Victor decide, Atlético-MG bate Newell's nos pênaltis e faz final inédita


Um gol de Bernard no começo do jogo e outro do substituto Guilherme já nos minutos finais mantiveram o Atlético-MG vivo na Copa Libertadores da América, em duelo contra o Newell’s Old Boys. Na decisão por pênaltis, o goleiro Victor fez novamente história. Depois de vencer por 2 a 0 no tempo normal, os comandados de Cuca triunfaram por 3 a 2 e confirmaram vaga na final da competição continental com mais uma defesa salvadora do goleiro.

O resultado foi sofrido porque o Atlético-MG precisou tirar grande desvantagem, depois de levar 2 a 0 no duelo de ida, em Rosário. A partida teve longas pausas para atendimento médico e queda de parte da energia, e o anfitrião só marcou no começo e no final. Na decisão, Victor pegou o último pênalti, de Maxi Rodríguez, e garantiu a festa no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Nas quartas de final, ele já havia brilhado ao defender penalidade contra o Tijuana, no mesmo estádio, no final do confronto, evitando um gol que significaria a desclassificação. Pelo Atlético-MG, Jô e Richarlyson erraram, mas pelo Newell's Milton Casco e Rinaldo Cruzado também foram mal. Na quinta e última cobrança, Victor pulou no canto esquerdo e fez a defesa em chute de Maxi Rodríguez.

O Atlético-MG chega assim à primeira decisão de Libertadores na história. Antes, havia alcançado no máximo a fase semifinal em 1978, que foi disputada por três times, e os brasileiros ficaram atrás de River Plate e Boca Juniors. Agora, terá pela frente o Olímpia, que confirmou vaga mesmo ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Independiente Santa Fé - isso porque o time paraguaio havia vencido o colombiano por 2 a 0 no confronto de ida.

A pressão prometida pelo Atlético-MG deu resultado logo aos 3min de jogo, quando a torcida ainda estava enlouquecida pelo início da partida. Em um dos primeiros ataques, Ronaldinho recebeu na intermediária e mandou a bola entre a zaga para a infiltração de Bernard, que tocou por baixo do goleiro Guzmán e abriu o marcador. Em vantagem, o time manteve o ânimo, marcou forte e continuou em cima.

O Newell’s Old Boys, no entanto, soube se conter, deixando pouco espaço para o adversário, embora tenha ameaçado também o goleiro Victor. Em outra boa chance, já aos 39min, Bernard lançou Diego Tardelli, que invadiu a área pela direita e tocou por cima de Guzmán; Mateo evitou o gol ao fazer o corte de cabeça, enquanto o brasileiro, na sequência do lance, acertou o pé no rosto do goleiro, cortando-o. A partida ficou paralisada por oito minutos para o atendimento.

O primeiro tempo terminou com Jô interceptando bola na entrada da área e se chocando com López. A torcida pediu pênalti, o árbitro não atendeu e gerou reclamações gerais. O segundo tempo começou com a tentativa brasileira de pressionar, mas o Newell’s voltou a campo bem melhor, fazendo a marcação equilibrar as ações. Foi ajudado, também, pelo nervosismo e falta de criatividade do Atlético-MG.

Aos 31min, Cuca tirou Pierre e colocou Luan para deixar o time mais ofensivo. No minuto seguinte, parte da iluminação do Estádio Independência apagou, causando a paralisação da partida. Foram onze minutos sem bola rolando, com os atletas se reunindo com os técnicos ou mantendo o aquecimento em campo. Na volta, mais duas alterações: Alescsandro e Guilherme nas vagas de Diego Tardelli e Bernard, respectivamente.

Aos 37min, o time quase fez o segundo em jogada de Luan, que foi lançado pela esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Guilherme bateu de primeira, mandando a bola rente à trave. Dois minutos depois, Guilherme enfim empatou: ficou com a sobra na entrada da área após corte mal feito pela zaga argentina e chutou com força, acertando o canto esquerdo do goleiro Guzmán. A partida foi, então, para os pênaltis.

Na decisão, Victor se mostrou mais uma vez importante: pegou o último e classificou o Atlético-MG, na cobrança de Maxi Rodríguez. Antes disso, Alecsandro e Guilherme marcaram pelo Atlético-MG, com Scocco e Vergini fazendo o mesmo pelo Newell's. Na terceira e quarta séries, erros de ambos os times: os brasileiros, com Jô (à direita do gol) e Richarlyson (por cima); o rival, com Casco (no travessão) e Cruzado (por cima).



Ronaldinho colocou o Atlético-MG em vantagem na quinta cobrança. Maxi Rodríguez, jogador mais importante do Newell's, tentou acertar o canto esquerdo, mas Victor foi bem e conseguiu fazer a defesa.