Inglaterra e França passam para as quartas da Euro

Inglaterra e França passam para as quartas da EuroNo sufoco, a França conquistou sua vaga para as quartas de final da Eurocopa 2012. Jogando no Estádio Olímpico de Kiev pela terceira rodada do Grupo D, o time do técnico Laurent Blanc foi derrotado pela Suécia por 2 a 0, com direito a um bonito gol de Zlatan Ibrahimovic; no entanto, foi beneficiado pela vitória da Inglaterra sobre a Ucrânia por 1 a 0, que eliminou os anfitriões antes mesmo da fase de mata-mata.

Com os resultados da rodada, os ingleses terminaram a primeira fase com sete pontos, contra quatro dos franceses. Ucranianos e suecos terminaram com três pontos e se despediram. Assim, o time inglês enfrentará o segundo colocado do Grupo C nas quartas de final, a Itália; já a França terá a dura missão de encarar a Espanha, primeira colocada da outra chave e atual campeã do torneio.

Mesmo entrando em campo já eliminada, a Suécia deu trabalho desde o começo para a esperançosa França e se despediu com classe. O time francês conseguiu boa chance aos 8min do primeiro tempo, em tiro cruzado de Ribéry que Isaksson espalmou; no entanto, os escandinavos passaram ainda mais perto do gol aos 11min, em arrancada de Toivonen pela direita - o atacante ganhou de Mexes e driblou o goleiro Lloris, mas ficou sem ângulo e chutou no pé da trave.

Com um jogo aberto, os dois times trabalhavam a bola em busca de oportunidades. Aos 35min, na melhor oportunidade francesa no fim do primeiro tempo, Ben Arfa avançou pela esquerda e bateu da entrada da área, mandando a bola rente ao travessão de Isaksson. Ainda antes do intervalo, os gauleses tiveram mais duas oportunidades, com Benzema e Ben Arfa - a primeira, aos 41min, passou longe, enquanto a segunda, aos 43min, desviou na zaga.

Os franceses ainda tiveram nova chance aos 8min do segundo tempo, em bomba de Diarra que Isaksson defendeu. Na resposta, a Suécia reagiu e conseguiu seu gol, graças ao astro Ibrahimovic: após cruzamento da esquerda, o atacante do Milan acertou um bonito voleio de direita e mandou no canto de Lloris. De quebra, aos 13min, o mesmo Ibrahimovic acionou Wilhemsson na área, mas o bom chute do camisa 21 foi defendido pelo goleiro.

Melhor em campo na etapa final, a Suécia contava com a criatividade de Wilhemsson e com as boas defesas de Isaksson - como no chute de M'Vila aos 26min, que o goleiro caiu para o lado e defendeu com os antebraços. Porém, aos 37min, Ménez recebeu de Ribéry e chutou cruzado, parando na defesa com o pé do inspirado camisa 1. Aos 41min, Kallstrom tabelou e chutou pela direita.

No fim, aos 46min, Larsson aproveitou a bola na área e chutou com força após o rebote do travessão, fazendo 2 a 0 e vitória. Agora, a França volta a entrar em campo no dia 23, quando enfrenta a Espanha em Donetsk - quem passar, pega o vencedor de República Checa x Portugal. No dia seguinte, Inglaterra e Itália medem forças em Kiev, definindo o adversário de Alemanha ou Grécia.

Com polêmica e gol de Rooney, Inglaterra elimina anfitriã e avança

Inglaterra e França passam para as quartas da EuroA Inglaterra precisou esperar duas partidas para o retorno de Wayne Rooney, suspenso pela Uefa por expulsão nas Eliminatórias para a Eurocopa e que assistiu o início do torneio continental de fora dos gramados. O atacante voltou e mostrou porque era tão esperado por sua equipe: vitória de 1 a 0 da seleção britânica em Donetsk com gol do jogador do Manchester United, despachando a anfitriã Ucrânia.

O resultado deixa a Inglaterra na liderança do Grupo D da Eurocopa, já que a França foi derrotada pela já eliminada Suécia. Os britânicos enfrentam nas quartas de final a Itália, enquanto os franceses têm como adversário a atual campeã Espanha.

A partida contou com lance polêmico no segundo tempo, quando a Inglaterra já vencia: Marko Devic encobriu o goleiro Joe Hart e John Terry afastou a bola já de dentro do gol, mas arbitragem não confirmou o tento ucraniano. O lance lembrou o ocorrido em Inglaterra x Alemanha, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, em que chute de Frank Lampard acertou o travessão, pingou dentro da meta e a deixou - e novamente os árbitros nada viram.

Contando com Rooney, o técnico Roy Hodgson armou o trio ofensivo baseado no Manchester United: além do camisa 10, Ashley Cole e Danny Welbeck estiveram ao seu lado, enquanto Andy Carroll, que teve boa atuação na vitória sobre a Suécia, permaneceu como opção no banco. Já a Ucrânia não pode escalar o ídolo Andriy Shevchenko, que sofre com problemas físicos e iniciou a partida entre os reservas.

Confira a classificação do Grupo D da Euro Copa 2012: