O amistoso da Seleção só serviu para prejudicar os times no Brasileiro.


Foto: João Castelo Branco/ESPN

Começou pela escolha do adversário. Toda errada. Se o objetivo era golear e livrar a barra com a torcida, o ideal seria jogar contra San Marino, Andorra ou Ilhas Faroe.

E em que pese a boa movimentação de Hulk no segundo-tempo, fico por aqui nas análises táticas ou técnicas. Gana sem Essien e Gyan e com um a menos desde a primeira etapa era adversário para, pelo menos, uns 3 a 0. Posto isso, prefiro o silêncio às críticas para o vazio.

Até por que, na verdade, o que me chamou a atenção no amistoso no charmoso estádio do pequeno Fullham não foi a peleja, fraca, mas o comportamento da torcida brasileira.

Primeiro, um elogio. Muito bacana ver, as fotos comprovam, o movimento #ForaTeixeira ganhar o mundo. E em inglês, como mostra a faixa orgulhosamente empunhada pela flamenguista. Que o #GetoutTeixeira também espalhe-se cada vez mais para além de nossas fronteiras reais.

                                Foto: João Castelo Branco/ESPN

Mas aí vem o lado chato da conversa. Porque se a internet permitiu à simpática moça conhecer a causa anti-Teixeira, também deveria tê-la possibilitado saber que seu time do coração, por causa dessa pelada de terceira categoria, atuou desfalcado do principal jogador e acabou derrotado, em casa, em um momento onde o Brasileirão ganha contornos decisivos.

E, claro, não vai aqui nenhuma espécie de crítica dirigida. Nem à guria, nem a qualquer outro brasileiro que esteve em Craven Cottage. Porém, me pergunto, será que eles souberam?

Será que o colorado soube do empate entre o Internacional, de Leandro Damião, e o Ceará?

Será que o vascaíno soube da goleada sofrida pelos companheiros de Dedé diante do América-MG ?

Será que o cruzeirense soube do empate da Raposa, sem Fábio, frente ao Palmeiras?

Será que o corinthiano soube da derrota do Timão, sem Ralf, para o Coritiba?

Será que o santista ficou satisfeito de ter Ganso, substituído logo no início, de volta lesionado?

E começou mesmo pela escolha do adversário. Um desrespeito. Se tivesse um pingo de dignidade, a CBF deveria ter marcado o amistoso contra San Marino, Andorra ou Ilhas Faroe. Assim, pelo menos, nós poderíamos cair no conto de fadas de uma goleada "comprada".

Pois contra Gana, ficou escancarado: o amistoso da Seleção só serviu para prejudicar os times no Brasileirão.

Boa semana!