Pelotas 1 x 0 Grêmio - Pelotas em hibrido 4-4-2 quadrado

O time do Pelotas tirou a invencibilidade de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio. A partida disputada na boca do lobo, em pelotas, saiu com o time da casa vencedor e se aproximando da zona de classificação. Uma mão o Pelotas já botou na vaga, falta à segunda, uma vitória simples garante o time de Beto Almeida na próxima fase.

Beto Almeida merece creditos pela vitória de seu time. O time por inteiro se dedicou ao atacar e defender. Encontrou o Grêmio nos primeiro minutos ainda lento e soube se aproveitar. Em tramas rápidas e pelos lados do campo o Pelotas logo abriu o placar com Reinaldo, ex Grêmio, logo aos dois minutos de jogo.

Beto armou um hibrido 4-4-2. Com bola o time se postava no clássico 4-2-2-2, sem a mesma, era visível o recuo dos meias fechando um 4-4-2/4-4-1-1. Beto Almeida apostou no jogo pelos flancos, seus laterais sempre estiveram liberados para o apoio. Clodoaldo foi outro elemento chave, flutuou pelos flancos e não aparentou posicionamento fixo.

Diagrama tático do Pelotas. Setas amarelas movimentos defensivos. Setas pretas movimentos ofensivos.
Primeiro o 4-2-2-2. Este com bola. Meias se aproximam para tabelas e passes em profundidade e abrem corredor para o lateral. Clodoaldo o atacante de movimentação que caí às costas dos zagueiros. Volantes quando em posicionamento ofensivo efetivo, aguardavam um possível rebote. Zagueiros acompanham, mas ficam a alguns metros da linha de meio campo.

Flagrante tático : 4-2-2-2.
4-4-2 em duas linhas, ou ainda um 4-4-1-1 com recuo de Clodoaldo frente aos quatro meio campistas. O intuito deste agrupamento defensivo era de fechar os espaços do Grêmio. No segundo tempo o Pelotas recuou ainda mais e se pôs em seu campo, apenas defendeu. Beto Almeida obteve sucesso, pois não deixou o Grêmio ingressar na sua área e, quando entrou, Fernando Junior salvou o Pelotas.

Flagrante tático : 4-4-2 em duas linhas.
O jogo proposto pelo Pelotas sempre foi em velocidade e explorando as costas dos laterais. Ora na direita, ora na esquerda com lateral mais Clodoaldo. Com o gol cedo à equipe passou a jogar em contra-ataques. Passes longos para Reinaldo fazer o pivô e chamar seus companheiros.

Esta “inovação” do Pelotas se tornou interessante pelo fato de anularem um time de grande expressão. Acredito que Beto pode ajustar alguns pontos, exemplos: condição física, o time cansa para o segundo tempo; trabalhar mais com meio-campistas; melhor aproveitamento de Reinaldo.

Jogo com confusão

Assim que o árbitro Fabrício Neves Corrêa encerrou a partida vencida pelo Pelotas sobre o Grêmio por 1 a 0, o gramado do estádio da Boca do Lobo foi invadido por torcedores dos dois times, que brigaram entre si e com a Polícia Militar e acabaram presos.

Ao final da partida, torcedores invadiram o gramado e protagonizaram cenas de violência, que logo foram controladas pela polícia.
A confusão foi iniciada com dois torcedores do Pelotas que entraram em campo para comemorar a vitória de seu time e ficaram em frente à torcida rival. Irritados, fãs do Grêmio também pularam o alambrado da arquibancada para responder à provocação. No total, oito pessoas foram presas: seis gremistas e dois pelotenses.

"Infelizmente, nós tivemos um problema no final, em que torcedores provocaram a torcida adversária. A brigada agiu, conseguiu imobilizar os envolvidos e conter os ânimos. Um teve o nariz fraturado durante a briga", afirmou o Major Albuquerque à Rádio Bandeirantes.
Antes do jogo, torcedores do Grêmio chegaram a brigar entre si e uma pessoa foi encaminhada ao hospital com afundamento craniano. Até uma criança acabou envolvida na confusão e foi levada para ser atendida no posto médico do estádio.