Campeonato Carioca - Fluminense 4 x 1 Botafogo

O Fluminense está mais próximo de conquistar o título do Campeonato Carioca de 2012. No primeiro dos dois jogos das finais da competição, o time comandado por Abel Braga venceu o Botafogo por 4 a 1 - graças a dois gols de Rafael Sobis no segundo tempo - e deu um passo importante para chegar à 31ª taça estadual de sua história.

Apesar de sair em desvantagem no duelo deste domingo, o Fluminense teve maior volume de jogo e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, com uma bela bicicleta de Fred. Agora, com a vantagem para o jogo de volta, pode até perder por dois gols de diferença, que mesmo assim igualará o Flamengo como o maior detentor de títulos do Campeonato Carioca.

Antes mesmo que os times conseguissem se avaliar no jogo deste domingo, o Botafogo conseguiu abrir o placar logo aos 8min do primeiro tempo: Fellype Gabriel foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou para a área; Carlinhos afastou mal, e Renato pegou a sobra, acertando um chute de primeira e mandando no canto do goleiro Diego Cavalieri.

A partir daí, porém, o Fluminense começou a arriscar com perigo e obrigou Jefferson a começar a trabalho. Aos 11min, Carlinhos arriscou forte chute e parou na defesa do goleiro do Botafogo; depois, aos 23min, Thiago Neves passou por Fábio Ferreira e bateu, mas o arqueiro alvinegro também espalmou e evitou o empate. O camisa 7 teve nova chance aos 36min, em bela jogada de ataque, mas seu chute parou no peito de Fábio Ferreira.

Mas depois de tanto pressionar, o Fluminense finalmente chegou a um empate, e com extrema categoria: aos 43min, após bate-rebate na área, a bola sobrou para Fred, que deu uma bicicleta à queima-roupa e não deu chances para Jefferson. Mesmo assim, aos 6min do segundo tempo, o Botafogo voltou a ter boa chance: Loco Abreu cabeceou após cruzamento pela esquerda, e o bem posicionado Diego Cavalieri defendeu com segurança.

Mas se o time de Oswaldo de Oliveira tentava se defender com eficiência, passou a sofrer no setor aos 10min, quando Lucas recebeu o segundo cartão amarelo por falta em Thiago Neves e foi expulso. Resultado: no primeiro ataque após o lance, Rafael Sobis recebeu na área pela direita, tocou colocado e fez 2 a 1 aos 13min da etapa final, virando o jogo.

Aos 17min, Fellype Gabriel tentou surpreender Diego Cavalieri com um chute de longe, mas mandou para fora. Três minutos depois, o Fluminense deu o troco e praticamente garantiu sua vitória: após boa jogada pela direita, Thiago Neves lançou a bola na área, onde Rafael Robis dominou, driblou Jefferson e tocou para as redes quase sem ângulo, fazendo 3 a 1.

Aos30min, Sobis ainda arriscou de longe e mandou para fora. Mas quando o Botafogo evitava uma derrota pior, levou o quarto gol: após bela jogada de ataque, Marcos Junior recebeu na área e chutou, fazendo 4 a 1 aos 38min da etapa final e decidindo o clássico.

Os dois times voltam agora a se enfrentar no próximo domingo, às 16h (de Brasília) também no Estádio do Engenhão - desta vez, com o mando botafoguense. O time de Oswaldo de Oliveira, que entrou em campo invicto no ano, precisa vencer por quatro ou mais gols para levar a taça. Ao Fluminense, até mesmo uma derrota por dois gols assegura a conquista.

FLUMINENSE 4 X 1 BOTAFOGO

Gols
FLUMINENSE: Fred, aos 43min do primeiro tempo; Rafael Sobis, aos 13min e aos 20min do segundo tempo; Marcos Júnior aos 38min do segundo tempo

BOTAFOGO: Renato, aos 8min do primeiro tempo

Escalações
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edno, Jean, Deco (Wagner) e Thiago Neves (Marcos Júnior); Rafael Sobis e Fred (Rafael Moura)
Treinador: Abel Braga

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel e Maicosuel (Jadson); Elkeson (Caio) e Loco Abreu (Herrera)
Treinador: Oswaldo de Oliveira

Cartões amarelos
FLUMINENSE: Leandro Euzébio e Carlinhos
BOTAFOGO: Lucas

Cartões vermelhos
BOTAFOGO: Lucas

Árbitro : Luis Antônio Silva Santos (RJ)
Local : Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte : Terraesportes