Bolívar, o injustiçado?

BolívarSegunda-feira Bolívar foi julgado, por lance em Dodô, até então era jogador do Bahia. O Resultado do júri foi: quatro partidas de suspensão, sendo de que Dodô ficará seis meses fora dos gramados.

Justiça ou injustiça com Bolívar? No campo o arbitro deu apenas cartão amarelo e tiro livre indireto. Parece ser um caso de exemplo para os demais.

O arbitro foi réu confesso, pois assumiu que errou. Perante ao tribunal mudou seu ponto de vista, assim sentenciando Bolívar. Disse ele que ao olhar o lance pela TV, percebeu o quanto Bolívar foi violento. Porém o arbitro assumindo seu erro, não foi declarado culpado, ou se quer levou alguma suspensão. Já que errou em não expulsar o atleta do Inter.

Os quatro jogos de suspensão para o jogador do Inter foram em decorrência do árbitro mudar seu ponto de vista em relação ao lance, sendo que o jogador devia ter sido expulso. Seis meses são relativos ao resultado do lance, a lesão em si. Dodô sofreu lesão ligamentar e deve parar por seis meses.

Bolívar errou. O lance não resume a carreira de Bolívar, foi um momento atípico. No Inter é denominado General, lista de títulos interminável e experiência maior de dez anos no futebol. É inaceitável uma entrada destas em companheiro de profissão. Atitude temerária, sem palavras para descrever ou maneiras de perdoar. Compreendemos que é um esporte de contato, mas certas regras devem ser seguidas. Uma lesão destas pode acabar com a carreira.

Esmiuçando o lance. Bolívar chegou antes na bola, mas de maneira equivocada e agressiva. Dodô chegou atrasado, inocente de uma possível agressão do adversário. A lesão foi conseqüência de uma “solada”. Bolívar acertou a canela, porém a perna ficou presa ao gramado e girou sobre o joelho.

Até Dodô inocentou Bolívar do lance. Dizendo que foi um lance infeliz do futebol. Sem maldade, porém com ambos indo com muita sede ao copo. Todos saíram prejudicados. Dodô, Bolívar e os clubes envolvidos. Desta vez o futebol saiu perdendo.

Quanto ao STJD, este parece que está voltando ao passado. Julgou Bolívar como se ainda fosse “olho por olho e dente por dente”. Seis meses é tempo demais para um atleta. Agora é esperar que todos os lances de agressão, independente de lesão, sejam julgados de mesma maneira. Sei que não é o primeiro, mas espero que não seja o ultimo.