Atlético-MG é 6º clube de Ronaldinho; veja fotos históricas


De infância difícil e irmão caçula de jogador de futebol, Ronaldo de Assis Moreira se tornou um dos maiores jogadores da história recente de futebol. Relembre, a seguir, os melhores momentos deste genial meia-atacante, que nesta segunda-feira oficializou a transferência para o Atlético-MG.


Ronaldinho surgiu no Grêmio ainda no final da década de 1990: depois de passar pelas equipes de base da Seleção Brasileira, o menino careca e dentuço rapidamente mostrou o enorme potencial com a bola nos pés e se profissionalizou na equipe gaúcha

Ronaldinho foi uma das apostas de Luxemburgo para a Copa América de 1999 e representou a Seleção Brasileira com apenas 19 anos. Ele chamou a atenção após sair do banco de reservas e marcar um golaço contra a Venezuela. Antes pouco conhecido, Ronaldinho então passou a ganhar enorme atenção de imprensa e torcida.

Vanderlei Luxemburgo foi um dos principais mentores de Ronaldinho no início da carreira, e o jovem meia-atacante ganhou a confiança do treinador.

Ronaldinho foi chamado para representar o Brasil na Olimpíada de Sydney, em 2000, e era uma das principais esperanças para a conquista da inédita medalha de ouro.

Apesar do enorme potencial da Seleção Olímpica, o Brasil caiu nas quartas de final para Camarões e foi uma das principais decepções da delegação verde-amarela nos Jogos de Sydney.

O jovem meia do Grêmio não demorou para chamar a atenção de clubes europeus. Ronaldinho não saiu da melhor maneira possível do clube gaúcho em 2001 e "forçou" a ida para o Paris Saint-Germain, da França.


Ronaldinho não sentiu a pressão de atuar no futebol europeu e rapidamente se tornou um dos destaques do PSG.

Não à toa, Ronaldinho foi convocado por Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa do Mundo de 2002 e foi titular do invejável setor ofensivo da Seleção - ele vestiu a camisa 11 e atuou ao lado de Rivaldo e Ronaldo.

O grande momento de Ronaldinho na Copa do Mundo de 2002 se deu nas quartas de final: ele comandou a virada contra a Inglaterra com o passe para o gol de empate de Rivaldo e depois anotou, de falta, o segundo tento brasileiro.



Ele bateu uma falta incrível, surpreendeu o veterano David Seaman e colocou a bola no ângulo, em uma cobrança que divide opiniões: terá sido um chute intencional ou um cruzamento que saiu errado?

No mesmo jogo em que desequilibrou a favor do Brasil, Ronaldinho foi expulso de campo e ficou fora da semifinal, contra a Turquia.

O Brasil, porém, conquistou o pentacampeonato mundial após vencer a Alemanha por 2 a 0 na decisão. Ronaldinho, importante para a conquista, entrou para a história do futebol nacional aos 22 anos.



Ronaldinho se tornou, então, um dos jogadores mais populares do planeta. Não demorou para virar, também, modelo publicitário.



Em alta, o jovem gaúcho acabou trocando o PSG para atuar em um dos maiores clubes da Europa: o Barcelona, para onde se transferiu em 2003.

No Camp Nou, Ronaldinho ganhou o carinho da torcida e foi o principal nome de uma das maiores equipes da última década.

Uma das jogadas mais marcantes de Ronaldinho vestindo a 10 do Barcelona foi em uma partida contra o Athletic de Bilbao, quando aplicou três chapéus em sequência, na lateral do gramado.

Ronaldinho foi, na década passada, um dos maiores expoentes do esporte brasileiro - assim como o tenista Gustavo Kuerten, três vezes campeão de Roland Garros e ex-número 1 do ranking mundial.

Outra jogada que se tornou característica de Ronaldinho nesse período foi a pedalada, que desconcertava os defensores adversários.

Não à toa, Ronaldinho foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo no ano de 2004.



O meia-atacante do Barcelona também foi um dos principais nomes da Seleção Brasileira de Carlos Alberto Parreira na conquista da Copa das Confederações de 2005, na Alemanha.

Ronaldinho, 25 anos, vivia seu auge e conseguia feitos que poucos boleiros do mundo alcançaram: como, por exemplo, atuar pelo Barcelona e sair aplaudido pela torcida do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. O camisa 10, inclusive, foi uma das maiores inspirações do hoje melhor jogador em atividade: Lionel Messi. Saiu dos pés de Ronaldinho o passe para o primeiro gol do astro argentino pelo Barcelona.

A eleição do melhor jogador da temporada de 2005 não teve grande surpresa: Ronaldinho foi nomeado pela segunda vez, e não houve quem contestasse.



O Barcelona, em 2005, pôde se gabar por ter, além do melhor do mundo, o terceiro colocado no prêmio da Fifa (o camaronês Samuel Eto'o) e o melhor jovem do planeta (Lionel Messi). Ronaldinho era o grande nome do forte Barcelona, à época dirigido pelo holandês Frank Rijkaard.

E o brasileiro camisa 10 não se cansava de demonstrar o talento com a bola nos pés.

E não poderia ter sido diferente: o Barcelona acabou conquistando o título da Liga dos Campeões da Europa, após vencer o Arsenal na decisão em Paris.

E Ronaldinho, então, se tornou a maior aposta para brilhar na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O hexacampeonato brasileiro parecia certo, ainda mais pelo "quadrado mágico" da equipe de Carlos Alberto Parreira - ainda com Kaká, Adriano e Ronaldo. Robinho era um reserva de luxo.



A presença de Ronaldinho, porém, acabou gerando muita badalação à Seleção Brasileira - críticos apontam que houve inclusive um exagero nesse oba-oba durante os treinamentos na Suíça, antes da Copa. Uma cena emblemática disso foi a invasão de uma fã a um treinamento para abraçar o astro.

O astro do Barcelona não foi decisivo, e o Brasil terminou eliminado da Copa do Mundo pela França, nas quartas de final.

Após o fracasso brasileiro na Copa do Mundo, a carreira de Ronaldinho entrou em uma curva descendente - e nem mesmo no Barcelona ele conseguiu ir tão bem.

Ronaldinho só voltou à Seleção Brasileira em 2007, após ficar na "geladeira" por parte de Dunga.

Em 2008, o astro deixou o Barcelona - Messi já estava preparado para substituí-lo à altura - e acertou com o Milan.



Ainda em 2008, Ronaldinho recebeu de Dunga a missão de liderar a Seleção Brasileira olímpica nos Jogos de Pequim. A equipe até subiu ao pódio, mas não conquistou o objetivo principal: a medalha de ouro. O Brasil perdeu para a Argentina na semifinal e terminou a Olimpíada com o bronze.



Ainda assim, Ronaldinho foi reverenciado por ninguém menos que o argentino Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores da história.

No Milan, Ronaldinho teve alguns grandes momentos, mas não conseguiu repetir na Itália a sequência genial que teve no Barcelona.

Mesmo não estando na melhor forma - inclusive física, se comparado aos anos de Barcelona -, Ronaldinho continuou sendo chamado algumas vezes por Dunga para a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2010.

Ainda em 2009, Ronaldinho foi homenageado pelo Príncipe Albert, de Mônaco, com o Golden Foot - prêmio que celebra o currículo de atletas com pelo menos 28 anos de idade. Contudo, Ronaldinho não conseguiu manter um bom nível no Milan e acabou perdendo espaço no time italiano.



E o astro ficou fora da convocação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. Na África do Sul, apenas um cartaz do jogador...

Ronaldinho, então, resolveu retornar ao Brasil no início de 2011. Após uma longa novela, com dose exagerada de mistério e que envolveu também Grêmio e Palmeiras, o meia-atacante fechou com o Flamengo.



Ronaldinho estreou pelo Flamengo em fevereiro de 2011, mas demorou para começar a apresentar o futebol mágico que a torcida esperava. Enquanto se readaptava ao futebol nacional, o camisa 10 não deixou de lado a folia. No Carnaval, ele inclusive desfilou por duas escolas de samba no Rio de Janeiro.

Ronaldinho não foi tão brilhante como era esperado, mas o Flamengo conquistou invicto o Campeonato Carioca, após levantar a Taça Guanabara e a Taça Rio. Ronaldinho não ficou com o prêmio de melhor jogador do Carioca (Thiago Neves foi o eleito), mas entrou para a seleção do Estadual formando a dupla de ataque com Fred, do Fluminense.



Em 2011, Ronaldinho teve um de seus melhores momentos na partida contra o Santos, na Vila Belmiro. O experiente meia-atacante levou a melhor no duelo direto com Neymar, e o Flamengo venceu a partida por 5 a 4.

O camisa 10 inclusive "inventou moda" no Nacional com a comemoração "parado na esquina". O Flamengo fez um bom torneio e conseguiu uma vaga para a fase preliminar da Copa Libertadores da América.

Ainda assim, o camisa 10 não ficou fora de polêmicas. Vazou na internet um vídeo no qual Ronaldinho estaria se masturbando.

O ano de 2012 tampouco começou com o melhor dos ambientes no Flamengo. Após boatos de que Ronaldinho havia levado uma mulher para a concentração, o técnico Vanderlei Luxemburgo entrou em atrito com o camisa 10 e acabou perdendo a "queda de braço": deixou o comando do time rubro-negro.

O Flamengo acabou fracassando na Copa Libertadores da América e foi eliminado ainda na primeira fase.

A eliminação precoce no torneio continental irritou a torcida do Flamengo, que se revoltou e chegou a protestar com nariz de palhaço e atirando ovos no ônibus da equipe - Ronaldinho era o principal alvo das reclamações.

Com um clima ruim na Gávea, o Flamengo acabou ficando fora da decisão do Campeonato Carioca.

Fora da final do Estadual e da fase de mata-mata da Libertadores, o Flamengo ficou quase um mês em férias forçadas. Ainda assim, o ambiente não melhorou muito. Depois do empate com o Sport na primeira rodada do Brasileiro, Ronaldinho chegou a criticar o técnico Joel Santana.

O último jogo de Ronaldinho com a camisa do Flamengo foi na segunda rodada, no empate por 3 a 3 com o Internacional - o camisa 10 fez um gol, de pênalti.

Um dos últimos capítulos da história de Ronaldinho no Flamengo foi protagonizado pelo irmão e empresário do craque. Assis se recusou a pagar por algumas mercadorias que queria comprar em uma loja oficial do Flamengo na Gávea e gerou um enorme mal-estar.


Ronaldinho, alegando atrasos salariais, entrou na Justiça para rescindir o contrato com o Flamengo. Ele obteve parecer favorável e acabou surpreendendo ao aparecer na semana seguinte em Minas Gerais, negociando - e já treinando - com o Atlético-MG.

No mesmo dia, Ronaldinho foi oficializado como reforço do Atlético-MG, vestiu a camisa alvinegra e escolheu o número 49 no novo clube. Resta saber se a carreira do craque continuará na curva descendente ou se dará uma guinada na Cidade do Galo.