O campeonato brasileiro pode ser decidido pela péssima arbitragem

Final da 14ª rodada do campeonato brasileiro da série A de 2012.

Analisando a tabela de classificação já podemos fazer uma avaliação de alguns fatos que estão ocorrendo no futebol brasileiro.

1º ) A arbitragem.

A arbitragem do futebol brasileiro é comandada por Sérgio Corrêa. A qualificação da arbitragem passa longe. A escolha dos árbitros segue um critério que até o presente momento ninguém entende.

São árbitros fracos, sem condições emocionais e sem personalidade para atuar em partidas importantes.

O campeão brasileiro, a vaga para disputar a próxima Copa Libertadores da América e a terrível zona de rebaixamento, pode ser decidida diretamente pelos erros de arbitragem.

2º ) Os clubes chamados de grande.

Alguns clubes chamados de grandes estão passando por um momento difícil no campeonato.

O Palmeiras está na zona de rebaixamento, o time ocupa a 18ª colocação com 10 pontos ganhos em 14 partidas realizadas.

O Santos do professor Muricy Ramalho está na 16ª colocação com 13 pontos ganhos.

Será que no final da competição com um ou dois clubes chamados grandes terminando na zona de rebaixamento, eles serão realmente rebaixados para a série B do campeonato brasileiro de 2013?

3º ) O poder das federações.

A região nordeste sempre sofreu com os erros de arbitragem. Só que esses erros estão influenciando diretamente nos resultados de algumas partidas.

É preciso ter mais força, bater na mesa e pedir explicações das péssimas arbitragens.

4º ) O interesse da televisão.

A televisão é a principal fonte de receita dos clubes chamados grandes.

É preciso analisar o prejuízo que a televisão teria se dois clubes chamados grandes caíssem para a série B do campeonato brasileiro.

5º ) O poder econômico das equipes grandes

Essas equipes tem uma receita muito superior em relação aos clubes chamados de  pequenos, sem falar do patrocínio que recebe da televisão e patrocinadores.

Os clubes chamados de pequeno são tratados em segundo ou terceiro plano.

6º ) As partidas adiadas.

Até o momento a competição não está sofrendo alterações nas datas das partidas.

Mas na 14ª rodada o adiamento da partida entre Flamengo x Atlético Mineiro, ajudou a equipe do Flamengo e prejudicou o Atlético Mineiro.

Esses adiamentos não podem continuar existindo, somente se acontecer algum problema grave, um problema que não tenha como ser resolvido à tempo.

7º ) O público presente nos estádios é decepcionante.

Partidas com público muito abaixo do esperado.

São vários os motivos que estão afastando os torcedores dos estádios, segue alguns exemplos.

Horário das partidas, locomoção para chegar e sair dos estádios, preço dos ingressos, a qualidade técnica na maioria das partidas são fraquíssimas, os desfalques das equipes, a falta de jogadores que chamem o torcedor para o estádio, a falta de jogadores de qualidade, a influência dos campeonatos europeus que são transmitidos pela TV salvando o nosso domingo esportivo, etc...

8º ) A submissão de alguns dirigentes das federações.

Alguns dirigentes estão no poder por muitos anos, e não pretendem sair do comando.

Esses dirigentes são incapazes de bater de frente com o presidente da CBF ( José Maria Marin) e do presidente da Comissão de arbitragem ( Sérgio Corrêa ).

Eles preferem ver o futebol do se estado fraco. Alguns dirigentes de federações não tem força para reivindicar melhores condições para os clubes do seu estado.

9º ) Reflexão.

É o momento de reflexão, principalmente para os torcedores dos clubes chamados pequenos e para os torcedores do futebol brasileiro.

É muito triste voltar no tempo, é muito triste ver as competições serem decididas no tapetão ou nos erros de arbitragem.

Para mudar essa situação é necessário mais autonomia dos dirigentes dos clubes que em sua maioria são submissos aos presidentes das federações.

E mais autonomia de alguns dirigentes de federações que são submissos a CBF e fazem de tudo para não desagradar a entidade.