Espanha e Itália se classificam para as quartas da Euro

Espanha e Itália se classificam para as quartas da EuroVeio com drama a classificação da Itália às quartas de final da Eurocopa 2012. Nesta segunda-feira, em Poznan, a equipe do técnico Cesare Prandelli derrotou a Irlanda por 2 a 0 e avançou à próxima fase na vice-liderança do Grupo C, que contou com a Espanha na primeira colocação. Para obter sua vaga, os italianos precisavam do triunfo e de vitória espanhola ou empate sem gols, sendo que o primeiro aconteceu.

Com isso, o Grupo C se encerra com Espanha na ponta com sete pontos, enquanto os italianos seguem com cinco pontos.

O primeiro gol da vitória italiana foi marcado por Antonio Cassano, atacante que superou um drama no último. O jogador sofreu um acidente vascular no início da temporada e desfalcou o Milan por meses. O centroavante, porém, se recuperou e conseguir fazer parte do time que disputa a Eurocopa.

Para o jogo contra a Irlanda Prandelli escalou Di Natale ao lado de Cassano, sacando o criticado Mario Balotelli. A nova dupla de ataque rendeu bem e produziu bons lances ofensivos para a seleção azul contra os já eliminados irlandeses. Balotelli entrou no segundo tempo e fez gol de voleio.

Espanha leva sufoco, mas vence no fim e avança com 1º lugar

Espanha e Itália se classificam para as quartas da EuroA chave mais equilibrada da Eurocopa 2012 conheceu nesta segunda-feira seus dois classificados para as quartas de final. Jogando na Gdansk Arena pela terceira rodada do Grupo C, a Espanha derrotou a Croácia por 1 a 0 com um gol no final e eliminou a equipe balcânica. Melhor para a Itália, que avançou como a segunda colocada do quarteto.

Com o resultado, conquistado aos 42min com um gol de Jesús Navas, os espanhóis foram a sete pontos, deixando os croatas com quatro. A Itália, que venceu a Irlanda por 2 a 0, foi a cinco pontos, e ficou em segundo lugar. Croácia, com quatro pontos, e Irlanda, sem pontuar, dão adeus à competição continental.

Em busca de um bom resultado para garantir a classificação sem sustos, a Croácia foi escalada com duas mudanças no time titular: Dario Srna deixou a lateral direita rumo ao meio de campo, abrindo espaço para a entrada de Domagoj Vida - pior para Perisic, que perdeu a vaga no time. No ataque, Jelavic foi trocado por Pranjic, mas o time passou dificuldades ainda assim para criar chances de perigo. Melhor para a Espanha, que se segurou e marcou no fim.

Mesmo com um bom volume de jogo, a Croácia sofria com as chances mais perigosas da Espanha. Aos 20min do primeiro tempo, Fernando Torres avançou pela direita, passou pela marcação, entrou na área e bateu cruzado, mas o experiente goleiro Pletikosa faz boa intervenção. Mais tarde, aos 23min, Piqué bateu da entrada da área e mandou por cima.

O time croata tentou a resposta aos 26min: Modric acionou Mandzukic na área, mas o atacante mandou para longe e desperdiçou. Melhores em campo, os atuais campeões europeus conseguiam sufocar os rivais na defesa, sem risco para o gol.

A partir do intervalo, porém, os croatas começaram a crescer em campo. Aos 12min, após rápido contra-ataque pela direita de Modric, Rakitic recebeu o cruzamento na área e, sozinho, cabeceou para a defesa em dois tempos de Casillas. Aos 23min, nova oportunidade balcânica, em cruzamento da esquerda que Jelavic não conseguiu aproveitar.

A Espanha teve mais chances de marcar o gol, mas passou a pecar em excesso pelo preciosismo. Aos 30min, Iniesta passou e Fábregas recebeu na área, mas demorou demais e acabou travado no chute. Mandzukic tentou um bonito chute cruzado aos 32min, mas parou na defesa de Casillas. E aos 34min, Busquets lançou iniesta, mas Srna antecipou na hora certa e evitou o passe para o herói da Copa do Mundo de 2010.

Porém, de tanto pressionar, a Espanha chegou a seu gol: aos 42min, Iniesta recebeu lançamento em condição polêmica, avançou e tocou de lado para Jesús Navas, que apenas teve o trabalho de estufar as redes longe do batido goleiro Pletikosa. Classificada, a Espanha aguarda agora a definição de seu confronto nas quartas, contra o segundo colocado do Grupo D. A Itália, por sua vez, mede forças com o líder da outra chave, na qual França, Inglaterra e Ucrânia ainda buscam vagas.

Segue a classificação do Grupo C :