[Nó Tático] - Cruzeiro 2 x 0 Grêmio



Noite de estréia por parte tricolor e Papai Joel tentando se firmar e conseguir sua terceira vitória consecutiva. Uma bela partida de futebol na arena do jacaré em que os dois clubes buscaram a vitória e sorte do Cruzeiro por ter Montillo em noite inspirada.

Cruzeiro adotou um esquema estilo Copa América, pôs seu time no 4-3-3 com Montillo de “falso 9 “ e surpreendeu o tricolor gaúcho. Três volantes de marcação que complicaram a criação mas aproveitaram bem os avanços dos laterais que tinham livre apoio e dis atacantes de movimentação abertos nos flancos.



Julinho estreou no banco gaúcho e Gilberto Silva em campo. Esperamos um 4-4-2 em duas linha defendendo e em quadrado atacando. Julinho optou pelo losango utilizado por Renato, 4-3-1-2 com Gilberto Silva na primeira função do meio, Rockemback de segundo volante fora de função pouco contribuiu. Escudero foi curinga pois defendia e apoiava formando o time quase que um 4-2-3-1 ou 4-2-2-2 dependendo muito de Leandro.



Cruzeiro que surpreendeu no seu esquema não tinha o domínio do meio campo e a partida começou equilibrada com o Grêmio fazendo ao marcação e trabalhando bem a bola quando a possui.

Com todos homens de frente de movimentação e velocidade o Cruzeiro apostou em troca de passes rápidas e jogadas individuais. Wallyson na direita, Thiago Ribeiro na esquerda e Montillo atuando mais pelo meio com liberdade.

Válvula de escape do Grêmio foi Leandro no flanco direito e Escudero no lado esquerdo que avançava e era elemento surpresa. Por deixar espaço o Cruzeiro aproveitava para jogar as costas de Escudero que também é fraco na marcação. Vitor e Wallyson jogaram por ali.

Leandro e Mario Fernandes propiciaram por momentos boas jogadas e envolventes por sua velocidade, faltou Marquinhos ajudar na criação.

Os dois times procuraram as laterais do campo, modo inteligente de jogar pelos flancos o jogo fluiu mais. Ambos atacando nos seus lados direitos de ataque.

Enquanto o Cruzeiro avançava sua linha de marcação para poder recuperar a bola mais rápido o Grêmio preferiu marcar atrás da linha do meio campo e tentar sair no contra-ataque com velocidade de Leandro e Escudero.

Em rebote de falta cruzamento na área tricolor e Montillo de voleio sem pulo abre o placar um golaço 1x0 Cruzeiro. Renato saiu o esquema continuou e novamente o Grêmio vaza na bola aérea.

O gol abalou o Grêmio que equilibrava a partida. Julinho pediu para Leandro e Escudero abrirem nos flancos a começaram a jogar em um 4-2-3-1.

Com o abalo do Grêmio o Cruzeiro passou a jogar ainda mais no seu lado direito de ataque, ora Wallyson ora Thiago Ribeiro. Montillo puxa Gilberto Silva na marcação e abre um corredor para o atacante pelo flanco e o lateral. Neste momento Fabrício já coseguia bloquear Escudero e não havia mais preocupações defensivas.

Constatações do Intervalo

Montillo tem imenso espaço para jogar e cobrir sem a bola. Com a bola fica sempre entre volantes e dupla de zaga tricolor até volta mas não todo tempo pois não teria condições físicas e não seria o “falso 9”.

Grêmio confuso no 4-3-1-2, 4-2-2-2 e 4-2-3-1. Time que varia muitos esquemas em campo geralmente não executa nenhum deles de forma exata ou eficiente.

Notem que se quer mencionei Marquinhos, este sonolento no jogo não criou, marcou, lançou foi peso morto no primeiro tempo.

Gilberto Silva foi o primeiro volante que o Grêmio precisava.

Erro de passes acentuados do Grêmio complica na criação, por outro lado o Cruzeiro acertou a maioria dos passes.

Segundo Tempo
Mudança tático no Grêmio, perdendo e querendo reverter o resultado o tricolor adota o 4-2-3-1 com Leandro e Escudero nos flancos e Marquinhos mais centralizado. André Lima solitário na frente.



O tricolor gaúcho tomou a iniciativa do jogo e adiantou a marcação.

Erro fatal de Rockemback que resulta em gol. Passou na fogueira para Saimon, o atacante tomou a frente da jogada e rolou para Montillo fazer o 2x0 segundo gol seu na partida. Rockemback errou no passe e ainda não marcou Montillo com eficácia.

Cruzeiro percebeu o desespero tricolor e passou a usar lançamentos para seus velozes atacantes e ainda mais abertos nos flancos.

Aos 20 minutos o Grêmio muda, sai Marquinhos e Escudero entram Miralles e Pessali. O Grêmio passa ao 4-3-3 com Gilberto Silva de primeiro volante, Rockemback e Pessali na segundo linha. Miralles na esquerda, Leandro na direita e André Lima centralizado. Escudero saiu contrariado e socou o banco de reservas.

As mudanças fizeram com que o Grêmio fosse mais a frente, pois era preciso. Tinha volume de jogo mas não havia finalização, o time chegava na entrada da área mas não conseguia infiltrar.

O Cruzeiro mudou aos 25 minutos. Entrou Roger no lugar de Thiago Ribeiro. O time começou a jogar no 4-3-1-2 com agora um armador de referencia.



O jogo continuou o mesmo, o Cruzeiro apostou na velocidade e agora mais organizado com Roger armando. O Grêmio tentava mas não conseguia, Pessali entrou com o intuito de armar mas ficou apagado peã marcação.

No final o Grêmio ainda substituiu Saimon que tinha cartão por Edilson que voltou de lesão no joelho.

Nada aconteceu e o placar se permaneceu 2x0 Cruzeiro embalado agora com três vitorias consecutivas.

Constatação Final

O Cruzeiro demonstrou ter um bom esquema, Montillo é essencial para o 4-3-3 de Joel funcionar. Necessita de laterais de mais qualidade para o apoio.

Gilberto Silva fez bom jogo, faltou finalização para o tricolor e uma definição de esquema pois quem varia muito no final fica confuso e nada se tem.