na iniciativa privada.

Pelo clube de coração, foi conselheiro por 17 anos, tendo renunciado ao conselho em 2001, diante de uma aprovação ‘com ressalvas’ de um balanço que demonstrava claras irregularidades da gestão da época.

Iniciava sua oposição ferrenha a Marcelo Teixeira.

Em 2003, disputou pela 1ª vez a eleição para a presidência do Santos, pela oposição, contra o então mandatário (e inimigo político) Marcelo Teixeira.

Cabe lembrar que poucos meses antes do pleito eleitoral, LAOR passou por um sensível problema de saúde, sofrendo infarto seguido de 4 paradas cardíacas, susto insuficiente para tirar sua pretensão de assumir a presidência do Santos.

Disse LAOR à época:

"Meu médico e minha família me chamaram de louco por assumir a candidatura, pois em julho de 2003 havia sofrido um enfarto e quatro paradas cardíacas. Mas o amor pelo Santos falou mais alto, e dois meses depois de ver a morte de perto eu estava lá como candidato”

Impulsionado pela coragem, obteve quase 40% dos votos.

Insistindo, foi candidato novamente em 2009, quando ganhou a eleição e assumiu pela 1ª vez a presidência do clube.

De cara, fez uma cirurgia para retirar (ou diminuir) as bolsas abaixo dos olhos, em tentativa de melhorar sua aparência (?), o que mostra bem seu perfil.

Por onde passa, faz questão de tratar a todos da melhor forma, o que o transformou em uma figura bastante carismática aos santistas.

Com a história familiar de devoção ao clube, e seu consistente conhecimento empresarial, LAOR vem fazendo boa gestão frente ao Santos.

No próximo pitaco, veremos pontualmente a gestão santista, sua estrutura, os erros e acertos.