Mercado da Bola


O ano de 2012 começou e com ele vieram vários problemas para os clubes chamados de grandes.

Muitos clubes saíram de forma tímida para o mercado de contratações, outros clubes estão aguardando resolver os velhos problemas para depois pensar em contratar.

O que acontece é o seguinte. Os clubes estavam esperando um adiantamento da Rede Globo, referente aos direitos de transmissão dos jogos. Só que a emissora estipulou um teto de adiantamento, o valor é de ( R$ 100 milhões de reais ), só que divididos para todos os clubes.

Muitos clubes já fizeram adiantamentos com a emissora, e agora não tem condições de fazer um novo adiantamento.

Depois desse detalhe é que nós podemos analisar os problemas que alguns clubes estão enfrentando no início da pré-temporada. São salários atrasados, décimo terceiro atrasados, direitos de imagem atrasados, e contratações muito tímidas até o presente momento.

Os clubes estão revendo as novas formas de contrato com determinados atletas. Mas mesmo assim continuam querendo fazer o que não pode, e muitas vezes somente por que o seu adversário contratou um grande atleta, o presidente tenta fazer uma contratação de impacto, para agradar a torcida.

Os clubes continuam pagando salários altíssimos a determinados atletas e comissão técnica, e muitas vezes esses atletas não merecem ganhar um salário tão alto.

O prejuízo para o clube é muito grande, tudo isso por que esses presidentes que fazem esses contratos absurdos saem do cargo e deixam as dividas para o próximo presidente.

Existem atletas que chegam no clube com status de craque , ganhando um salário mensal fora da realidade do futebol brasileiro e do seu futebol, e não dá certo no clube. Aí o clube fica com esse atleta tendo que pagar para jogar um futebol de baixo nível, ou empresta para outro clube com o seguinte detalhe, o clube paga a metade do salário do jogador e o clube que ele vai jogar paga a outra metade. Eu coloquei a metade, mas esses valores dependem de cada negociação. Além do clube ter o prejuízo de pagar a metade do salário para o atleta, o atleta ainda reforça outro clube.

Na sua maioria são atletas de risco, indisciplinados, que demoram para entrar em forma, que gostam de muita diversão, que não gosta de treinar, que não gosta de obedecer os treinadores, e que estão com o seu nível técnico em baixa.

Outro fator muito importante que os clubes e os torcedores têm que observar, são os atletas que vão para o futebol Internacional e não dão certo. Eles querem voltar para o Brasil, mas não abrem mão de um salário alto, e quando voltam para o Brasil se acham os melhores atletas do mundo. E o que é pior, alguns torcedores que não sabem como o atleta está fisicamente e tecnicamente vibram com a contratação.

Existe uma solução muito mais barata surgindo no mercado, é a contratação de atletas da América do Sul. Esse mercado alguns clubes do futebol Europeu já descobriu há algum tempo, mas agora os clubes brasileiros estão investindo nesse mercado.

Mas para contratar um atleta de outro país, é necessário que o clube tenha o conhecimento de como está o atleta, e o que ele pode render no esquema de jogo do seu clube. Não adianta contratar sem critérios, sem um acompanhamento de um funcionário do clube.

O que está acontecendo é que alguns clubes estão contratando atletas com um salário alto, e isso cria muita responsabilidade para o atleta, podendo gerar uma crise de ciúmes no restante do elenco. Sem falar que muitas vezes o atleta de grife recebe o seu pagamento em dia, e o restante do grupo recebe com atrasos.

Muitos desses atletas têm um plano de marketing para que sejam pagos os seus salários, e os outros atletas não tem.

Os investidores e os patrocinadores estão investindo em atletas que tenham condições de no futuro serem vendidos, ou de agregar valores para as empresas, sendo usados como garoto propaganda.

Os campeonatos estaduais, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro estão batendo na porta, e o que nós estamos vendo, é um cenário nada bom para alguns clubes.

As contratações são fracas, atletas que estão chegando somente para compor o elenco, e até o momento foram pouquíssimas contratações de impacto. Contratações de atletas que estejam prontos para jogar e ajudar o seu clube em uma grande conquista.

A grande vantagem é que o mercado Internacional não está conseguindo contratar com a facilidade que contratava antes. Alguns clubes do futebol Internacional também estão passando por dificuldades financeiras. O grande mercado que está surgindo é o mercado Chinês e Russo. Sem falar do chamado mundo Árabe, que como sempre tem muito dinheiro para gastar.