A super valorização dos treinadores no futebol brasileiro.

O campeonato brasileiro acabou, o Corinthians foi o grande campeão.

A grande pergunta é a seguinte. Você está satisfeito com o treinador do seu clube ?
O trabalho de treinador é muito difícil no futebol brasileiro, mas não é somente aqui no Brasil, no resto do mundo as cobranças são sempre as mesmas. Com algumas particularidades.
O treinador de futebol aqui no Brasil está sendo muito valorizado. Eu não estou falando somente da questão salarial, mas no conjunto da obra.

Os treinadores chegam nos clubes e começam o planejamento, geralmente chegam com uma lista de jogadores para serem contratados, e uma lista já pronta para dispensar alguns jogadores do grupo. Até aí tudo mais ou menos normal, se não estivesse em jogo interesses de alguns grupos de investidores e de empresários nessas negociações.

Nosso futebol sofre com a influência dos grupos de investidores que tem muito poder dentro dos clubes. Com os empresários dos jogadores que sempre estão infiltrados nos clubes, e muitas vezes bancando salários e opinando nas escalações e no planejamento do clube. E agora está sofrendo a interferência direta de grupos de torcidas, muitos chamam de torcidas organizadas e muitos chamam de torcedores profissionais, eles muitas vezes estão ligados aos dirigentes.

Os dirigentes muitas vezes para agradar esses grupos tomam atitudes nada esportivas, e completamente amadora. Eles se curvam a determinados seguimentos do mercado, muitas vezes por pensar em apenas nos seus interesses, muitos são candidatos a cargos públicos, e precisam dos votos e do apoio desses grupos.

Já está na hora de haver uma renovação mais profunda no comando técnico dos clubes. Está na hora dos clubes formar treinadores, e deixar de inflacionar o mercado. Os treinadores em sua maioria já estão realizados financeiramente e profissionalmente, e vivem do passado, esquecendo do futuro dos clubes.

Alguns treinadores tiveram um ano ruim, com trabalhos fraquíssimos. Muitos deles estiveram elencos fortes para disputar as competições durante o ano, mas não souberam aproveitar o elenco e o que é pior alguns terminaram o ano sem ter o time titular definido.

Eles começam a inventar e começam a formar esquemas táticos mirabolantes. Quando você entra em um clube para trabalhar, o treinador tem por obrigação conhecer o comportamento tático dos jogadores. O treinador tem que aproveitar o máximo do potencial de cada jogador, tem que colocar o jogador na posição correta, e preparar um esquema tático que seja absorvido pela maioria do grupo.

Muitas vezes o treinador tem no seu elenco uma dupla de zagueiros que não sabe jogar na formação ( 3-5-2 ), só sabe jogar no ( 4-4-2 ), não adianta, tem que haver muito treinamento para fazer determinadas mudanças. Esse foi um pequeno exemplo.

Muitos treinadores trabalham da seguinte forma. Quando o time consegue uma vitória importante ou um titulo, eles gostam muito de usar algumas frases. ( eu sei, eu fiz, eu trabalho ). Mas quando não deu nada certo, o time perdeu uma partida importante, ou foi eliminado de uma competição importante, eles gostam de transferir as responsabilidades.

Muitos culpam a arbitragem, outros culpam o estado do gramado, outros culpam a estrutura do clube, outros culpam alguns jogadores, eles tem que transferir as responsabilidades, e dificilmente você encontra um treinador que admite o seu próprio erro. Que escalou o time errado, que foi injusto com determinado jogador e que deu privilégio a determinado jogador.

As entrevistas coletivas são muitas vezes engraçadas. Eles tentam explicar para o torcedor o inexplicável, eles tentam colocar na cabeça dos torcedores que eles estão certos e que todos que assistiram a partida estão errados. E quando alguns jornalistas e comentaristas mais exigentes fazem uma pergunta que não agrada, eles sempre respondem com má vontade, e muitas vezes com um certo tom de ignorância. É um desrespeito com o profissional de imprensa e principalmente com o torcedor, que fica ali com o rádio ligado, e com a TV ligada para ouvir do treinador o que realmente aconteceu de certo e de errado na partida.

Todos nós sabemos que para um treinador ter um trabalho bem feito, ele precisa de ter, começo meio e fim. E muitos treinadores tiveram essa oportunidade, mas poucos aproveitaram.

Alguns treinadores fazem questão de aparecer mais do que os próprios jogadores e torcedores. Isso prejudica o trabalho. Eu aprendi quando tinha entre treze e quinze anos, que o primeiro passo de um treinador em um clube é não atrapalhar. Ele não pode querer ser maior do que o clube, do que os jogadores e principalmente da torcida que é o maior patrimônio de um clube.

Coluna do Leitor, texto enviado pelo blogueiro : Rivelino Santos Rocha