O ânimo de Flamengo e Palmeiras


O campeonato será decidido na última rodada, e, com os clássicos, a rivalidade regerá o destino do título. A decisão será bipartida, com focos no Pacaembu e no Engenhão. Em São Paulo, o favorito Corinthians enfrenta o Palmeiras. No Rio, o Vasco pega o Flamengo.

Acho que a programação dos clássicos na última rodada foi uma decisão muito acertada da CBF, mas que ainda precisa de alguns ajustes: o São Paulo não pode ser convocado a mandar seu jogo a mais de 100km de sua casa; e o Botafogo, pior ainda, não pode ser despejado de seu estádio para que sua casa sirva de palco para o duelo entre seus maiores rivais!

Bom, passado o espanto por esta aberração logística, voltemos ao ânimo que regerá os duelos.
O Flamengo, com seus 60 pontos, só não vai para a Libertadores-12 por uma combinação improvável de resultados. Mas e daí? A graça será impedir a vitória do Vasco e com isso afastar a pretensão cruzmaltina de título.
O Palmeiras, pior, não possui qualquer outra pretensão que não seja a de prejudicar seu rival.
Estão errados? Tite disse que sim, ao final do jogo do último domingo. Disse o treinador gaúcho:

“Eu imagino que nós temos de fazer a nossa parte e ter respeito. É pobre querer se motivar para ferrar o adversário, para não falar outra palavra. Eu tenho o sentimento de conquistar um título, o sentimento da torcida, do corintiano e também de respeitar o outro lado”

“Não fico contente com a tristeza de uma equipe, qualquer que seja. Não fiquei feliz por tirar o Figueirense de uma chance de Libertadores. É muito pequeno. Quero é valorizar o nosso trabalho”
Tite fez evidente campanha contra as pretensões do Palmeiras, mas deixou o jogo psicológico extrapolar seu notório bom senso.
A Flamengo e Palmeiras, não se trata apenas de destruição dos rivais. Tite deveria saber que muito mais está envolvido.
Ao Flamengo, a vitória cabe primeiramente para garantir sua passagem à fase de grupos da Libertadores. No mais, serve para dar tranquilidade extra ao trabalho de Luxemburgo. Pode ainda selar um novo bom momento de Ronaldinho com a torcida. Pode dar um fim de ano mais tranquilo ao time da Gávea.
Ao Palmeiras, há muito mais o que se buscar. Uma vitória no clássico dá paz ao clube, dá um fim de ano tranquilo à equipe. Mas também há o orgulho da torcida, ferido com os últimos resultados. Uma vitória contra seu maior rival mostraria a força do Palestra, trazendo o torcedor de volta para junto do clube.
A possibilidade de ganhar de seus rivais (e prejudicá-los) na última rodada era tudo o que Flamengo e Palmeiras poderiam querer.
Ao julgar o ânimo de Flamengo e Palmeiras, Tite fez um comentário imbecil, mostrando que pequeno é seu cérebro.