Depois do estudo, o Vasco da Gama passou à ação. Conforme o diretor jurídico do clube, Gustavo Pinheiro, havia revelado, o Cruz-maltino, após 'ok' do presidente Roberto Dinamite, entrará nesta terça-feira com pedido junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ganhar os três pontos do duelo contra o Atlético-PR, no último domingo. A partida foi vencida pelo Furacão por 5 a 1 e decretou o rebaixamento da equipe de Adilson Batista.
O clube carioca, que terá 3 a 0 a seu favor assinalado caso vença uma futura disputa judicial e evitará a queda, alega em seu pedido que o reínicio da partida após a pancadaria generalizada que ocorreu nas arquibancadas da Arena Joinville entre as duas torcidas fere o Regulamento Geral de Competições da CBF. Em seu artigo 21, o documento prevê que o árbitro do jogo tem 30 minutos e mais meia hora adicional para definir o recomeço de um duelo. No caso deste domingo, o jogo foi retomado após 71 minutos da sua paralisação.
De acordo com o vice-presidente de futebol do Vasco, Ercolino de Luca, que confirmou a ação vascaína ao GE, o clube busca seus direitos conforme prevê o regulamento. Em sua fala, o diretor também afirmou que o árbitro Ricardo Marques Ribeiro foi coagido por membros do Atlético-PR e da CBF para reiniciar o jogo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, que teve todas as suas partidas importantes sendo iniciadas no mesmo horário.
"Vamos tentar entrar com o recurso. Está dentro da lei, do artigo que diz o limite para acréscimo. O clube tentou que a partida não reiniciasse, mas o árbitro foi pressionado a continuar o jogo", disse Ercolino, referindo-se às tentativas do presidente Roberto Dinamite em impedir que o time do Vasco voltasse para o gramado. "Ele não queria voltar com a partida. Disse que poderia ser responsabilizado pelo que acontecesse", falou, já comentando a situação do juiz.
Procurado pela Rádio Globo, o presidente do STJD, desembargador Flávio Zveiter, rejeitou o argumento do Vasco para buscar evitar o segundo rebaixamento em cinco anos. Segundo o desembargador, o Tribunal analisará somente possíveis punições aos clubes pela briga de torcidas, que deixou três torcedores feridos.
"Não existe essa discussão, o que será analisado pelo Tribunal é a responsabilidade dos clubes, do árbitro ou de alguma das torcidas. Nada além disso", pontuou Zveiter, também avaliando a acusação de que Ricardo Marques teria sido pressionado a reiniciar a partida. "Toda apuração é necessária, mas um árbitro da Fifa não pode sofrer pressão. Duas horas antes da partida ele é o único responsável, nem o presidente da CBF pode interferir. Pelas imagens que eu vi, o árbitro não poderia ter começado a partida sem a presença da Polícia Militar e apenas com 90 seguranças particulares."
Dono da terceira pior campanha do campeonato, o Vasco agora parece disposto a buscar na Justiça a fuga de um rebaixamento que se desenhou ao longo de toda a temporada. Caso o clube saia vencedor do recurso, o Criciúma será o quarto clube rebaixado para a Segunda Divisão. Além disso, a perda dos três pontos conquistados deixará o Atlético-PR na quarta colocação, garantindo o Botafogo na Libertadores e deixando a vaga do Furacão na dependência de uma vitória do Lanús sobre a Ponte Preta na decisão da Copa Sul-Americana. O resutaldo da final será conhecido na noite de quarta-feira, antes do início de qualquer julgamento sobre o caso.
Dinamite aprova e Vasco vai entrar com recurso para ganhar pontos de jogo da queda
Papeado por
Douglas Nacif
no dia 11 de dezembro de 2013
Categorias
Brasileiro 2013,
Polêmicas,
Vasco


Postagens relacionadas
Éverton Ribeiro recebe da CBF o prêmio de melhor do Brasileirão Everton Ribeiro, meia do Cruzeiro, recebeu o prêmio de melhor jogador do Campeonato Brasileiro em premiação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogador foi ... » Leia
São Paulo bate Vasco, vence 2ª com Muricy e sai da zona do rebaixamentoA partida disputada na tarde deste domingo em São Januário provocou uma substituição na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro: sai o São Paulo, que venceu por 2 a 0 e mant ... » Leia
Portuguesa pode ser rebaixada após escalar jogador irregular Um erro crucial na última rodada do Brasileirão pode custar o rebaixamento da Portuguesa para a Série B do Brasileirão mesmo após o fim do campeonato. Expulso contra o Bahia, o m ... » Leia

Postar um novo comentário
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Dinamite aprova e Vasco vai entrar com recurso para ganhar pontos de jogo da queda
2013-12-11T00:07:00-02:00
Douglas Nacif
Brasileiro 2013|Polêmicas|Vasco|