Copa do Mundo 2010 - As oitavas se foram ...


A Copa do Mundo FIFA 2010 aproxima-se do fim! Das 32 seleções que iniciaram o torneio mundial, restaram 16 para as oitavas-de-final! Foram 8 jogos, de sábado dia 26/06 até terça-feira dia 29/06. Grandes seleções como Portugal e Inglaterra se despediram do torneio, em contrapartida grandes seleções confirmaram o favoritismo, tais como Brasil, Alemanha, Espanha, Argentina e Holanda.

Uma curiosidade, das 8 seleções que passaram ás quartas-de-final, 4 são seleções sulamericanas - 50% das vagas - mostrando que o futebol da América do Sul é de fato muito forte, dando ainda mais valor as Eliminatórias sulamericanas e a Copa Libertadores da América!

No sábado dia 26/06, o Uruguai venceu a Coréia do sul por 2 a 1. O Uruguai fez história. Após 40 anos, a Celeste voltou a figurar entre as oito melhores seleções do planeta. Os gols que colocaram os sul-americanos na próxima fase do torneio foram marcados pelo atacante Luis Suárez. A seleção Uruguaia agora enfrenta a seleção de Gana.

Por falar em Gana, em duelo contra a seleção Norte-america os africanos acabaram classificando-se! Sendo assim a primeira Copa do Mundo disputada na África tem um representante do continente na fase de quartas de final. Gana derrotou os Estados Unidos por 2 a 1. O triunfo foi suado, conseguido apenas na prorrogação.

Pela terceira vez na história uma seleção africana chega às quartas de final de uma Copa do Mundo. Gana tem agora a missão de ir além, já que Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, foram eliminados justamente quando estavam entre os oito melhores do Mundial. Para isso, os ganeses terão que derrotar o Uruguai, na próxima sexta-feira.

No domingo dia 27/06, duas partidas marcadas por erros de arbitragem! Erros que custaram a saída de duas grandes seleções mundiais, Inglaterra e México.

Quarenta e quatro anos se passaram desde que a Inglaterra se sagrou campeã mundial pela única vez. Naquela final de 1966, o English Team, jogando em casa, derrotou a Alemanha por 4 a 2. Na prorrogação, com o jogo empatado em dois gols, Hurst protagonizou um lance que entrou para a história como uma das grandes polêmicas das Copas e pôs os ingleses em vantagem.

A Inglaterra provou deste veneno e, em lance semelhante, teve o erro da arbitragem contra si. A Alemanha, que ficaria contra as cordas na partida, respirou e construiu uma goleada de 4 a 1 que a levou à fase de quartas de final da Copa do Mundo de 2010.

Se em 1966 o chute de Hurst bateu no travessão e quicou exatamente em cima da linha, desta vez a conclusão de Lampard tocou a barra e caiu dentro do gol alemão. Em vez de dar o gol, como há 44 anos, a arbitragem do século XXI mandou o jogo correr. Seria o gol de empate da Inglaterra, que àquela altura, no fim do primeiro tempo, perdia por 2 a 1. Na etapa final, o English Team foi com tudo em busca da igualdade e acabou levando mais dois gols de contra-ataque, ambos marcados por Müller.

O roteiro argentino no mata-mata da Copa de 2010 vai se desenhando como um plágio de 2006. A vítima foi o México, assim como tinha sido há quatro anos, com a diferença de que, desta vez, foi um gol ilegal de Tevez que abriu o caminho para a vitória por 3 a 1.

Cenas do próximo capítulo: no sábado, às 11h, na Cidade do Cabo, está marcado para as quartas de final um duelo de campeões, daqueles que fazem tremer qualquer estádio. Na outra metade do campo, bate ponto a tricampeã Alemanha, algoz dos hermanos no último Mundial. Saiam da frente.

Em plena segunda dia 28/06 mais 2 jogos, e mais 2 eliminados, Chile e Eslováquia! Brasil e Holanda se classificam, e enfrentam-se nesta sexta-feira!

Ter a Holanda pela frente não é exatamente uma boa notícia. Ter a Holanda pela frente com Robben em campo é um pouco pior. Mas complicado mesmo é ter a Holanda pela frente com Robben voando. O camisa 11 voltou a um lugar que sempre foi seu e comandou a Laranja na vitória de 2 a 1 sobre a Eslováquia. Com o resultado, a equipe, que também tem Sneijder, Kuyt e Van Persie, está nas quartas de final da Copa do Mundo. E será o adversário do Brasil na disputa por uma vaga na semifinal.

O Brasil venceu seu freguês, o Chile, desta vez por 3 a 0. Freguesia é coisa para ser respeitada, e o Brasil manteve sua tradição diante do Chile. Mesmo desfalcado de Felipe Melo e Elano, machucados, a seleção venceu pela sexta vez seguida o rival, o maior freguês desde que Dunga assumiu o cargo, em 2006.

A receita verde-amarela para ganhar foi bem conhecida: bola parada na cabeçada de Juan, contra-ataque mortal para Luis Fabiano marcar e, para completar, gol de Robinho após roubada de bola de Ramires. Foi a oitava vez que o atacante do Santos balançou as redes chilenas, igualando-se a ninguém menos que Pelé como maior carrasco do adversário.

Nesta terça dia 29/06, mais dois eliminados, Japão e Portugal!

O sonho era comum tanto para o Japão como para o Paraguai: classificar o país pela primeira vez para a fase de quartas de final de uma Copa do Mundo. Com o mesmo objetivo, Paraguai e Japão se igualaram no tempo normal e na prorrogação do duelo desta terça-feira, no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. E após mais de 120 minutos em que o 0 a 0 resistiu em um jogo sem grandes emoções, os paraguaios foram mais eficientes na disputa de pênaltis. A equipe converteu suas cinco penalidades e contou com o erro de Komano, que mandou a bola no travessão, para vencer a batalha por 5 a 3 e entrar para a história da nação.

No duelo ibérico mais importante da história, a criatividade prevaleceu sobre a eficiência defensiva nas oitavas de final. A Espanha dominou Portugal durante todo o jogo na Cidade do Cabo e, se venceu por apenas 1 a 0 nesta terça-feira, foi porque o goleiro Eduardo evitou um resultado mais amplo. David Villa marcou o gol da classificação, seu quarto na Copa do Mundo, e se juntou ao argentino Higuaín e ao eslovaco Vittek como artilheiros da Copa do Mundo.

Após um início ruim na competição, com derrota para a Suíça, a Espanha teve um desempenho mais compatível com seu status de campeã europeia. Portugal, que sempre contou com grande torcida na Cidade do Cabo, despede-se da África do Sul após sofrer um único gol em quatro partidas. Xavi foi eleito o craque do jogo, em votação popular no site da Fifa. Do outro lado, Cristiano Ronaldo foi prejudicado pela falta de ousadia do time e teve atuação decepcionante.

 Então as quartas de final ficaram assim :

Jogos das quartas-de-final da Copa