O Santos não disputará o título do Brasileirão.

calendario do futebol brasileiro
Calma, torcedor santista. Antes de esbravejar, por favor, leia o texto inteiro. Pois, ao contrário do que sugere o título, ele não apresenta sentido pejorativo. No final das contas, as linhas abaixo são mero informativo. E, após passar pela última sílaba, creio que você e amigos de outras bandeiras hão de concordar comigo.

A CBF divulgou a agenda com parte dos compromissos da Seleção Brasileira para o próximo ano. De cara, até o mês de junho, serão cinco jogos - Bósnia, Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. Sendo que quatro deles coincidirão com rodadas do Brasileirão. Que, feito o de praxe, não será paralisado.

Então, anota aí: provavelmente, serão quatro rodadas do Santos sem Neymar e Ganso, do São Paulo sem Lucas, do Internacional sem Damião. Talvez, serão quatro rodadas do Fluminense sem Fred, do Vasco sem Dedé, do Botafogo sem Jéfferson, do Corinthians sem Ralf, e mais alguns prejudicados, tenha certeza.

E no primeiro caso digo provavelmente, mas no segundo talvez por um simples motivo: O técnico Mano Menezes pode optar por usar nos amistosos a equipe olímpica, o que, a princípio, safaria a vida do Flu, do Vasco, do Botafogo e do Timão, mas, desculpem o termo, ainda ferraria a trajetória do Peixe, do Tricolor paulista e do Colorado e quem mais cedesse jovens valores ao grupo que vai aos jogos de Londres.

Jogos de Londres, aliás, que, somados aos eventuais compromissos canarinhos no segundo semestre, chegariam a desfalcar determinadas agremiações por cerca de 15 jogos, marca que gira em torno de incríveis 40% da principal competição do país.

Sim, santista, são-paulino, colorado, corinthiano, pó-de-arroz, torcedor brasileiro em geral: seu time tem chances de vir a disputar quase metade do torneio de seus sonhos desfalcado de seus principais jogadores. Cenário que, sem discussão, colaborará para a perda daqueles preciosos pontinhos que costumamos lamentar no momento derradeiro do certame.

Claro, os próprios clubes deveriam ser os agentes das mudanças necessárias. Das cobranças à CBF pela devida paralisação do campeonato. Quem sabe, da recusa em ceder seus jogadores em havendo prejuízo para si mesmos. No entanto, uma pena, não adianta sonhar. Da cartola onde andam dirigentes e os subservientes jogadores não saem ideias conscientes.

Não por conta própria. Sem pressão. A pressão que deve vir do principal ingrediente para o sucesso do esporte. Do torcedor. Assim, meu amigo, pare de sorrir. Você está sendo enganado. Solenemente enganado.

Abraço e bom final de semana!