[Polêmicas] G4 agora é G3

CONMEBOL
O G-4 virou G-3. Foi isso que aconteceu, na prática, após o anúncio da Conmebol nesta quarta-feira. Segundo a entidade, o título da Libertadores não abrirá mais uma vaga extra ao respectivo país da equipe campeã. Como o Internacional é o atual dono do troféu, isso significa que o Brasileiro deste ano só classificará três times para a próxima Libertadores, em vez de quatro, já que o clube gaúcho está previamente garantido para defender seu título. Cabe ressaltar que, neste caso, o terceiro colocado do Brasileirão irá disputar primeiramente a pré-Libertadores - jogos de ida e volta que valem vaga na fase de grupos.

Detesto dar uma de gato mestre dizendo : Eu já sabia! Mas, desta vez é inevitável, tratando-se de CBF e Conmebol. No dia 20 de agosto, em nossa coluna papo de balcão, mencionei :

"Agora fica minhas indagações :

O Campeão da Copa Sulamericana (pode ser um clube brasileiro), o campeão da Copa do Brasil (Santos) e o campeão da Libertadores (Internacional) tem vaga garantida na Libertadores 2011. Todo ano a CONMEBOL oferece 5 vagas aos clubes brasileiros num total de 32 clubes para a edição da Libertadores.

Se algum clube brasileiro vencer a Copa Sulamericana, quantas vagas restariam aos clubes brasileiros no campeonato nacional? Pela lógica, apenas 2 clubes. Voltando ao passado onde apenas o campeão e o vice eram contemplados com a vaga para Libertadores.

Muitos dizem que a CONMEBOL irá oferecer 6 vagas aos clubes brasileiros, caso o algum time brasileiro fature a Sulamericana! Mas, se a Libertadores tem 32 equipes, qual país iria perder uma vaga para ceder ao 6º clube brasileiro?

A CONMEBOL "vai rezar" para um time brasileiro não ganhar a Sulamericana?

Não sei, sinto cheiro de confusão no ar!"


Pronto! A confusão não está somente mais no cheiro, agora é fato.

Com a alteração, os times que ficariam com as vagas do Brasileirão para a próxima Libertadores hoje seriam Corinthians (líder com 47 pontos), o Cruzeiro (vice-líder, com 44) e o Fluminense (terceiro com 42).

O regulamento do Campeonato Brasileiro 2010 prevê, no segundo parágrafo do item B do artigo 7 do capítulo II, a manutenção das quatro vagas para Libertadores no caso de algum clube do país sagrar-se campeão do torneio continental.

''§ 2° – A contagem dos clubes classificados para a Copa Libertadores também excluirá o campeão da Copa Libertadores de 2010, em sendo este um clube brasileiro.''

Lendo este artigo, conclui. Se realmente houvesse manutenção das quatro vagas para Libertadores no caso de algum clube do país sagrar-se campeão do torneio continental, como ocorreu, 6 clubes brasileiros disputariam a Libertadores(Internacional, Santos e o G-4).
Mas e o campeão da Sulamericana. E se fosse brasileiro, como ainda pode acontecer? 7 clubes brasileiros?

As consequências da mudança, porém, não param por aí. Na prática, os times que estão atrás do Cruzeiro agora estão três pontos mais longe da Libertadores, já que a diferença na faixa de classificação para o torneio passou de 39 (pontuação do Botafogo) para 42. Por exemplo, o Atlético-PR, em sexto com 37 pontos, viu sua distância para a vaga aumentar de dois para cinco pontos. E que pode ficar ainda maior já que o Flu joga nesta quinta-feira contra o Atlético-MG.

Há mais: a zona de classificação da Copa Sul-Americana sofre alteração. O Botafogo passa a ter uma vaga na próxima edição do torneio. Quem é prejudicado no momento, com isso, é o Vitória. Em 14º, o Leão baiano não mais teria posto na competição em 2011.

Como uma instituição que se diz responsável pelo futebol sulamericano pode ser tão desorganizada? Aliás, quando penso em CONMEBOL lembro-me daquela "bonita" cena da entrega do troféu quebrado ao campeão da Libertadores 2010. Aquela sim é a imagem que representa a instituição, uma vergonha.

Vamos ver se a CBF tem pulso para enfrentar a CONMEBOL! Vou aguardar mais capítulos sobre esta novela...

Abraços,

Nacif