Especial Brasileirão - O início e os principais problemas

O Campeonato Brasileiro 2012 vai começar!

A expectativa é muito grande, o campeonato brasileiro é marcado pelo equilibrio, lembrando que nas últimas edições a competição foi decidida na última rodada.

Segue abaixo a classificação dos primeiros colocados do campeonato brasileiro de 2009, 2010, 2011 :


2009
1º Flamengo com 67 pontos.
2º Internacional com 65 pontos
3º São Paulo com 65 pontos.
4º Cruzeiro com 62 pontos.
5º Palmeiras com 62 pontos.

2010
1º Fluminense com 71 pontos.
2º Cruzeiro com 69 pontos.
3º Corinthians com 68 pontos.
4º Grêmio com 63 pontos.
5º Atlético Paranaense com 60 pontos.

2011
1º Corinthians com 71 pontos.
2º Vasco com 69 pontos.
3º Fluminense com 63 pontos.
4º Flamengo com 61 pontos.
5º Internacional com 60 pontos.

Segue abaixo a relação dos vinte clubes da série A do campeonato brasileiro:


Clubes de São Paulo : Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Portuguesa e  Ponte Preta
Clubes do Rio de Janeiro : Vasco, Fluminense, Flamengo e Botafogo
Clubes do Rio Grande do Sul :  Internacional e Grêmio
Clubes de Minas Gerais : Atlético Mineiro e Cruzeiro
Clube de Santa Catarina : Figueirense
Clube de Goiás : Atlético goianiense
Clube da Bahia : Bahia
Clubes de Pernambuco : Náutico e Sport
Clube do Paraná : Coritiba

O campeonato brasileiro tem trinta e oito rodadas e é disputado no sistema de pontos corridos.

As dificuldades são imensas, e muitas dessas dificuldades acontecem pela omissão e submissão dos dirigentes dos clubes. Podemos relacionar algumas dificuldades, e vamos abordar cada uma delas.

Segue abaixo a relação de algumas dificuldades :

A) Média de público nos estádios


O público presente nos estádios está muito abaixo do esperado pelos clubes e pelos cartolas que comandam o futebol brasileiro. A média de público no campeonato brasileiro está muito abaixo dos principais campeonatos do mundo.

Principais problemas :


- Os preços dos ingressos. Ingressos muito caros para a maioria da população que gosta de frequentar os estádios;

- Os horários das partidas. Existem partidas começando as 19:30hs que é o horário em que as grandes cidades tem a maior dificuldade de locomoção, sem falar que as empresas tem expediente até as 18:00hs ou até as 19:00hs. Outro horário é o das 21:50hs , esse horário para a maioria da população é muito complicado para frequentar o estádio, com o início da partida marcada para as 21:50hs significa que a partida vai terminar perto da meia noite, e quando o torcedor vai chegar em casa dependendo do local onde mora, prejudica o seu horário de trabalho no dia seguinte;

- O transporte oferecido para o torcedor é de péssima qualidade. Se o torcedor for de ônibus é um sufoco fora do normal, se escolhe ir de metrô é outra dificuldade, e se vai com o seu próprio veículo fica preso no transito e tem muitas dificuldades para estacionar.

- A violência fora dos estádios. Fica difícil um torcedor chegar próximo ao estádio com a camisa do seu clube, o torcedor fica exposto a uma minoria de torcedores chamados de torcidas organizadas ou torcedores profissionais. Eles marcam brigas e sempre que tem uma partida envolvendo grandes equipes existem relatos de violência fora dos estádios.

- A participação da TV. O público aos poucos ou com mais velocidade do que se imagina, está optando em assistir as partidas pela televisão. Mas esse detalhe não serve como desculpas, por que no futebol Europeu as partidas também são transmitidas pela TV e a frequência dos torcedores no estádio só aumenta, sem falar do preço dos ingressos que são bem superiores ao valor cobrado no futebol brasileiro, principalmente nos clássicos e nas partidas decisivas.

Para fazer uma constatação, o Santos que é o melhor time do Brasil e da América do Sul, e tem dois jogadores fantásticos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, no campeonato brasileiro de 2011 teve uma média de público em seus jogos de 11.000 torcedores.

B) A dificuldade de manter o elenco durante a competição.

A competição é muito longa e os clubes não se preparam para manter a maioria dos seus jogadores até o final da competição. Quando um atleta está se destacando no time titular os clubes europeus e até mesmo os clubes brasileiros, que tem um poder econômico bem maior, tentam tirar o jogador do time.

Quando o jogador está compondo o elenco, o seu empresário ou até mesmo o próprio jogador não sabe esperar a oportunidade de entrar no time titular e mostrar o seu futebol. Ele faz a opção de deixar o clube, deixando o clube sem aquela opção de substituição ou até mesmo de fazer sombra para o jogador que no momento é o titular da equipe.

A rotatividade em algumas equipes é enorme, são muitos jogadores chegando e muitos saindo. Os culpados dessa rotatividade são os dirigentes, que em sua maioria tem parcerias com grupos de investidores e com empresários do mundo da bola. Os dirigentes ficam sufocados pelos empresários ou investidores para colocar o atleta que pertence ao empresário no time titular.

Os treinadores em sua maioria tem personalidade forte, e não aceitam opiniões de dirigentes e de empresários do mundo da bola.

No início do campeonato brasileiro muitos clubes estão ajustando o seu elenco. São jogadores que foram emprestados para disputar os estaduais por outras equipes, e que agora estão voltando. Muitos continuam no clube que disputou o estadual, outros começam a fazer parte do elenco para disputar o campeonato brasileiro.

C) As janelas de transferências dos jogadores para o futebol do exterior, e o nosso calendário.


As janelas de transferências é um problema muito sério. Os clubes perdem jogadores para o futebol do exterior, e muitas vezes não tem como contratar um jogador do mesmo nível. O maior culpado desse problema é a CBF junto com os clubes.

Os clubes tem interesse na negociação de alguns jogadores, os dirigentes ficam reclamando nos veículos de imprensa, mas não fazem nada para mudar a forma da competição. Todos os dirigentes sabem muito bem que o clube precisa de jogadores de qualidade, jogadores que possam fazer a diferença dentro de campo. Sem esse jogador, o clube perde na bilheteria, e perde qualidade durante a competição.

O nosso calendário é inverso ao calendário do futebol do exterior. Na Europa os campeonatos nacionais começam na metade de um ano até a outra metade do ano seguinte.

Por exemplo: Temporada 2011/2012.

No Brasil os dirigentes alegam o período de férias, e outros motivos que não covence ninguém.

D) No inicio do ano os clubes brasileiros tem pouquíssimo tempo para fazer uma pré-temporada correta. 

Quando essa pré-temporada não é feita corretamente o atleta corre o risco de ter uma lesão muscular. Os campeonatos estaduais têm muitas rodadas, são muitos clubes e partidas que não tem grande importância para o clube e para o torcedor.

Os estaduais só tem um público maior na reta final, e mesmo assim os números não foram o esperado nas finais dos estaduais de 2012, com raras exceções.

E) Competições paralelas aos campeonatos estaduais.

Os dirigentes, técnicos e torcedores ficam indecisos em determinados momentos, eles não sabem qual competição vai priorizar. Os torcedores querem que o seu clube conquiste todos os títulos que estão disputando, e quando perde um clássico estadual, parece que o mundo está acabando. Muitas vezes a partida seguinte é muito mais importante do que o clássico, mas a rivalidade fala mais alto.

A CBF já mudou o calendário para a próxima temporada. O clube que sair da Copa Libertadores da América vai ter a oportunidade de disputar a Copa do Brasil. Para isso acontecer, a Copa do Brasil vai ter mais datas e um período bem mais longo. É uma ótima ideia, por que o calendário vai ficar mais confortável para as equipes.

F) O verdadeiro tamanho do seu clube.

É muito importante para o torcedor, conhecer o verdadeiro tamanho do seu clube. Nós não estamos falando da história do clube, estamos falando da atual situação do clube.

Existem muitos clubes que estão mergulhados em dividas e não tem condições de formar um elenco forte para disputar o campeonato brasileiro.

É nesse momento que entra os empresários do mundo da bola. Muitas parcerias são benéficas e outras só deixam prejuízos para o clube.