A Espanha levou a Euro, mas foi a Itália quem mais surpreendeu

A Espanha levou a Euro, mas foi a Itália quem mais surpreendeu
A Euro 2012 acabou com piaba da Espanha, que aplicou contra a Itália o maior placar de uma final de Eurocopa. Muito se festeja a campeã, cujo futebol muito me agrada. Junta passe, marcação pressão, posse de bola. Mas o grande destaque desta Euro foi o ressurgimento da Itália, totalmente desacreditada antes do início da competição.

Poderíamos pensar em Balotelli, o garoto problema que ninguém confiava. Quem diria que faria um bom torneio?

Poderíamos pensar em Cassano, outro garoto enxaqueca, que sofreu delicadíssima cirurgia no coração, ainda em 2011, e que a maioria pensou não voltaria a jogar (inclusive ele).

Pesava sobre a equipe italiana uma intensa investigação sobre combinação de resultados. Jogadores foram retirados da concentração direto para prestar depoimento.

Criscito, lateral que provavelmente seria titular, foi um dos cortados. O motivo não foi lesão. O motivo foi policial. Ele foi ‘convidado’ a depor para as investigações, para apuração dos fatos da época em que defendia o Genoa. A Federação achou melhor afastá-lo da competição.

Cogitava-se inclusive a desistência da participação, mas esses italianos não desistem.

Entraram como azarões, e logo na estreia empataram com a temida Espanha (1x1).

Classificaram-se bem e, nas quartas, eliminaram a Inglaterra nos pênaltis.

Na semi, eliminaram a favorita Alemanha, com partidaço do maloqueiro Balotelli (2x1).

A Itália, totalmente desacreditada, chegou à final e garantiu sua vaga na Copa das Confederações 2013, aqui no Brasil. Aliás, não foi a primeira vez que a Itália surpreende quando ninguém acredita.

Em 2006, o time da Bota vinha devassado com fortíssimo escândalo de combinação de resultados (sempre ele). Para refrescar a memória dos esquecidos, foi o escândalo que culminou na cassação dos títulos da Juventus, rebaixamento, perda de pontos, etc.

Nem preciso falar que a Itália foi à Alemanha, e repleta de descrédito, levou a Copa para casa.

Esse pessoal é meio esquisito, quando mais bate, mais se fortalecem.

A Espanha levou a Euro, de forma merecida.

Mas foi a Itália quem mais surpreendeu, como estamos nos acostumando.