Seleção brasileira espanta o "fantasma francês" e vence amistoso por 3 x 0


Oscar, Hernanes e Lucas marcaram o fim de um jejum de 21 anos sem vitórias sobre a equipe europeia

Com gols de Oscar, aos oito minutos do segundo tempo, Hernanes, aos 39, e Lucas, aos 47, o Brasil decretou o fim de dois jejuns simbólicos. A Seleção não batia a França havia 21 anos e o histórico recente da equipe nacional contra times do primeiro escalão mundial indicava resultados pouco expressivos.

A vitória por 3 x 0 põe abaixo esses "tabus" e anima o treinador Luiz Felipe Scolari para a reta final de preparação para a Copa das Confederações. A estreia da Seleção será no próximo sábado, 15 de junho, a partir das 16h, diante do Japão. O duelo terá como palco o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Na sequência, o Brasil encara o México, no Castelão, em Fortaleza, e a Itália, na Fonte Nova, em Salvador. O Grupo B da competição reúne Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti.

"A gente já tinha jogado bem contra a Inglaterra e não vencemos. Fizemos um bom primeiro tempo contra a França e não saiu gol. Conversamos muito no vestiário para manter o ritmo. Saiu o gol e veio a vitória, o que é importante para ir bem na Copa das Confederações", afirmou Oscar.
O primeiro tempo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, foi sem muitas chances claras de gol. Nos primeiros 20 minutos diante de mais de 50 mil torcedores, os franceses mostraram maior efetividade na criação de jogadas. A partir daí a Seleção ampliou o volume de jogo, mas não conseguiu incomodar Lloris. As melhores oportunidades foram em jogadas pelas alas.

A segunda etapa começou bem mais aberta. Logo no primeiro minuto, boa trama do ataque brasileiro acabou nos pés de Hulk. O atacante chutou forte, de perna esquerda, e a bola bateu na rede, pelo lado de fora, no canto esquerdo do goleiro Lloris. Em seguida, aos dois minutos, a resposta francesa, com Cabaye chutando de longe, de perna direita, e também acertando o lado de fora da rede, no canto esquerdo do goleiro Júlio César.

Contestação

Aos poucos, o Brasil impôs uma consistência maior e dominou o jogo. O primeiro gol, no entanto, saiu de forma contestada pelos franceses. Eles reclamaram que o lance teve início com uma falta no meio de campo cometida pelo volante Luiz Gustavo no desarme sobre um jogador francês. Fred aproveitou a sobra, avançou pela esquerda do ataque e cruzou, de perna esquerda, para o meio da área. Oscar, cria do Internacional (RS) e hoje atleta do Chelsea, dominou de perna direita e chutou novamente de direita na saída do goleiro Lloris, aos oito minutos.

Aos 14 minutos, o zagueiro David Luiz jogou contra o patrimônio de cabeça e obrigou Júlio César a uma defesa difícil, a mais complicada do arqueiro brasileiro na partida.

Aos 39, o segundo gol. Paulinho roubou a bola na intermediária brasileira e puxou o contra-ataque. Numa subida de quatro brasileiros contra dois franceses, o volante do Corinthians lançou Lucas, pela direita. O atleta do Paris Saint Germain cruzou da direita para esquerda e Neymar, já dentro da área, ajeitou de primeira para trás. Hernanes apareceu de frente e chutou no canto esquerdo de Lloris. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Nos acréscimos, o terceiro. O lateral Marcelo avançou pela esquerda, traçou uma diagonal para o meio, passou por defensores franceses e foi derrubato na área. Lucas converteu o pênalti com categoria e selou o resultado final. Além de Lucas e Hernanes, que vieram do banco e marcaram gols, também entraram no time Fernando, Jô, Dante e Bernard.

Bastidores da Seleção: Confira imagens exclusivas da vitória contra a França