Segura a bola, Mano!


Com a missão de renovar e de ser o condutor da seleção brasileira ao tão sonhado hexacampeonato, Luiz Antônio Venker Menezes, ou simplesmente Mano, é a aposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o comandante do Brasil até a Copa de 2014. E para conquistar o título do maior evento do futebol mundial dentro de casa, a proposta, ao contrário do último treinador do Brasil, tem sido não contrariar a vontade do povo.

É bem verdade que o gaúcho, nascido na pequena Passo do Sobrado, já demonstrou ter personalidade o suficiente ao não abrir mão de suas próprias decisões. Bicampeão Gaúcho com o Grêmio (2006-07) e, em 2009, Campeão Paulista invicto e da Copa do Brasil com o Corinthians, o treinador se credenciou como um dos melhores do mercado futebolístico nacional. Mano desbancou, inclusive, o todo favorito ao cargo de técnico da seleção, Muricy Ramalho.

A CBF chegou a convidar o atual treinador do Fluminense para ocupar o cargo, mas Muricy não conseguiu se desligar do clube por ter contrato até o final de 2012. Mesmo não sendo o primeiro nome do presidente da confederação, Ricardo Teixeira, será Mano o encarregado de toda responsabilidade do projeto de renovação. Se dependermos do seu estilo, o hexa está próximo. Em apenas 13 anos, quando iniciou sua carreira comandando o modesto Guarani do Rio Grande do Sul, ele alcançou o posto máximo desejado por qualquer técnico brasileiro.

A primeira convocação do novo comandante deixou bem claro que, diferente do time cheio de volantes e jogadores de marcação que os brasileiros se acostumaram a ver nos últimos quatro anos, o ‘novo’ Brasil será uma equipe ofensiva e composta pelos novos talentos do nosso futebol. Neymar, Robinho, Paulo Henrique e André, na época, todos jogadores do Santos, foram apenas a primeira amostra do modelo de jogo que Mano pretende impregnar à seleção.

Renovação: promessa é dívida

Os primeiros 24 nomes convocados para o amistosocontra os Estados Unidos, realizado em agosto, deixaram bem claro que do mesmo mal de 2010, pelo menos, o Brasil não sofrerá mais. Foram apenas quatro os jogadores que estiveram na última Copa do Mundo da África.

Além disso, entre todos os convocados, 10 jamais haviam vestido a camisa da Seleção: Renan (Avaí), Jefferson (Botafogo), Rafael (Manchester United), Réver (Atlético-MG), David Luiz (Benfica), Jucilei (Corinthians), Éderson (Lyon), Paulo Henrique Ganso (Santos), Neymar (Santos) e André (ex-Santos).

A opção por jovens estreantes tem um porquê: a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Muitos que atuam no exterior, inclusive que estiveram na Copa, não entraram inicialmente na lista devido à fase de pré-temporada pela qual passavam seus clubes na ocasião.