Copa do Mundo 2010 - As oitavas se foram ...
Papeado por
Douglas Nacif
no dia 30 de junho de 2010
A Copa do Mundo FIFA 2010 aproxima-se do fim! Das 32 seleções que iniciaram o torneio mundial, restaram 16 para as oitavas-de-final! Foram 8 jogos, de sábado dia 26/06 até terça-feira dia 29/06. Grandes seleções como Portugal e Inglaterra se despediram do torneio, em contrapartida grandes seleções confirmaram o favoritismo, tais como Brasil, Alemanha, Espanha, Argentina e Holanda.
Uma curiosidade, das 8 seleções que passaram ás quartas-de-final, 4 são seleções sulamericanas - 50% das vagas - mostrando que o futebol da América do Sul é de fato muito forte, dando ainda mais valor as Eliminatórias sulamericanas e a Copa Libertadores da América!
No sábado dia 26/06, o Uruguai venceu a Coréia do sul por 2 a 1. O Uruguai fez história. Após 40 anos, a Celeste voltou a figurar entre as oito melhores seleções do planeta. Os gols que colocaram os sul-americanos na próxima fase do torneio foram marcados pelo atacante Luis Suárez. A seleção Uruguaia agora enfrenta a seleção de Gana.
Por falar em Gana, em duelo contra a seleção Norte-america os africanos acabaram classificando-se! Sendo assim a primeira Copa do Mundo disputada na África tem um representante do continente na fase de quartas de final. Gana derrotou os Estados Unidos por 2 a 1. O triunfo foi suado, conseguido apenas na prorrogação.
Pela terceira vez na história uma seleção africana chega às quartas de final de uma Copa do Mundo. Gana tem agora a missão de ir além, já que Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, foram eliminados justamente quando estavam entre os oito melhores do Mundial. Para isso, os ganeses terão que derrotar o Uruguai, na próxima sexta-feira.
No domingo dia 27/06, duas partidas marcadas por erros de arbitragem! Erros que custaram a saída de duas grandes seleções mundiais, Inglaterra e México.
Quarenta e quatro anos se passaram desde que a Inglaterra se sagrou campeã mundial pela única vez. Naquela final de 1966, o English Team, jogando em casa, derrotou a Alemanha por 4 a 2. Na prorrogação, com o jogo empatado em dois gols, Hurst protagonizou um lance que entrou para a história como uma das grandes polêmicas das Copas e pôs os ingleses em vantagem.
A Inglaterra provou deste veneno e, em lance semelhante, teve o erro da arbitragem contra si. A Alemanha, que ficaria contra as cordas na partida, respirou e construiu uma goleada de 4 a 1 que a levou à fase de quartas de final da Copa do Mundo de 2010.
Se em 1966 o chute de Hurst bateu no travessão e quicou exatamente em cima da linha, desta vez a conclusão de Lampard tocou a barra e caiu dentro do gol alemão. Em vez de dar o gol, como há 44 anos, a arbitragem do século XXI mandou o jogo correr. Seria o gol de empate da Inglaterra, que àquela altura, no fim do primeiro tempo, perdia por 2 a 1. Na etapa final, o English Team foi com tudo em busca da igualdade e acabou levando mais dois gols de contra-ataque, ambos marcados por Müller.
O roteiro argentino no mata-mata da Copa de 2010 vai se desenhando como um plágio de 2006. A vítima foi o México, assim como tinha sido há quatro anos, com a diferença de que, desta vez, foi um gol ilegal de Tevez que abriu o caminho para a vitória por 3 a 1.
Cenas do próximo capítulo: no sábado, às 11h, na Cidade do Cabo, está marcado para as quartas de final um duelo de campeões, daqueles que fazem tremer qualquer estádio. Na outra metade do campo, bate ponto a tricampeã Alemanha, algoz dos hermanos no último Mundial. Saiam da frente.
Em plena segunda dia 28/06 mais 2 jogos, e mais 2 eliminados, Chile e Eslováquia! Brasil e Holanda se classificam, e enfrentam-se nesta sexta-feira!
Ter a Holanda pela frente não é exatamente uma boa notícia. Ter a Holanda pela frente com Robben em campo é um pouco pior. Mas complicado mesmo é ter a Holanda pela frente com Robben voando. O camisa 11 voltou a um lugar que sempre foi seu e comandou a Laranja na vitória de 2 a 1 sobre a Eslováquia. Com o resultado, a equipe, que também tem Sneijder, Kuyt e Van Persie, está nas quartas de final da Copa do Mundo. E será o adversário do Brasil na disputa por uma vaga na semifinal.
O Brasil venceu seu freguês, o Chile, desta vez por 3 a 0. Freguesia é coisa para ser respeitada, e o Brasil manteve sua tradição diante do Chile. Mesmo desfalcado de Felipe Melo e Elano, machucados, a seleção venceu pela sexta vez seguida o rival, o maior freguês desde que Dunga assumiu o cargo, em 2006.
A receita verde-amarela para ganhar foi bem conhecida: bola parada na cabeçada de Juan, contra-ataque mortal para Luis Fabiano marcar e, para completar, gol de Robinho após roubada de bola de Ramires. Foi a oitava vez que o atacante do Santos balançou as redes chilenas, igualando-se a ninguém menos que Pelé como maior carrasco do adversário.
Nesta terça dia 29/06, mais dois eliminados, Japão e Portugal!
O sonho era comum tanto para o Japão como para o Paraguai: classificar o país pela primeira vez para a fase de quartas de final de uma Copa do Mundo. Com o mesmo objetivo, Paraguai e Japão se igualaram no tempo normal e na prorrogação do duelo desta terça-feira, no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. E após mais de 120 minutos em que o 0 a 0 resistiu em um jogo sem grandes emoções, os paraguaios foram mais eficientes na disputa de pênaltis. A equipe converteu suas cinco penalidades e contou com o erro de Komano, que mandou a bola no travessão, para vencer a batalha por 5 a 3 e entrar para a história da nação.
No duelo ibérico mais importante da história, a criatividade prevaleceu sobre a eficiência defensiva nas oitavas de final. A Espanha dominou Portugal durante todo o jogo na Cidade do Cabo e, se venceu por apenas 1 a 0 nesta terça-feira, foi porque o goleiro Eduardo evitou um resultado mais amplo. David Villa marcou o gol da classificação, seu quarto na Copa do Mundo, e se juntou ao argentino Higuaín e ao eslovaco Vittek como artilheiros da Copa do Mundo.
Após um início ruim na competição, com derrota para a Suíça, a Espanha teve um desempenho mais compatível com seu status de campeã europeia. Portugal, que sempre contou com grande torcida na Cidade do Cabo, despede-se da África do Sul após sofrer um único gol em quatro partidas. Xavi foi eleito o craque do jogo, em votação popular no site da Fifa. Do outro lado, Cristiano Ronaldo foi prejudicado pela falta de ousadia do time e teve atuação decepcionante.
Então as quartas de final ficaram assim :
Categorias
2010,
Alemanha,
Argentina,
Chile,
Copa do Mundo 2010,
Coréia do Sul,
Douglas Nacif,
Eslováquia,
Espanha,
EUA,
Futebol Espanhol,
Futebol Inglês,
Gana,
Holanda,
Inglaterra,
Japão,
México,
Paraguai,
Portugal,
Uruguai
Postagens relacionadas
Copa do Mundo 2010 - As oitavas se foram ...
2010-06-30T02:32:00-03:00
Douglas Nacif
2010|Alemanha|Argentina|Chile|Copa do Mundo 2010|Coréia do Sul|Douglas Nacif|Eslováquia|Espanha|EUA|Futebol Espanhol|Futebol Inglês|Gana|Holanda|Inglaterra|Japão|México|Paraguai|Portugal|Uruguai|