Vasco vira, derruba Flamengo após três anos e está na final da Guanabara

O Vasco manteve a campanha 100% no Campeonato Carioca e venceu por 2 a 1 o Flamengo, de virada, nesta quarta-feira, no Engenhão. Com o resultado, os cruzmaltinos estão na final da Taça Guanabara e ainda acabaram com o jejum de vitórias sobre o maior rival, que vinha desde 2009.

Agora, os vascaínos esperam a definição da outra semifinal, entre Botafogo e Fluminense, para ver quem será seu adversário pelo título do primeiro turno.

Os rubro-negros começaram melhor a partida e abriram o placar logo no início, com Vagner Love. No entanto, Alecsandro, ainda no primeiro tempo, e Diego Souza, na etapa final, viraram para o Vasco.

A final da Taça Guanabara será neste domingo, às 16h, no Engenhão, em partida única.

O jogo - O Flamengo começou a partida com tudo, pressionado o Vasco. Os cruzmaltinos erravam muitos passes e sofreram o revés logo com dois minutos. Após um erro desses Vágner Love foi lançado, passou por Fagner e chutou da entrada da área e acertou o ângulo direito de Fernando Prass, que nada pode fazer para impedir a abertura de placar no Engenhão.

Somente depois do gol sofrido, o Vasco acordou na partida e passou a buscar mais o ataque. Aos poucos, os cruzmaltinos equilibraram e chegaram aos empate aos 14 minutos. Juninho Pernambucano arriscou de longe, a bola quicou antes de Felipe, que rebateu para frente e sobrou para Alecsandro só tocar para a rede rubro-negra para deixar tudo igual no clássico.

Após o empate, o clássico voltou a ficar equilibrado, mas com o Vasco tendo mais objetividade no ataque. O Flamengo buscava os contra-ataques, mas não conseguia chegar perto do gol de Fernando Prass.

Somente aos 33 minutos a partida voltou a ficar emocionante. Primeiro, Juninho Pernambucano foi lançado na área e finalizou para grande defesa de Felipe. No lance seguinte, foi a vez de Deivid ser lançado e obrigar Fernando Prass a salvar os cruzamltinos.

Dois minutos depois, o Flamengo desperdiçou uma chance incrível. Léo Moura aproveitou falha de Thiago Feltri, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro. Deivid apareceu livre quase na linha do gol, mas acertou a trave do Vasco.

A resposta vascaína veio aos 38, quando Diego Souza pegou chute errado de Fellipe Bastos dentro da área e chutou em cima de Felipe. Logo depois, Juninho Pernmabucano arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e obrigou o goleiro rubro-negro a espalmar para escanteio. Na cobrança, Diego Souza cabeceou livre, mas para fora.

Nos minutos finais, o confronto seguiu equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque. No entanto, as defesas prevaleceram e o clássico foi para o intervalo com a igualdade no placar.

O segundo tempo começou muito intenso, com Vasco e Flamengo correndo muito, mas criando pouco no ataque. Somente aos 19 minutos os rubro-negros tiveram boa chance. Vagner Love foi lançado na área e chutou na rede pelo lado de fora. O lance animou a equipe, que chegou com perigo logo após a parada técnica. Bottinelli recebeu de Vagner Love e chutou a esquerda do gol de Fernando Prass.

Quando o Flamengo estava com mais objetividade na partida, os rubro-negros sofreram a virada, aos 32 minutos. Em contra-ataque, Kim cruzou para Fagner cabecear. O goleiro Felipe defendeu no susto e a bola sobrou para Diego Souza, também de cabeça, colocar para a rede.

Atrás no placar, o Flamengo foi com tudo para cima do Vasco para buscar o empate. No entanto, os rubro-negros não conseguiram passar pela retranca cruz-maltina. Com isso, o Vasco acabou com o jejum de vitórias sobre rival que vinha desde 2009.

Diego Souza destaca garra vascaína na vitória de virada

O meio de campo Diego Souza falou logo após o final do jogo, não havia sido brilhante como já fora outras vezes com a camisa do Vasco, mas o camisa dez conseguiu ser decisivo mais uma vez e, foi o autor do gol da virada vascaína que acabou com o tabu de oito jogos sem vencer o Flamengo.

Ciente que a vitória não foi um mar de tranquilidade, o meio de campo tratou de explicar que o time está em inicio de temporada e que voltar as boas apresentações feitas no Brasileirão e na Copa do Brasil de 2011 ainda vai demandar algum tempo, mas fez questão de ressaltar o espírito de luta da equipe, que não desistiu do jogo, mesmo começando pior que o rubro-negro e tomando um gol com menos de cinco minutos.
“Eu vinha fazendo uma partida regular, não tinha sido brilhante da maneira que eu já me acostumei a ser, mas tem que ver que estamos apenas no começo da temporada e eu tive alguns jogos bons, mas ainda estou buscando a melhor forma física. Mas a equipe está toda de parabéns, porque isso aqui foi uma batalha, uma guerra entre duas equipes grandes brigando por uma final e, graças a Deus, deu Vasco.”
O time de São Januário espera agora a decisão entre Botafogo e Vasco, que acontece nesta quinta-feira, às 21h no Engenhão. A final da Taça Guanabara acontece no domingo às 16h.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 FLAMENGO

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de fevereiro de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira e Eduardo Couto (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Thiago Feltri e Fellipe Bastos (Vasco); Ronaldinho Gaúcho e Negueba (Flamengo)
GOLS VASCO: Alecsandro, aos 14min do primeiro tempo; Diego Souza, aos 32min do segundo tempo
FLAMENGO: Vágner Love, aos 2min do primeiro tempo

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Rodolfo (Renato Silva), Dedé e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano (Felipe) e Willian Barbio (Kim); Diego Souza e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura (Galhardo), Gustavo, Welinton e Junior Cesar; Aírton (Negueba), Willians, Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho; Vagner Love e Deivid (Bottinelli)
Técnico: Joel Santana