Os clubes cariocas após a quarta rodada.

Estamos na quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Alguns clubes estão se destacando, e outros clubes continuam com os mesmos problemas do início da temporada. Na verdade é muito cedo para fazer uma análise mais profunda das grandes equipes do futebol brasileiro.

É impossível afirmar quem vai conquistar o titulo, quem vai cair para série B, ou quem vai ficar entre os quatro melhores clubes da competição, garantindo a vaga para a próxima Copa Libertadores.

Vamos analisar alguns clubes.

1º) VASCO

O Vasco tem 100 % de aproveitamento. O time realizou quatro partidas e conseguiu quatro vitórias. Conquistando a primeira colocação da competição com doze pontos.

O time venceu o Grêmio em São Januário por 2 a 1, a Portuguesa no Canindé por 1 a 0, o Náutico em São Januário por 4 a 2  e o Bahia em Pituaçu por 2 a 1.

O Vasco fez nove gols e sofreu quatro gols.

A defesa estava sofrendo com a lesão do zagueiro Dedé. A falta do jogador estava deixando a defesa vulnerável. Outro problema da defesa vascaína é a lateral esquerda, o jogador Thiago Feltri ainda não mostrou confiança.

No meio campo o time está bem servido. Com jogadores de muita marcação e de muita criação, destaque para os veteranos Juninho Pernambucano e Felipe.

No ataque o time ganha muito com a velocidade de Éder Luis e os gols de Alecsandro. O atacante é questionado pela torcida em determinados momentos, mas está fazendo sempre o seu gol e muitas vezes definindo as partidas.

No banco de reservas o time tem jogadores que podem mudar a história de uma partida. Jogadores como Carlos Alberto, Willian Barbio e Carlos Tenório que em breve estará vestindo a camisa do Vasco novamente.

O treinador Cristóvão Borges é muito questionado por alguns torcedores. Esses torcedores acham que o treinador não está no nível do Vasco. Mas a maioria da torcida vascaína aprova o trabalho do treinador. Cristóvão Borges tem um aproveitamento de 64 % dos pontos disputados.

6º) BOTAFOGO

O Botafogo está na 6ª colocação com seis pontos e um aproveitamento de 50%. O time venceu o São Paulo no Engenhão por 4 a 2, venceu o Coritiba no Couto Pereira por 3 a 2, perdeu no Engenhão para o Cruzeiro por 2 a 3 e perdeu para o Naútico nos Aflitos por 2 a 3.

O time fez onze gols e sofreu dez. Uma curiosidade, o time alvinegro sofreu dois gols em todas as partidas até o momento.

A defesa apresenta problemas, é preciso organizar a marcação. A marcação tem que ser feita já no seu ataque e no meio campo. É preciso organizar o posicionamento de alguns jogadores.

O meio campo tem dois volantes. Um de contenção, Marcelo Mattos e outro mais de criação Renato. E jogadores de muita criação como Maicosuel, Andrezinho, Elkeson, Fellype Gabriel e Felipe Menezes.

O ataque tem problemas. O jogador Louco Abreu não está bem, e Herrera não é um jogador de área. Falta mais um atacante de presença na área, um jogador que preocupe a marcação do time adversário.

O treinador Oswaldo de Oliveira está fazendo um bom trabalho. Oswaldo de Oliveira conseguiu levantar a moral do elenco depois da derrota para o Fluminense na final do campeonato carioca e da eliminação da Copa do Brasil.

8º) FLAMENGO

O Flamengo está na 8ª colocação com seis pontos. O Flamengo empatou com o Sport na Ilha do Retiro em 1 a 1, empatou com o Internacional no Engenhão por 3 a 3, empatou novamente com a Ponte Preta no Moisés Lucarelli em 2 a 2 e venceu o Coritiba no Engenhão por 3 a 1.

O time fez 9 gols e sofreu sete.

A defesa continua sendo a grande dor de cabeça dos torcedores do Flamengo. Com jogadores como Wellington Silva, João Felipe, Magal, Welinton, Marcos González, o time vai sofrer muitos gols até organizar o seu sistema defensivo.

O meio campo é formado por muitos jogadores de marcação, e falta um jogador que possa criar as jogadas. O time está apostando nos jogadores Ibson que é um segundo volante, Kléberson que há muito tempo não é o mesmo e Renato Abreu para criar as jogadas. É muito pouco para um clube que pretende conquistar um campeonato brasileiro.

No ataque o grande destaque do time é Vagner Love. O jogador é disparado o melhor jogador do Flamengo nesse inicio de campeonato. Além de muita garra o jogador está salvando o time com os seus gols. Além de Vagner Love o time tem para o ataque jogadores como Deivid, Diego Mauricio e Negueba.

O treinador Joel Santana não está agradando a maioria dos torcedores do clube, muitos afirmam que o treinador está ultrapassado. O time teve vinte e sete dias para treinar e não mostrou nenhuma evolução tática, técnica e física.

10º) FLUMINENSE

O Fluminense está na 10ª colocação com seis pontos e 50% de aproveitamento. O time venceu o Corinthians no Pacaembu por 1 a 0, empatou com o Figueirense no Engenhão em 2 a 2, empatou com o Santos na Vila Belmiro em 1 a 1 e empatou novamente contra o Internacional em 0 a 0 no Engenhão.

O time fez quatro gols e sofreu três gols.

A defesa do Fluminense é muito forte, apesar do time ter sofrido três gols. O time tem jogadores na sua defesa de muita experiência, jogadores como Bruno, Carlinhos, Leandro Euzébio, Gum, Anderson.

O meio campo do Fluminense tem jogadores experientes, de muita marcação e qualidade no passe. Jogadores como Jean, Edinho, Diguinho, Valencia, Wagner, Deco , Thiago Neves e Lanzini.

No ataque o time tem jogadores que definem qualquer partida, tais como Fred, Rafael Sobis, Rafael Moura, o jovem Marcos Junior e Wellington Nem.

O técnico Abel Braga não conseguiu digerir a eliminação da Copa Libertadores. Mas o campeonato está apenas no seu início e pela qualidade do elenco o Fluminense tem condições de fazer um bom campeonato brasileiro.Lembrando que a qualidade do elenco tem que ser confirmada dentro de campo.

É apenas o inicio do campeonato brasileiro, e muita coisa vai acontecer durante a competição. O que nós torcedores esperamos é que sejam coisas boas para o futebol brasileiro.

O que se viu até agora foram muitos erros de passes, muitas faltas e muitos clubes jogando com os jogadores reservas.