Análise de Elenco - Coritiba

O próximo elenco a entrar no raio-x do blog é o Coritiba. Na temporada passada, foi uma das sensações do primeiro semestre por ter sido campeão paranaense invicto e chegou às finais da Copa do Brasil quando sucumbiu perante o Vasco.

Ao meu ver, o Coritiba ilustra bem o divisor de águas que significa disputar o Estadual muito bem e dar algumas patinadas no Brasileirão. Ano passado, não fez feio, embora tenha ficado na zona intermediária. Os 57 pontos conquistados renderam uma honrosa 8ª colocação. Faltaram somente 3-4 pontos para entrar na zona da Libertadores.


Clube : Coritiba Football Club
Fundado em 12 de outubro de 1909
Endereço : Rua Ubaldino do Amaral, 37 - Alto da Glória
Curitiba/PR
Estádio : Major Antônio Couto Pereira
Campeonatos Brasileiros : Campeão da Série A em 1985. Campeão da Série B em 2007 e 2010.
Site Oficial : http://www.coritiba.com.br
Classificação no Brasileiro 2011 : 8º Lugar
Jogador em destaque : Lincoln (Meia)

Vejamos se o torcedor coxa-branca terá condições de chegar mais longe em 2012:

GOLEIROS - Vanderlei, Edson Bastos, Rafael Martins, Victor Brasil - Vanderlei fez um bom Brasileirão-11 e ostenta a titularidade. Fez grandes jogos na temporada passada demonstrando ótimos reflexos e segurança. Edson Bastos também não faz feio sob as traves. Já foi titular do Coxa, inclusive conquistando alguns títulos. É uma posição que não preocupa. Os demais garotos são da base e devem aparecer no banco em caso de lesão de Vanderlei ou Edson.

ZAGUEIROS - Diego, Demerson, Emerson, Pereira, Cleiton, Luccas Claro - Os nomes que tiveram mais destaque e são mais conhecidos são Pereira, ex-Santos e Grêmio, e Emerson, titular absoluto ano passado. Pereira é bem limitado mas parece que encontrou seu melhor futebol no Paraná. Emerson é bom zagueiro, forte no jogo aéreo e bastante técnico. Demerson, Cleiton e Luccas são as opções mais imediatas mas que não passam tanta segurança ao torcedor e a quem vê de fora. Setor instável.

LATERAIS - Bernardo, Jackson, Jonas, Timbó, Eltinho, Lucas Mendes - Bem servido, principalmente do lado esquerdo. Jonas, lateral-direito, foi alvo de Santos e Palmeiras. Para os padrões brasileiros, não é mau lateral. Participa bem tanto defensivamente quanto ofensivamente. Contudo, os grandes trunfos do Coxa estão na outra lateral. Lucas Mendes e Eltinho duelam pela camisa 6. No momento, Lucas Mendes sai na frente. Jovem promessa, é nome praticamente certo para ir aos Jogos Olímpicos. Eltinho teve uma boa passagem pelo Avaí. Rápido e habilidoso, atua melhor como ala no auxílio do ataque.

VOLANTES - Artur, Junior Urso, Lima, Gil, Djair, Willian - Sem Léo Gago e Leandro Donizete que foram negociados, a parte defensiva do meio-campo do Coritiba está bastante fragilizada. Junior Urso até marca razoavelmente bem. No entanto, deixa a desejar na distribuição do jogo. Willian é outro que se destaca. Porém, também não iguala a qualidade dos antigos titulares. Gil teve passagens discretas pelo interior de São Paulo. O jovem Djair foi bem no Figueirense e passou Inter, sem muito sucesso. É uma posição que preocupa bastante.

MEIAS - Lincoln, Emerson Santos, Renan Oliveira, Rafinha, Tcheco, Everton Ribeiro, Rafael Silva - De longe, as melhores opções para o time. Os veteranos Lincoln e Tcheco organizam bem o jogo, possuem uma bola parada de qualidade e sempre rondam a área adversária com perigo. Rafinha, ex-São Paulo, é veloz e muito habilidoso. Invariavelmente dita o ritmo do time na partida com suas arrancadas para o gol. Renan Oliveira é cria do Atlético-MG com boas passagens pelas categorias de base da Seleção. Muito já se falou deste jovem talento. Bom articulador e finalizador, Renan Oliveira não viveu boa fase no Galo e agora busca retomar o bom futebol no Coritiba. Será muito útil, certamente. Everton Ribeiro lembra o estilo de Rafinha. Boa opção para a segunda etapa ou para puxar contra-ataques.

ATACANTES - Roberto, Geraldo, Anderson Aquino, Marcel, Caio Vinicius, Everton Costa - Roberto, recém-chegado, mal estreou e já é apontado como esperança do Coxa na temporada. Apareceu bem no Figueirense, há dois anos. Marcel é o mesmo que defendeu São Paulo, Santos e Grêmio. Centroavante de qualidade discutível. Mal comparando, tem um quê de Washington (Coração Valente). Faz pivô, é referência na área, mas faz tudo sem esbanjar muita categoria. Anderson Aquino também merece destaque. Com a camisa do Coxa, não deixou a desejar e costuma ir às redes com frequência. Geraldo e Everton Costa correm por fora na disputa por uma vaga ainda que no banco de reservas. Enfim, há opções interessantes.

TÉCNICO - Marcelo Oliveira - É um técnico médio. Teve experiências pelo Atlético-MG e pelo Paraná, por exemplo. O único destaque que se faz com a devida justiça foi a temporada passada. O Coritiba jogou um futebol alegre, ofensivo, venceu o Estadual de maneira invicta e calhou de perder a final da Copa do Brasil para o Vasco. Ainda assim, conseguiu levar o time à 8ª colocação a frente de equipes como Santos, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. Dentro das limitações do elenco, creio que Marcelo Oliveira consegue fazer um bom trabalho no comando do Coritiba.

ANÁLISE GERAL - Os meias de criação e os atacantes de velocidade são os trunfos do Coxa. Tem que explorar o potencial ofensivo de Tcheco, Lincoln, Rafinha, Aquino, Renan Oliveira. Nos pés deles reside o trunfo para as vitórias. Só assim Roberto e Marcel serão bem servidos e terão reais condições de marcar. No entanto, a falta de opções de qualidade para a zaga e, sobretudo, para o meio defensivo (volantes) desequilibram a balança para o lado da preocupação.

RESULTADO - Não creio que o Coritiba fará uma temporada tão boa quanto a do ano passado, até em razão das carências em seu elenco. Porém, não vou exagerar e dizer que o time briga para não cair. Como dito, no ataque, é uma equipe perigosa. Portanto, zona intermediária para o Coxa.