É um absurdo defender a volta do mata-mata.


Parabéns para mim...

Respeito quem defende a volta do mata-mata. De verdade. Em um futebol desorganizado toda vida, como é o brasileiro, os jogos eliminatórios são a única esperança daqueles que patinam no quesito estrutura ou não tem dinheiro para gastar. Sem o antigo sistema, há clubes que só irão comemorar título quando o cometa Halley passar pela Terra novamente. E esperar cerca de 50 anos por um grito de campeão pode ser dor insuportável para o torcedor apaixonado.

Mas espera lá, né, pregar o fim da era dos pontos corridos para evitar a possibilidade de que equipes "entreguem" jogos na reta final de um campeonato é admitir a incapacidade do Brasil e, triste, do brasileiro em se adequar a regras que exijam ética e respeito.

Pense direitinho. Você, cidadão de bem, adorava ir ao estádio no domingo. Só que, graças à violência de meia dúzia de vândalos, foi obrigado a assinar aquele pacotão da TV por assinatura, porque as autoridades, as mesmas que deveriam garantir sua segurança, são incapazes de por fim na farra dos baderneiros.

Veja se não é verdade. Você, garotão, você moça bonita, sempre se juntava aos amigos, no sábado à noite, para ir à boite da moda. No entanto, graças à uma dezena de animais que saem nas baladas para brigar, tu não podes mais fazer isso. Sua mãe, com razão, acabou por lhe proibir. Situação chata, não?

Perceberam? Nossa sociedade, corrompida como só, institucionalizou o que é errado, acomodou-se com a fraude, a enganação, a covardia. Hoje, quem faz tudo direitinho foi convencido a manter-se calado, a aprender a conviver com a desordem, a aceitar o inaceitável.

Ora, amigos, falemos sério. Admitir que jogadores do futebol pentacampeão talvez adotem a postura do "corpo mole" é duvidar de nossa própria conduta, do nosso próprio caráter. Sim, é isso aí, porque esses garotos são frutos de nossa convivência. Também são "brasileirinhos".

Por vezes passa batido. Mas o futebol é sim um extrato fiel de um país. No momento em que escrevo essas linhas, na minha TV passam as imagens do duelo entre Manchester City e Manchester United, pela Premier League. Tudo bem, patriotas. A Inglaterra tem seus problemas, é claro. Mas o espetáculo impecável da entrada dos times em campo, a um desavisado, daria a impressão de uma sociedade que, ao menos, procura realizar as coisas com decência.

E não trata-se de complexo de vira-latas, não, me desculpem. É simplesmente admirar e, sobretudo, querer aprender com quem tenta evoluir. Mas será que nós queremos evoluir? No futebol tenho absoluta certeza que não.

Infelizmente, nos contentamos com bagunça.

Abraço!