Especial Ricardo Teixeira - Denúncias contra Ricardo Teixeira e João Havelange

Ricardo Teixeira e João Havelange
O Brasil perdeu no dia 04/12/2011 as 04:30 hs o Dr. Sócrates. O ex-jogador tinha 57 anos. Sócrates sempre foi um homem de boas idéias, de uma preocupação muito grande com os problemas do nosso país independente da área, poderia ser na área política, social ou esportiva. Um homem honesto, amigo, e acima de tudo do bem. Ele tinha um sonho, o sonho de ver um país mais justo, com pessoas do bem comandando várias áreas da sociedade brasileira e do mundo.

Sócrates sempre lutou contra a desigualdade em todos os setores da sociedade. Quando comandou a Democracia Corintiana, ele fez com que os problemas do clube fossem debatidos entre todos. Em uma entrevista ao programa Papo de Boleiro, ele disse que naquela época o voto do funcionário mais simples do clube tinha o mesmo valor do voto do diretor de futebol do clube. Foi uma das entrevistas mais engraçadas e sérias que eu assisti.

Depois da morte do Dr. Sócrates vem a renúncia do Senhor João Havelange, presidente de honra da FIFA, e membro do (COI) Comitê Olímpico Internacional. João Havelange renunciou o cargo no dia 05/12/2011.

Existe uma investigação da Comissão de Ética do COI, são acusações de recebimento de propina da ISL empresa que foi por muito tempo ligada a FIFA. As denuncias são de recebimento de propina por parte de João Havelange e Ricardo Teixeira.

João Havelange tem 95 anos, e fazia parte do COI desde 1963, portanto são apenas 48 anos como membro do COI.

João Havelange estava correndo o risco de ser expulso do COI. É que estava previsto para ser divulgado os documentos que supostamente comprovam que João Havelange e Ricardo Teixeira receberam propina da ISL.

A FIFA não tem muito interesse em mostrar esses documentos, são documentos que envolvem muitos cartolas do futebol mundial, aliados e inimigos de Joseph Blatter atual presidente da entidade.

Joseph Blatter é candidato a reeleição para presidente da FIFA, e está tentando eliminar todos os possíveis candidatos que possam tirar o comando do futebol mundial de suas mãos.

Ricardo Teixeira é um possível candidato, mas se apresentarem os documentos, e caso o nome de Ricardo Teixeira e de João Havelange estiverem nesses documentos, a eleição de Ricardo Teixeira vai por água a baixo.

Para quem não conhece a história da FIFA, Joseph Blatter foi por muitos anos o braço direito de João Havelange. João Havelange foi presidente da FIFA de 1974 a 1998 foram 24 anos como presidente da FIFA. No ano de 1998 ele foi eleito presidente de honra da FIFA.

João Havelange conhece todos os caminhos da entidade, conhece os bastidores, e tudo que acontece de bom e de ruim no mundo da bola ele tem conhecimento.

O sonho de Ricardo Teixeira é ser presidente da FIFA, e nós estamos aguardando o que pode acontecer com essa briga política. Um sabe aonde atirar a pedra no outro, todos eram amigos, e todos compartilhavam das decisões do futebol mundial.

João Havelange deveria convidar os jornalistas do mundo inteiro para uma entrevista coletiva, para se defender das acusações. Quero deixar bem claro que depois que João Havelange renunciou, todo o processo de investigação foi automaticamente interrompido.

João Havelange no seu pedido de renuncia do COI deu a justificativa que está passando por problemas de saúde, e a idade já não permite mais tantas viagens. O dirigente está saindo pela porta dos fundos do esporte mundial.

No evento organizado pelo treinador Carlos Alberto Parreira ( Footecon ) no Rio de Janeiro, João Havelange estava presente. Parreira fez questão de dizer que João Havelange é o maior dirigente que o mundo conhece.

Eu comecei a postagem falando de um homem que vai fazer muita falta para o nosso país, e termino falando dos dirigentes do futebol mundial. Dirigentes que só pensam nos seus próprios interesses, só pensam em se manter no poder, fazendo do poder algo superior a tudo e a todos.

O Dr. Sócrates já está na história positiva do Brasil e do mundo, e esses dirigentes eu não sei como entrarão na história desse país.

Texto do blogueiro Rivelino Santos Rocha