Sorria. Você está sendo enganado.

Marketing no futebol
Não é a técnica. Ou a tática. É o marketing. É tudo marketing.

A estrela é decadente em um grande da Europa. Não importa. Vamos contratá-la. É o marketing.

O garoto ainda é apenas um promessa. Mas tem um cabelo estiloso e agrada as menininhas. Vamos transformá-lo em super-heroi e revista em quadrinhos. É o marketing.

A zaga do time é horrível. Não interessa. Quero atacantes e meias. De renome e, se possível, que já passaram pelo clube. Mesmo que em algum momento tenham desprezado o clube. É o marketing.

O velho ídolo nunca conseguiu espaço em uma equipe de ponta da Europa. Atuava em um médio. Que não fez muita força para segurá-lo quando fizemos a proposta. Esquece. Os gringos devem estar loucos. Precisamos dele. É o marketing.

O cidadão vem aprontando toda a sorte de besteiras. E faz um bom tempo. Coitado. Vamos dar uma chance. O cabra tem um apelido bacana. Em cada gol minguado que fizer a massa vai gritar "ô, ô, ô o...voltou". É o marketing.

Não temos dinheiro para pagar o craque. Em certos casos, o pseudocraque. E daí? A torcida não quer nem saber. Ele vem. Se for o caso, depois de vendermos camisas à beça, ele volta. Sem pagamento. E , se bobear, com fama de mercenário. O problema é dele. É o marketing.

Agora a China bebe Coca-Cola. Em suas muitas esquinas, os chineses começam a jogar bola. Que tal chamar um deles para vir ao país outrora gênio com a pelota? É o marketing.

O MMA é a luta da moda. Futebol, pancadaria e você: tudo a ver. É o marketing.

Não é a técnica. Ou a tática. É o marketing. É tudo marketing. Melhor, nada disso é marketing.

Área do conhecimento fantástica, baseada em 4 "Ps".

O primeiro "P", o do produto. Produto futebol brasileiro. Mal acabado. De estádios detonados. Violência nas arquibancadas. Principais boleiros exportados. Torcedor tratado feito gado.

O segundo, o do preço. Do alto preço. De ingressos absurdos. Das camisas oficiais que custam um abuso.

O terceiro, o do ponto de venda. Das vendas de ingressos. Que, volta e meia, se transformam em um verdadeiro inferno.

Por fim, o "P" da propaganda. Ou da promoção. As que enumerei no começo. As que tentam nos transmitir uma ilusão. A de que o assassinato de um conceito pode salvar o futebol pentacampeão.

Sorria. Você está sendo enganado.

Um abraço!