Mídia brasileira que abra os olhos

Começo esta crônica com uma frase emblemática com mais de 50 anos, mas que pode retratar o futebol de como é hoje.

Flavio Costa (Treinador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950 e que marcou época no comando de grandes clubes cariocas no passado ) disse uma vez:

"O futebol evoluiu da linha divisória do gramado para dentro. Fora, continua na idade da pedra."
Esta ficando constrangedor o descaso e falta de conhecimento da mídia brasileira. Os clubes brasileiros são endeusados perante aos demais sul-americanos, “Libertadores já é nossa” se tornou frase repetitiva. Se perdermos, nossos times que jogaram pouco, sequer botam em pauta a qualidade do adversário e seus méritos.

Pregam que o futebol não deve ser tratado de resultado, mas julgam e criticam os mesmos resultados que condenam. Uma boa vitoria muda todo plano de criticas. Comentaristas estão ficando incoerentes com o que dizem ao passar de algumas semanas, dar-se a palavras nos dias de hoje não significa mais nada.

O futebol mundial evoluiu, desde a imposição física aos sistemas táticos revolucionários. Não podemos, não devemos fechar os olhos. Atualmente o sistema mais utilizado é o 4-2-3-1 – em terra tupiniquim – e alguns cismam em dizer que o simples e bem feito é o 4-2-2-2. Os diagramas de pré-jogo da TV demonstram que todos os clubes jogam no 4-4-2. Será que o torcedor brasileiro não carece de conhecimento? Ou devem se manter as discussões de qual time é melhor sem embasamento nenhum?

Claro que há exceções, se elas não existissem estaríamos no “achismo” e futebol seria feijão com arroz, tudo duplo: volantes, meias e atacantes. Uma nova formada de jornalistas – vejam bem, eu disse jornalistas – vem para abrir os olhos da nação, mostrar que existe vida fora da bolha – Brasil - e passar por cima dos dinossauros que imperam na profissão.

Não existe uma lei que proíba se aprofundar no futebol, ou censura perante alguns assuntos pertinentes e abrangentes. É dever do jornalista, bem como de todos profissionais do futebol, que conheçam e se atualizem para o bem de seus ouvintes, leitores e telespectadores.

Os que descem a lenha em treinadores passando aos torcedores que futebol é simples desconhecem do mesmo. Confundem o futebol simples, em torná-lo simples, este sim é tarefa complicada e não se constrói da noite para o dia. Afinal o futebol é muito mais que 22 marmanjos correndo atrás de uma esférica, não é?

Recebemos por dia uma rajada de informações, relativo a tudo que o futebol engloba. Agora imaginem ser informado por algo arcaico e obsoleto? Desde os jornais pela manhã, passando pelo rádio e finalmente aos televisores com debates e jogos. Para piorar, somos informados por seres que sequer possuem formação acadêmica.

Trabalhar no ramo do futebol não é fácil. Não basta ser jogador para se tornar treinador, a bagagem por ser um ex-jogador é valida, mas necessita de conhecimento. Aliado um ao outro o trabalho deve aparecer, se tornar gratificante e após é só colher os louros. Comparo assim a carreira de jornalista, é preciso conhecer as entranhas do futebol e ter sentido o gramado, sempre aliada ao conhecimento adquirido em anos na faculdade.

As rixas entre imprensa e futebol sempre irão existir, ate porque um não existiria sem o outro. Só esta ficando sem fundamento tantos jornalistas desempregados e muitos ex-jogadores assumindo seus cargos sem “canudo”. Se estiver no momento de repensar o futebol brasileiro, não estaria também em repensar a mídia brasileira?