Brasil sofre apagão, mas conquista 29º título sul-americano de vôlei


O Brasil mostrou mais uma vez o amplo domínio que exerce no vôlei masculino da América do Sul. A despeito de ter levado um susto no quarto set, o time comandado por Bernardinho venceu a Argentina por 3 a 2 neste sábado, em Cabo Frio, e conquistou de forma invicta o 29º título no Sul-Americano da modalidade.

"Foi um pouco difícil. Estou exausto", disse o meio-de-rede Sidão em entrevista ao canal "Sportv". "O time da Argentina tem crescido muito, e o jogo de hoje foi muito complicado", completou o jogador.

Foi a quinta consecutiva do Sul-Americano em que Brasil e Argentina fizeram o jogo decisivo da competição. Os hermanos igualaram neste sábado a maior série de vice-campeonatos seguidos que eles já haviam obtido no torneio.

"Faz tempo que nós não temos um jogo fácil contra eles. Os jogos têm sido parelhos, e neste ano eles tiveram o pior início de temporada da história recente", relatou o meio-de-rede Lucão.

Neste sábado, a Argentina começou dando impressão de que faria um duelo ainda mais complicado. O time de Javier Weber, mais consistente, venceu o primeiro set por 25 a 19.

Com um saque muito forçado, a Argentina ainda equilibrou a parcial seguinte. No entanto, o Brasil foi mais eficiente do que havia sido no início do jogo e venceu por 25 a 20.

O triunfo no segundo set deu mais tranquilidade ao Brasil, que venceu a terceira parcial por 25 a 19. A Argentina, por sua vez, mostrou-se instável e começou a errar muito.

No quarto set, esse panorama parecia se repetir até o fim. Depois de um ataque de Leandro Visotto, o técnico Weber reclamou e levou um cartão vermelho. Isso deixou o Brasil com vantagem de 24 a 20, mas a confusão também causou um apagão no time da casa. Os argentinos fizeram seis pontos seguidos e fecharam 26 a 24.

Refeito após o baque, o Brasil voltou a acertar ataques no último set. O time de Bernardinho foi mais eficiente do que na parcial anterior e chegou a abrir larga vantagem. Depois, apesar de ter permitido nova reação dos argentinos, venceu por 15 a 10.

"Nós já sabíamos que não podíamos vacilar contra uma seleção como a da Argentina, que tem jogadores experientes. Nós devíamos ter matado o mais rápido possível no quarto set, mas o importante é que vencemos", analisou o ponteiro Dante.

O Sul-Americano disputado em 2013 foi o 30º da história. O Brasil só não foi campeão da edição de 1964, quando se absteve da disputa. Naquele ano, a Argentina ficou com a taça.

Além do título, o Sul-Americano oferecia duas vagas para o Mundial de 2014, que será disputado na Polônia. Argentina e Brasil, que é o atual tricampeão do torneio, serão os representantes da América do Sul.