Shevchenko faz 2 e garante virada da Ucrânia sobre Suécia


A Ucrânia contou com o jogador mais badalado para estrear com vitória na Eurocopa nesta segunda-feira. Aos 35 anos, o veterano atacante Andriy Shevchenko marcou duas vezes em um intervalo de sete minutos no Estádio Olímpico de Kiev e garantiu o triunfo por 2 a 1, de virada, sobre a Suécia, no duelo que fechou o Grupo D da competição.

O resultado conquistado nesta terça, no encerramento da primeira rodada da fase inicial da Eurocopa, foi crucial para as pretensões do país que recebe a competição em parceria com a Polônia. Com três pontos, a Ucrânia ficou na primeira posição isolada do complicado Grupo D, que ainda teve o empate por 1 a 1 entre França e Inglaterra.

Depois de um primeiro tempo de poucas emoções em Kiev, coube ao maior astro da seleção sueca abrir o placar logo aos 6min da segunda etapa. Kallstrom ajeitou cruzamento e Ibrahimovic, oportunista, colocou os visitantes em vantagem na capital ucraniana.

Mas a comemoração sueca não durou muito: levou três minutos para que o badalado e veterano atacante Andriy Shevchenko empatasse o confronto. O camisa 7 aproveitou a sonolência da defesa adversária e apareceu livre no limiar da pequena área para cabecear firme o cruzamento de Yarmulenko.

O primeiro gol de Shevchenko embalou a torcida e a seleção ucraniana, que mostrou mais disposição em campo. O ímpeto ofensivo dos donos da casa em Kiev, aliás, resultou na virada já aos 16min. Enquanto aguardava cobrança de escanteio, o veterano fintou Ibrahimovic, se desvencilhou da marcação rival e ficou novamente livre para desviar de cabeça e concretizar o 2 a 1.

A Suécia ainda teve mais de 30 minutos para, no mínimo, sair de campo com um ponto ganho em Kiev. Os escandinavos foram para o ataque e pressionaram bastante a defesa ucraniana, mas pecaram no último passe e só conseguiram assustar o goleiro Pyatov nos minutos derradeiros. A melhor oportunidade se deu aos 44min, quando Ibrahimovic deixou Elmander na cara do gol, mas o atacante pegou muito mal na bola e mandou por cima.

A Ucrânia volta a campo apenas na sexta, quando abre a segunda rodada do Grupo D diante da França, na Arena Donbass, às 13h (de Brasília). O outro confronto da chave colocará a Suécia frente a frente com a Inglaterra, às 15h45, em partida programada também para o Estádio Olímpico de Kiev.