Chelsea campeão da UEFA Champions League 2011/2012

Chelsea campeão da UEFA Champions League 2011/2012
Foi uma das partidas mais emocionante do futebol mundial em 2012. Nesse sábado, 19/05, foi realizada a final da Uefa Champions League 2011/2012. E a grande campeã foi a equipe do Chelsea.

A partida foi realizada no estádio Allianz Arena, em Munique na Alemanha, cidade do Bayern de Munique. Com um empate no tempo normal, Bayern de Munique 1 x 1 Chelsea, a partida foi para a prorrogação. O empate insistiu, e a decisão foi para os pênaltis. Nos pênaltis o Chelsea conseguiu superar o Bayern de Munique e ficar com a taça mais importante do velho continente.

» Confira a análise tática de Bayern 1 x 1 Chelsea


A equipe entrou em campo com a seguinte formação :

Neuer no gol.

Lahm lateral direito. Apoiando muito, jogando como um meia bem aberto pelo lado direito.

Boateng é lateral esquerdo, foi improvisado para jogar como zagueiro.

Tymoshchuk é volante , foi improvisado para jogar como zagueiro.

Contento lateral esquerdo. Saiu pouco para o ataque, teve uma atuação regular.

Schweinsteiger volante. Saindo para o jogo, foi o melhor jogador da partida. Perdeu o pênalti que deu o titulo para o Chelsea.

Kross volante. Jogou na frente dos zagueiros, procurou sair para o jogo quando o Bayern estava com a posse de bola.

Ribéry meia. Jogando bem aberto pelo lado esquerdo, correu muito e foi substituído pelo jogador Olic aos seis minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Robbén meia. Jogou aberto pelo lado direito, teve muitas oportunidades para abrir o placar, e perdeu um pênalti aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Muller atacante. Fez o primeiro gol da partida, foi substituído por Van Buyten aos quarenta e um minutos do segundo tempo. A substituição foi para segurar o resultado, no momento o titulo estava nas mãos do Bayern de Munique.

Mario Gomez atacante. Jogou se movimentando muito, mas não fugiu da sua característica, que é jogar dentro da área, entre os zagueiros.

O Bayern de Munique entrou em campo com três desfalques : O zagueiro Badstuber, o lateral esquerdo Alaba e o volante Luiz Gustavo.

O treinador Jupp Heynckes entrou em campo com uma proposta muito ofensiva. O time teve mais posse de bola, procurou mais o gol, perdeu muitas oportunidades, jogou pelos lados do campo.

O Bayern teve dificuldades na saída de bola, principalmente no primeiro tempo, o Chelsea marcava muito. Depois o time se organizou dentro de campo, e começou a criar jogadas pelo meio campo.

O primeiro gol da partida só aconteceu aos 37 minutos do segundo tempo, o atacante Muller aproveitou um cruzamento e de cabeça fez o gol do Bayern. No momento o Bayern estava com o titulo na mão.

Quando poucos acreditavam em uma reação do Chelsea, surgiu um escanteio e Drogba empatou a partida aos quarenta e dois minutos do segundo tempo. O goleiro Neuer colocou a mão na bola, mas não conseguiu evitar o empate, para muitos foi falha do goleiro, mas a cabeçada foi muito forte.

Foi um banho de água fria na equipe do Bayern e a partida foi para a prorrogação.

Logo no inicio da prorrogação Ribéry sofreu um pênalti, Drogba fez o pênalti e deixou o Bayern com a mão na taça. Robbén bateu o pênalti aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação e perdeu, méritos para a belíssima defesa do goleiro Petr Cech.

Depois do pênalti perdido o Bayer sofreu mais um baque, o time se abateu muito, e ficou sem força para continuar agredindo o Chelsea.


Petr Cech no gol. Teve uma ótima atuação no tempo normal e conseguiu defender três pênaltis. O primeiro aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação cobrado por Robbén, na decisão por pênaltis o goleiro do Chelsea defendeu o pênalti cobrado por Olic e tocou na bola que foi na trave no pênalti cobrado por Schweinsteiger. Foi um dos heróis da partida.

Bosingwa, jogou na lateral direita e não saiu para o jogo, ficou na marcação.

David Luiz, zagueiro que estava voltando ao time, e fez uma ótima partida, muito seguro na marcação.

Cahill, zagueiro que também fez uma ótima partida, seguro e tranquilo na marcação.

Ashley Cole, lateral esquerdo. Teve poucas oportunidades de apoiar, jogou completando a linha defensiva.

Mikel, volante que teve que correr muito para marcar o meio campo do Bayern. Teve uma participação muito importante na frente dos zagueiros, dando combate e cobrindo os lados da sua defesa.

Bertrand, é lateral esquerdo, mas Roberto di Mateo escalou o jogador para cobrir as investidas dos jogadores do Bayer que caia pelo lado esquerdo de sua defesa. Foi substituído por Malouda aos vinte e sete minutos do segundo tempo.

Lampard, meia que jogou mais preocupado com a marcação. Criou pouco, e correu muito para acompanhar o meio campo do Bayern.

Juan Mata, jogou com liberdade em determinados momentos da partida, fez um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo não manteve a boa atuação.

Kalou, atacante que teve um papel muito importante. O jogador foi muito importante na marcação, marcou os lados do campo, ajudando a sua defesa e o seu meio campo. Foi substituído aos trinta e nove minutos do segundo tempo por Fernando Torres, que entrou em campo para tentar empatar a partida, no momento o Bayern estava vencendo a partida.

Drogba, atacante. Foi o grande nome da decisão. Jogou sozinho no ataque preocupando os zagueiros do Bayern, e foi protagonista dos lances mais importantes da partida. Fez o gol de empate com uma cabeçada muito forte aos quarenta e dois minutos do segundo tempo, fez um pênalti em Ribéry aos dois minutos do primeiro tempo da prorrogação, e marcou o gol na decisão por pênaltis que deu o título para o Chelsea.

O Chelsea entrou em campo com quatro desfalques : O zagueiro John Terry, os volantes Ramires e Raul Meireles e o lateral direito Ivanovic.

O treinador Roberto di Mateo usou as armas que tinha em suas mãos. Jogou bem fechado, com um futebol chamado de pragmático, colocou duas linhas de quatro fazendo um bloco defensivo na frente do goleiro Petr Cech, muita marcação no meio campo e nos lados da sua defesa.

O time saiu mais para o jogo, ao contrário das duas partidas que o Chelsea eliminou o Barcelona. Foi agredido na maior parte do tempo de jogo pela equipe do Bayern, mas mostrou que é um time valente e conseguiu superar o trauma de sofrer um gol no final da partida.

O time sofreu o gol aos trinta e sete minutos do segundo tempo, e conseguiu um empate aos quarenta e dois minutos do segundo tempo. Na prorrogação depois que o jogador Robbén perdeu o pênalti, o time cresceu em campo, mas não mostrou muito interesse em se expor, já que o Bayern vinha com tudo, e Roberto di Mateo não mudou o seu esquema tático.

Com um time mais velho e muito mais experiente, o time levou a decisão para os pênaltis. Alguns jogadores já estavam no limite, o time perdia na condição física mais ganhava na experiência.

A final da Uefa Champions League não poderia ser diferente, foi uma partida bem disputada, com lances que deixaram os torcedores das duas equipes com o coração na mão.

O Bayern jogou um futebol ofensivo e agredindo muito o Chelsea.

O Chelsea entrou em campo para evitar o gol do Bayern, e explorar os contra-ataques.

Venceu mais uma vez o futebol, que teve na noite de ontem mais um capítulo emocionante da sua história.