Campeonato Paulista - Guarani 0 x 3 Santos

Ganso e Neymar decidem, Santos derrota Guarani e fica perto do tri
O Santos justificou o favoritismo na final do Campeonato Paulista neste domingo e venceu a primeira partida da decisão contra o Guarani, no Morumbi, neste domingo. Em campo neutro e sem público máximo, a equipe comandada por Muricy Ramalho contou com uma tarde inspirada de Paulo Henrique Ganso e Neymar para derrotar o rival interiorano por 3 a 0 e conquistar o direito de até perder o confronto de volta por dois gols de diferença para ainda assim se sagrar tricampeão estadual.

Apesar de um primeiro tempo pouco movimentado, os santistas saíram em vantagem no marcador aos 42min com um belo gol de Paulo Henrique Ganso, após jogada de Neymar. Já na etapa final foi o camisa 11 quem aproveitou um lance do meia alvinegro, ampliou a vantagem para 2 a 0 aos 20min e depois fechou a contagem aos 47min.

A partida, que começou com atraso de aproximadamente dez minutos por causa de um problema estomacal sofrido pelo lateral esquerdo Juan, começou com uma falsa impressão de que Santos - e principalmente Neymar - teriam um domino tranquilo. O camisa 11 alvinegro fez uma linda jogada individual logo no primeiro minuto, se livrou de um grupo de marcadores e sofreu uma falta perigosa. Elano cobrou bem, e a bola explodiu no travessão de Émerson.

O susto parece ter feito o Guarani acordar a tempo, e o time de Vadão fez um bom primeiro tempo contra o forte Santos. Os bugrinos, que faziam uma marcação dupla sobre Neymar e dificultavam a vida do astro praiano (mesmo perdendo o zagueiro Neto, contundido e substituído por André Leone), ainda conseguiam se posicionar bem em campo para atacar e dar perigo ao setor defensivo adversário. Mas a falta de finalizações pesou contra os interioranos, que acabaram sofrendo o primeiro gol aos 42min.

Em uma das poucas oportunidades que teve ao longo da primeira etapa, o Santos viu Neymar descer pela esquerda e rolar para a entrada da área. Arouca fez o paredão e permitiu que a bola chegasse limpa para Paulo Henrique Ganso, da meia-lua, desferir um chute certeiro de canhota e colocar no canto do goleiro Émerson.

Se o primeiro tempo foi ameno apesar do gol de Ganso, a etapa final começou muito mais agitada e com o lance mais perigoso do Guarani no jogo logo aos 48s de bola rolando. Após rebote da zaga, o lateral Bruno Recife chutou forte e cruzado; Aranha se esticou todo e fez um desvio providencial para que a bola se chocasse contra o pé da trave e não entrasse.

O susto do Guarani não assustou nem fez com que o Santos optasse por simplesmente conservar a vantagem mínima e o direito do empate para a partida de volta. Sem fazer substituições, o time de Muricy continuou pressionando e levando muito perigo ao gol de Émerson.

Elano primeiro incomodou com uma falta aos 6min, mas foi a dupla Ganso-Neymar que fechou o placar no Morumbi aos 20min: após lançamento de Juan, o camisa 10 entrou na área e tentou driblar o goleiro bugrino. Émerson desviou, mas Neymar mostrou um grande senso de posicionamento e, logo atrás do companheiro, tocou cruzado contra o gol escancarado e aumentou para 2 a 0. Nos acréscimos, recebeu na área, driblou dois marcadores e fechou a contagem com o terceiro gol e praticamente garantindo o tri.

O Morumbi volta a receber a partida de volta entre Santos e Guarani, com o confronto marcado para as 16h (de Brasília) do próximo domingo. Para ser tri do Paulista, o time alvinegro pode até perder por uma diferença de dois gols. Um triunfo bugrino por três de diferença leva a disputa para os pênaltis. Os campineiros só serão campeões se vencerem por quatro de vantagem.

GUARANI 0 x 3 SANTOS

Gols
SANTOS : Paulo Henrique Ganso, aos 42min do 1º tempo; Neymar, aos 20min e aos 47min do 2º tempo

Escalação
GUARANI : Émerson; Bruno Peres, Domingos, Neto (André Leone) e Bruno Recife; Éwerthon Páscoa (Willian Favoni), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina; Fabinho e Bruno Mendes (Thiaguinho)
Treinador: Vadão

SANTOS: Aranha; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Adriano, Elano (Ibson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec
Treinador: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
GUARANI: Éwerthon Pascoa, Fábio Bahia
SANTOS: Henrique, Adriano

Árbitro : Wilson Luiz Seneme
Local : Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Fonte : Terraesportes