França pressiona, mas Inglaterra segura empate e ameniza crise


O esperado clássico entre França e Inglaterra pela abertura do Grupo D da Eurocopa 2012 terminou em empate. Nesta segunda-feira, em Gdansk, os tradicionais rivais ficaram no 1 a 1 na Donbass Arena, resultado que anima mais o lado britânico. O time francês foi superior durante boa parte do jogo, pressionando o adversário e dando pouco espaço para contra-ataque, mas não conseguiu a virada.

O placar foi aberto por Joleon Lescott ao cabecear falta cobrada por Gerrard. Já o gol francês também saiu por meio de um jogador do Manchester City, campeão inglês na última temporada: Sami Nasri fez um belo tento de fora da área ainda no primeiro tempo.

Em crise e com o elenco desmontado por lesões, a Inglaterra foi a campo com um esquema cauteloso e baseado no contra-ataque. Já a França apostou no toque de bola, mas enfrentou dificuldades em superar o goleiro Joe Hart. As equipes voltam a campo na próxima sexta para a segunda rodada da fase de grupos.

A França começou a partida desta segunda com o controle. A equipe azul trocava passes com velocidade e não tinha medo de arriscar chutes de longe, criando perigo ao gol de Joe Hart. A melhor chance, porém, foi para os ingleses: aos 12min, Milner recebeu grande passe de Welbeck, driblou Lloris, mas, com pouco ângulo, chutou para fora.

A equipe da França seguiu superior, mas quem abriu o placar foi a Inglaterra. Aos 29min, Gerrard alçou a bola na área em cobrança de falta e Lescott aproveitou desatenção de Diarra para desviar de cabeça. A resposta francesa também veio pelo alto: cinco minutos depois, Diarra subiu entre a defesa inglesa, mas Hart fez grande defesa.

Apesar do gol britânico, o panorama da partida se manteve, com a França controlando e trocando passes na entrada da área. E o chute de longe, arma usada desde o começo do jogo, igualou o marcador. Aos 39min, Nasri recebeu na entrada da área, cortou a marcação e finalizou no canto direito de Hart.

A Inglaterra voltou mais disposta do intervalo e passou a pressionar a saída de bola adversária. O jogo, porém, era equilibrado, com a França buscando o ataque por meio de erros ingleses. As melhores oportunidades criadas pela equipe britânica saíam a partir da bola parada de Gerrard.

Com o passar do tempo, a França voltou a ser superior, dando poucos espaços para o adversário até mesmo buscar o contra-ataque. Ribery ficou perto da virada aos 29min, em chute fechado que Hart se esforçou para defender. Buscando recuperar a opção do contragolpe, Hodgson sacou Chamberlain e Parker para as entradas de Henderson e Defoe, respectivamente. As alterações, porém, pouco mudaram o panorama da partida.