Analisando a reta final do Brasileirão 2010



O campeonato Brasileiro 2010 aproxima-se do fim, mas precisamente chegamos a 35ª rodada de um total de 38.

Canditados ao título? Alguns.

Clubes tradicionais do futebol brasileiro iram disputar ponto a ponto até o final, pelo título do campeonato nacional mais disputado do mundo. Com reais chances do título ainda estão lutando Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.
Fluminense que investiu pesado. Trouxe o técnico Muricy Ramalho, mestre dos pontos corridos. E se para comandar a equipe existe "o mestre", o elenco também não fica para trás. Grandes nomes do futebol tais como: Deco, Washington, Conca, Fred fizeram valer o status de melhor elenco do brasileirão 2010.

O Corinthians mostrou-se regular na totalidade de seu primeiro turno. Mano Menezes conhecia suas peças e fazia o time se superar a cada jogo. Como Mano assumiu a seleção brasileira, o Corinthians correu atrás do treinador Adilsom Batista, que mudou o esquema do clube do parque São Jorge. Com um time mais veloz em campo, mas que não conseguia emplacar uma série de vitórias, aliado a uma série de contusões, Adilson não aguentou a pressão. Pulou do barco e deixou o clube sem direção. Alias, o Corinthians perdeu pontos importantes neste periodo. Tite, o atual treinador do Corinthians, então foi procurado e assumiu o comando do clube. O Treinador chegou, e várias peças importantes do elenco voltaram a jogar. Coincidentemente, as vitórias voltaram a casa corinthiana.

O Cruzeiro veio pelas beiradas. Apesar de não realizar um grande primeiro turno, faz um espetacular segundo turno. Cruzeiro que certamente pode contar com um dos melhores jogadores deste brasileirão, Montillo. Alias, qual clube brasileiro pode contar com três meias das qualidades de Montillo, Gilberto e Roger?

Os três clubes destacaram-se ao longo destas 34 rodadas, vejamos suas pontuações:



Clubes que brigam pelo título: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro

FLUMINENSE :

- Líder com 61 pontos e 17 vitórias;
- Tem pela frente : Goiás (casa) , São Paulo (fora) , Palmeiras (fora) e Guarani (casa)
- O Fluminense ainda verá um de seus rivais ao título perdendo pontos obrigatoriamente, ou até mesmo os dois (caso haja empate), pois Corinthians e Cruzeiro enfrentam-se neste sábado pela 35ª rodada;
- O Flu joga com Goiás e Guarani em casa, clubes com menores pontuações e que brigam para sair do rebaixamento;
- Os clássicos contra São Paulo e Palmeiras, serão jogos fora do Rio. Jogos estes que prometem ser polêmicos, pois São Paulo e Palmeiras podem prejudicar seu arquival Corinthians na briga pelo título.

Apesar de não concondar com o provavel favorecimento para o Fluminense, o Corinthians terá que provar do seu proprio veneno, caso isso ocorra, pois quem não se lembra do jogo entre Corinthians e Flamengo no ano passado, no qual o Corinthians se quer esforçou-se para ganhar.

Quem nunca ouviu aquele jargão : "O mundo dá voltas..."

- O Fluminense tem tudo para ganhar os 4 jogos restantes e levar o caneco para casa.
- E o mais importante, só depende de si!

CORINTHIANS:

- Vice-Líder com 60 pontos e 17 vitórias;
- Tem pela frente : Cruzeiro (casa) , Vitória (fora) , Vasco (Casa) e Goiás (fora)
- O Corinthians joga com Cruzeiro em casa, sendo uma mini-decisão pela briga pelo título. Vencendo esta mini-decisão, tem grandes chances de levar o título!
- Os jogos realizados fora de casa, contra Vitória e Goiás ( mesmo adversário do Fluminense), são contra equipes que lutam contra o rebaixamento, e em tese equipes mais fracas;
- A grande desvantagem do Corinthians é que mesmo vencendo todas, tem que torcer por um tropeço do Fluminense;

CRUZEIRO :

- Terceiro lugar com 60 pontos e 17 vitórias;
- Tem pela frente : Corinthians (fora) , Vasco (casa) , Flamengo (fora) e Palmeiras (casa)
- O Cruzeiro tem uma tabela complicada pela frente, com 4 clássicos do futebol brasileiros. Dois times cariocas e dois times paulistas;
- Tem pela frente uma mini-decisão fora de casa contra o Corinthians;
- Mesmo vencendo todas, tem que torcer por um tropeço do Fluminense;
- Uma curiosidade, caso o Cruzeiro vença a mini-decisão contra o Corinthians neste sábado, ele tem pela frente dois clubes cariocas, rivais do Fluminense ( Flamengo e Vasco) e na última rodada o Palmeiras, rival do Corinthians. Imaginem se esta onda de favorecimentos pega...

Em outro post falarei sobre os clubes que lutam pela suposta quarta vaga da Libertadores!

Um forte abraço a todos,

Nacif.