[Nó Tático] - Flamengo 1 x 0 São Paulo



Tratando de clássicos do futebol nacional, Flamengo x São Paulo é um duelo de gigantes, honraram seus nomes e historia neste jogo. Favoritismo por parte rubro negra por jogar em casa e não ter desfalques. O São Paulo a cada rodada sem o Lucas e Casemiro na seleção, (um na principal e outra na sub-20) acusa o golpe.

Flamengo de Luxemburgo conseguiu armar o Flamengo da sua melhor maneira. Atua por vezes no 4-3-3 mas fica mais caracterizado o 4-3-2-1. Com Ronaldinho na ponta esquerda e Thiago Neves mais pelo centro.



São Paulo do agora ex-técnico Carpegiani adotou um esquema que com Lucas vinha atuando bem. Jogou no 4-3-2-1 com apenas Dagoberto na frente e é atacante de movimentação. Fernandinho é homem de frente mas teve como incumbência voltar e recompor meio campo.



Começo de jogo e é clara a vontade do São Paulo, parece que encaixou Dagoberto se desvencilha muito bem da marcação, Marlos e Fernandinho tem bom entrosamento. Quando é atacado o time recua, defende atras da linha do meio campo e apenas Dagoberto faz a pressão com quem está com a bola. Defendendo é um 4-5-1 bem nítido.



Com o passar do jogo o Flamengo equilibra o jogo e começa atacar pelo flanco esquerdo com Junior César e Ronaldinho. O São Paulo não encontra maneira de para a dupla ora Jean ora Wellington os dois chegaram a revezar na lateral na iniciativa de parar Ronaldinho.

Um problema nítido no ataque paulista é o individualismo, todos são condutores de bola não há o jogador que cria e passa, lança quiça Rivaldo mas está em final de carreira e forma física decadente.

O Flamengo aproveita a movimentação intensa de Ronaldinho por ali as principais chances são criadas. Thiago Neves ficou mais ao centro e sumido, Léo Moura carecia de companhia e Deivid apagado quem sabe ainda não está 100% de sua forma física.

Luxemburgo armou um time que consegue ter posse de bola, toques rápidos e contra-ataque com volume de jogadores. Renato, Thiago Neves, Léo Moura, Jr.Cesar e Ronaldinho dão qualidade que poucos times tem.

São Paulo poderia aproveitar a marcação prejudicada do Flamengo por ter 3 homens a frente, Marlos tenta criar mas conduz demais a bola. Fernandinho ficou mais incitado ao lado esquerdo ficou preso demais.

Precisando tomar a inciativa e marcar logo Luxemburgo mexeu, pôs Negueba e Bottinelli tirou Deivid e Airton. Mudou foi quase um 4-2-2-2 com agora o flanco direito mais forte. Negueba caiu por ali junto com Léo Moura e atordoaram Juan, Bottinelli ficou mais ao centro, Thiago Neves e Ronaldinho formaram dupla de ataque. Renato e Willians a dupla de volantes.

Notando que seu meio não tinha rendimento esperado Carpegiani mudou e pôs o aclamado Rivaldo no lugar de Fernandinho que vinha tendo boa atuação. Rivaldo jogou mais centralizado e por vezes compôs ataque junto de Dagoberto que se movimentava ainda mais.



Com as mudanças o Flamengo foi para cima do São Paulo. Jogada pela direita Negueba dribla marcador e cruza rasteiro, Thiago Neves faz o corta luz e Bottinelli ando para o fundo das redes. 1X0 Flamengo e um belo gol no coletivo.

Agora em desvantagem Carpegiani precisava ir com força máxima, tirou Wellington e pôs Henrique que atuou como atacante. Dagoberto recuou e jogou na esquerda, Marlos na direita e Rivaldo no centro. Esquema alterou para o 4-2-3-1 com aproximação dos meias.

Com resultado almejado Luxa mudou e pôs Luiz Antônio no lugar de Thiago Neves. Voltou ao 4-3-2-1 com Ronaldinho de homem de referencia. Negueba na direita e Bottinelli mais ao centro.



Com as mudanças o Flamengo recuou e o São Paulo adiantou sua linha de marcação chegava com qualidade mas novamente não conseguia finalizar. O Flamengo jogou no contra-ataque apostando na velocidade de seus meias e na qualidade de Ronaldinho.

Pouco adiantou, Henrique não é Luís Fabiano e pouco finaliza, vontade não é qualidade.

Derrota que custou o cargo de treinador à Carpegiani, sentiu falta de Lucas, Casemiro e Luís Fabiano que sequer estreou. Inacreditável a bancarrota do São Paulo, Carpegiani não sustentou as derrotas e goleada contra o seu maior rival.