Papo de Balcão #2 - Seleção, Neymar e Sulamericana

Sexta-feira (20/08) e mais um papo de balcão aqui no buteco! Sexta-feira passada (13) falamos sobre as superstições no mundo do futebol e perguntamos ao butequeiro quais suas "mandigas" e rituais como torcedor!

Hoje falaremos sobre 3 assuntos : A nova convocação de Mano Menezes, a recusa de Neymar ao Chelsea e por fim os clubes brasileiros que avançaram para as oitavas de final na Copa Sulamericana.

Nova Convocação de Mano Menezes para treinos:

Confira a lista completa:

Goleiros: Gomes (Tottenham) e Diego Alves (Almería).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros: Alex (Chelsea), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Thiago Silva (Milan).

Volantes e meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Douglas Costa (Shakhtar), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City).

A lista divulgada por Mano, tem grandes novidades, tais como Philippe Coutinho ex-Vasco, Fernandinho ex-Atlético-PR e Douglas Costa ex-Grêmio.

Lembrando que, os jogadores selecionados por Mano não jogarão, é uma convocação para treinos na Europa! A toda poderosa CBF de Ricardo Teixeira não conseguiu marcar nenhum amistoso, ou será que a grana oferecida não foi tão exuberante como de costume para os "coronéis" da CBF?

A justificativa da CBF foi de "não conseguir adversários do primeiro escalão do futebol mundial". Minha indagação é, jogar com Tanzânia e Zimbábue, que pagaram valores exuberantes no período pré-copa é válido, então por que não jogar com seleções de "baixo escalão" agora?

Como disse nosso amigo e colunista do PB, Roberto Júnior via messenger : "Meu amigo, a CBF é uma triste mistura de traficante de drogas com corruptora de menores. Digo isso, porque a chefona do futebol brasileiro vai tentar opilar o povo com o jogo alegre da meninada. E, enquanto isso, ninguém dará a mínima atenção para os mandos e desmandos que ocorrem por aqui"

As datas reservadas pela Fifa para amistosos e partidas das eliminatórias da Eurocopa vão de 2 (uma quinta) a 8 de setembro (uma quarta). No dia 7, por exemplo, a campeã mundial Espanha encara a Argentina em amistoso.

Segundo Mano, o grupo da Seleção é dividido em dois tipos de observação: jogadores que têm idade para jogar Olimpíadas e Copa América, e atletas que só poderiam atuar na Copa América. Mas todos com chances para 2014. Seis têm idade olímpica: Philippe Coutinho, Rafael (Manchester United), Alexandre Pato (Milan), Sandro (Tottenham), André (Dínamo de Kiev)) e Douglas Costa.

O dia do fico de Neymar:

Enfim a novela entre Chelsea, Santos e Neymar teve fim. Um final feliz pros Santistas, diga-se de passagem, Neymar fica no Brasil, Ganso também… Fred renova. Sóbis, Valdívia, Maicosuel, Keirrison, Felipe, Tinga e tantos outros estão de volta. Deco, Tardelli, Diego Souza, Roberto Carlos, Ricardo Oliveira…

O Chelsea considera a recusa de Neymar como uma loucura!
Talvez Neymar seja sim um louco, talvez não! Quem poderá afirmar que ele não valorizará ainda mais com as convocações e amistosos da seleção?

O fato importante a ser destacado é, o futebol brasileiro em si ganha muito com isso! A Diretoria do Santos mostrou o verdadeiro sentido da palavra administração. Que o nosso campeonato nacional cada vez mais valorizado e almejado!

Sulamericana:

http://img843.imageshack.us/img843/1379/tabela.gif

4 Clubes brasileiros seguem em frente na Copa Sulamericana! O Palmeiras que eliminou o Vitória ontem (20/08) ganhando o jogo por 3 a 0. O Atlético-MG que eliminou o Grêmio Prudente, o Goiás que eliminou o Grêmio e por último o Avaí que eliminou o Santos.

Nesta nova fase da Copa Sulamericana, cada clube brasileiro enfrentará um time do exterior, diferentemente do que ocorreu nesta primeira fase, onde os clubes brasileiros foram obrigados a se enfrentar!

Agora fica minhas indagações :

O Campeão da Copa Sulamericana (pode ser um clube brasileiro), o campeão da Copa do Brasil (Santos) e o campeão da Libertadores (Internacional) tem vaga garantida na Libertadores 2011.
Todo ano a CONMEBOL oferece 5 vagas aos clubes brasileiros num total de 32 clubes para a edição da Libertadores.

Se algum clube brasileiro vencer a Copa Sulamericana, quantas vagas restariam aos clubes brasileiros no campeonato nacional? Pela lógica, apenas 2 clubes. Voltando ao passado onde apenas o campeão e o vice eram contemplados com a vaga para Libertadores.

Muitos dizem que a CONMEBOL irá oferecer 6 vagas aos clubes brasileiros, caso o algum time brasileiro fature a Sulamericana! Mas, se a Libertadores tem 32 equipes, qual país iria perder uma vaga para ceder ao 6º clube brasileiro?

A CONMEBOL "vai rezar" para um time brasileiro não ganhar a Sulamericana?

Não sei, sinto cheiro de confusão no ar!

Um bom final de semana,

Douglas Nacif