Botafogo reage à pressão do Atlético-MG e carimba vaga às quartas

O Botafogo está nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de vitória por 4 a 2 no Maracanã, a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira visitou o Atlético-MG na noite desta quarta-feira no Independência e conseguiu um emocionante empate por 2 a 2 que confirma a vaga. Agora o campeão da Copa Libertadores se foca somente no Campeonato Brasileiro e na preparação para o Mundial de Clubes.

Como necessitava de uma vitória por dois gols de diferença, o técnico Cuca armou um Atlético-MG bastante ofensivo e que contou com bastante apoio da torcida no Independência. A equipe da casa conseguiu marcar duas vezes, mas viu o Botafogo conseguir lidar com essa pressão e armar o confortável empate.

O adversário do time carioca na próxima fase saiu do confronto entre Cruzeiro e Flamengo. Na primeira partida, disputada no Mineirão, os anfitriões venceram por 2 a 1, jogo que ficou por marcado por gol antológico de Everton Ribeiro. Nesta quarta, no Maracanã, gol de Elias garantiu placar por 1 a 0 e vaga rubro-negra para criar o clássico carioca na próxima fase.

O primeiro tempo em Belo Horizonte foi amplamente favorável ao Atlético-MG, já que precisava de uma vitória por dois gols de diferença. Os primeiros minutos de jogo foram de muita pressão atleticana, mas o Botafogo conseguiu segurar a "blitz". Aos 29min, Fernandinho arrancou em direção à área e foi derrubado. Ronaldinho foi para a cobrança e tentou bater por baixo da barreira, mas a bola ficou na defesa carioca.

A supremacia da equipe da casa se traduziu em gol somente aos 38min. Fernandinho fez ótima jogada pela esquerda, cruzou na área e viu Marcos Rocha completar do outro lado, finalmente inaugurando o placar.

Depois do intervalo, o Botafogo voltou com o outro espírito e deixou a vaga mais próxima. Aos 6min, Júlio César passou driblando pela ponta esquerda e cruzou. Alex errou a finalização, mas a bola sobrou para Rafael Marques empurrar para o fundo das redes. O Atlético-MG, entretanto, não baixou a cabeça, e seis minutos depois voltou a ficar em vantagem com gol de Fernandinho depois de ótima jogada de Diego Tardelli.

A partida ganhava tons épicos no Independência e animava a torcida atleticana. O Botafogo, porém, deu um banho de água fria. Aos 17min, Dória aproveitou sequência de lance confuso e empatou novamente a partida. O Atlético-MG não se aquietou e prosseguiu buscando mais gols, mas não foi capaz de superar os cariocas e, mesmo eliminado, ouviu apoio da torcida.