Supertições do futebol

Loco Abreu e as supertições no futebol
Sexta-feira 13, mais um daqueles dias cercado de superstições. Aliás, o mundo do futebol por si, é cercado de fatos supersticiosos. Desde a entrada no gramado - no qual o jogador entra em campo primeiramente com o pé direito ou faz aquele sinal da cruz - até o momento do gol ou descendo para o vestiário.

O britânico John Terry tem um leque de 50 superstições diferentes antes de cada jogo. Entre elas encontra-se ouvir o mesmo cd, ou sentar-se no mesmo banco no ônibus da equipe e usar sempre o mesmo par de caneleiras.

Mas não é o único. O italiano Gattuso admitiu ter usado sempre a mesma camisa ao longo de toda a Copa do Mundo de 2006.

O caso mais famoso entre os treinadores é o de Zagallo. O brasileiro é devoto de Santo Antônio, cuja festa se comemora no dia 13 de junho. Por onde passou, sempre pediu para vestir a camisa 13. Casou-se no dia 13 de janeiro e mora no 13º andar.

O botafoguense Loco Abreu, assim como Zagallo, por onde passa sempre pede a camisa 13, quase como uma exigência. O atacante que só joga com a 13 às costas, diz que a justificativa é que ele não acredita que o número traga azar e, por isso mesmo, quer usar esse uniforme. Mas não para por aí. No vestiário, o jogador escolhe um chuveiro que só ele pode usar. Mais nenhum atleta pode utilizar o mesmo local para não trazer má sorte.

No intervalo dos jogos, Loco também segue uma rotina para ter boa sorte. Ele deixa todos os companheiros entrarem na frente para ser o último a pisar o gramado na volta para o campo. E, se fizer um gol, mostra os três dedos da mão direita para homenagear a esposa e os dois filhos.

Outras superstições como, não mudar de cueca durante o campeonato, não marcar gols durante os treinos e até mesmo urinar no campo de futebol, são válidos...

Eu confesso que sou adepto a estes rituais. Sentar na mesma poltrona, a mesma blusa considerada da sorte, tomar "aquela cerveja" no mesmo copo, ver os jogos da TV com som em volume par - sei, essa é demais - e mais algumas bizarrices.

Mas como não são só os jogadores que têm estas superstições, conte para nós as suas. Você faz algum tipo de ritual antes de cada jogo? Veste alguma peça de roupa especial?

...Perai, passou um gato preto aqui por perto, vou ficando por aqui!

Um forte abraço,

Douglas Nacif.