Festa e falta de 'condição adequada' tiram Ramires e R10 da lista de Felipão


O volante Ramires, do Chelsea, e o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, não ficaram fora da lista da Copa das Confederações apenas por questões técnicas. O pouco comprometimento da dupla com o perfil exigido por Luiz Felipe Scolari foi o principal motivo para os jogadores não serem convocados. E a ausência deles na relação dos 23 escolhidos vai muito além dos atrasos na apresentação a dois amistosos da Seleção nas cidades onde moram: no caso do jogador dos Blues, um jantar de comemoração na data marcada para chegar ao hotel em Londres, em março; no caso do craque do Galo, a chegada 25 minutos após o horário estipulado pela comissão técnica - e sem estar em "condições adequadas" - , em abril, antes do jogo com o Chile, em Belo Horizonte.

Por conta de tais atitudes, os dois foram descartados por Felipão para a competição, que acontecerá entre 15 e 30 junho no país. A situação de Ronaldinho Gaúcho é a mais grave. Destaque do Galo na temporada (classificado para as quartas de final da Libertadores e perto do título mineiro após o 3 a 0 sobre o Cruzeiro na primeira final), o craque não rendeu o esperado pela Seleção nas três partidas que disputou com a nova comissão técnica (derrota de 2 a 1 para a Inglaterra, goleada de 4 a 0 sobre a Bolívia e empate de 2 a 2 com o Chile). A situação começou a complicar para o camisa 10 já na forma como se apresentou para o amistoso em BH: passou direto pela imprensa, que o aguardava no saguão, e entrou no hotel pela garagem. Tal atitude incomodou a comissão técnica, que, mesmo assim tentou minimizar a situação na época:

- Ninguém considerou atraso. Não demos importância para isso. Não entendemos por que deram tanto espaço para isso. Às 19h30 ele estava jantando com a equipe - disse o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira.

Apesar do discurso oficial, a situação era outra nos bastidores. Depois da entrada escondida pela garagem, Ronaldinho encontrou-se com Felipão na concentração. E, o pior, não estaria em "condições adequadas". O jogador, que ganhou a braçadeira de capitão contra Bolívia e Chile, sequer olhava para o treinador no rápido bate-papo antes do jantar.

Em campo, a expectativa era que o camisa 10 arrebentasse. Principalmente por jogar "em casa", com a torcida a favor, no Mineirão. Porém, a comissão técnica avaliou que o meia-atacante não chamou a responsabilidade no empate de 2 a 2 e foi "omisso", o que acabou sendo determinante para a decisão final da convocação.

Ramires: jantar de aniversário no dia da apresentação


O atraso de Ramires na época de Brasil x Rússia se deu por conta da comemoração do aniversário de 26 anos: um jantar no dia 23 de março, em Londres, mesma data marcada da sua apresentação à Seleção. Por causa de uma lesão muscular, o volante do Chelsea ficou fora do empate de 2 a 2 com a Itália, dia 21, em Genebra. Mas o atleta deixou combinada uma avaliação com o médico da Seleção, José Luis Runco, na noite do dia 23, já na capital londrina. Sem dar satisfação, o jogador sequer apareceu.

Para piorar a situação, a esposa do jogador, Islana Rosa, publicou no dia 24 (data do aniversário), em redes sociais, algumas fotos da comemoração. Nesta mesma data, Ramires apareceu na concentração da Seleção acompanhado da médica do Chelsea, Eva Carneiro. Após a confirmação do corte para o amistoso, o volante comentou com algumas pessoas no elevador do hotel que já esperava estar fora das próximas listas de Felipão:

- Fiz besteira. Sou o culpado por tudo isso. Estou fora da Copa das Confederações - teria dito o volante.

Já com Ramires fora do torneio da Fifa, a esposa do jogador voltou a atrapalhar o marido. Na última terça, dia da divulgação dos 23 convocados, a esposa de Ramires usou a internet para desabafar sobre a ausência do volante na lista e atacou a CBF:

- Nada nem ninguém vai tirar esse sorriso, essa garra que só você tem! Que dá tanto o sangue, que hoje infelizmente é só mais um injustiçado em uma Seleção medíocre que vive de panela e máfia! Parabéns, CBF! Parabéns, Brasil. Por isso que não é e nunca mais será o melhor do mundo! - escreveu Islana, que nesta quarta publicou um pedido de desculpas, dizendo que era uma opinião pessoal e não do seu marido.

O agravante é que tanto Ronaldinho Gaúcho como Ramires tiveram os problemas de atraso nas cidades onde moram. Enquanto R10 se complicou em Belo Horizonte, o volante não conseguiu cumprir o combinado em Londres. Na terça, o jogador dos Blues se manifestou em comunicado via assessoria de imprensa e disse acreditar que o incidente em Londres seria o motivo pela decisão de Felipão.

- A médica do Chelsea explicou a todos que o atraso aconteceu por causa de uma falha de comunicação e esclareceu qual era minha lesão. Falei com o Felipão e ficou tudo resolvido. Já fiquei com o grupo da Seleção mesmo estando machucado em outras oportunidades. Além disso, nunca tive caso de indisciplina na carreira - disse o ex-cruzeirense.

A comparação com outros dois jogadores da Seleção também prejudicou as situações de Ramires e Ronaldinho. Assim como o volante, o meia-atacante Lucas, do Paris Saint-Germain, foi cortado dos amistosos com Itália e Rússia por lesão. Mesmo assim, viajou para Londres e pediu para ficar concentrado com a Seleção durante o período.

Já o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, foi citado como exemplo no caso de Ronaldinho. O ex-jogador do Fluminense foi chamado por Felipão mesmo com a desconfiança por causa de problemas de disciplina com Dunga e Mano Menezes. O pentacampeão "testou" o atleta e o deixou no banco contra a Itália para ver seu comportamento. Mas acabou gostando do que viu, já que Marcelo teve bom relacionamento fora de campo e entrou com disposição quando teve chance para ganhar a vaga de titular.

Sem os dois, a Seleção se apresenta no próximo dia 27, no Rio de Janeiro, para iniciar a preparação para a Copa das Confederações. A estreia do time de Felipão será no dia 15 de junho, contra o Japão, no Mané Garrincha (Brasília). Depois, pega México (19, no Castelão, Fortaleza) e Itália (22, Fonte Nova, Salvador), pelo Grupo A.