Camisas que queimaram o filme

Patrocínio estranho, design berrante, cor do rival…

Não é de hoje que o marketing futebolístico vem causando dor de cabeça aos torcedores, principalmente quando o assunto é uniforme. Para muitos fãs do esporte bretão, a camisa do seu clube é um manto sagrado, portanto merece o maior cuidado. Mas alguns dos maiores clubes brasileiros já perpetuaram vexames em seus uniformes que as torcidas gostariam de esquecer.

Confira a lista das camisas que "queimaram o filme" dos clubes:

Vasco com logotipo do SBT na camisa
Foto 1 - Vasco com logotipo do SBT na camisa.
1) SHOW SEM MILHÃO – Vasco em 2001 : De pirraça com a Globo, o ditador vascaíno Eurico Miranda mandou pôr o logotipo do SBT na camisa da final da Copa João Havelange. Nem avisou a emissora do Silvio Santos: botou de graça, apesar de o espaço valer US$ 1 milhão. O SBT reclamou por uso indevido da marca.

camisa negresco do Grêmio
Foto 2 - Grêmio e a famosa camisa negresco.
2) BISCOITO VISTOSO – Grêmio em1996 : Negresco não era o patrocinador, mas foi o apelido que esta camisa ganhou. Porque, para a galera do tricolor gaúcho, o pano tinha ficado igual à embalagem de biscoitos de chocolate recheados. Foi usada em poucos jogos e logo foi para o fundo do baú. Além do visual extravagante, a camisa do Grêmio patrocinada pela RENNER revelou-se um tremendo pé-frio.

Flamengo camisa de 95, Flamengo camisa quadriculada, Flamengo camisa centenário
Foto 3 - Camisa do centenário do Flamengo.
3) ZICA – Flamengo em 1995 : Para comemorar o centenário do clube, o então recêm eleito presidente Kleber Leite, monta um super time. Formando o ataque dos sonhos com Romário, Edmundo e Sávio. O que não deu certo, pois em 95 o Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara, vencendo o Botafogo na final com três gols de Romário, então o melhor jogador do mundo pela FIFA, que estava no Barcelona. Se em campo o time não deu certo, o mesmo também pode ser dito com os uniformes usados.

Somente com o escudo do centenário foram 5 jogos diferentes usados em 95 e 96, feitos pela Umbro.A camisa em quatro partes foi a primeira do Flamengo. Foi aposentada porque diziam que dava azar. Saldo: nenhuma vitória em nove jogos. E o design zicado foi arquivado.

Atlético-MG com camisa azul, logotipo da telemar, galo com uniforme azul
Foto 4 - Atlético-MG usa cor azul em seu patrocinador.
4) GALO AZUL – Atlético-MG em 1999 : Algum dirigente daltônico permitiu que o Atlético usasse o azul do eterno inimigo Cruzeiro. E em uma final! A torcida gelou quando viu a cor proibida no logotipo “31” da empresa Telemar. Só podia dar errado: o Galo perdeu para o América no primeiro jogo decisivo do estadual.

Corinthians com a camisa chuveirinho
Foto 5 - Corinthians com a camisa chuveirinho.
5) CHUVEIRINHO – Corinthians em 1984 : Nos primórdios do patrocínio em camisas, o Timão ostentou um exótico chuveiro cinzento no peito dos jogadores. Era propaganda das duchas Corona. Craque daquele time, Biro-Biro recorda hoje: “A diretoria falou que a gente ia ganhar um cachê, então estava tudo bem”.

6) CHARADA – São Paulo em 1997 : O vilão Charada, inimigo do Batman, usa um ponto de interrogação na roupa. O Tricolor extrapolou: no Brasileiro de 1997, ostentou três interrogações na enigmática mensagem “Bom… ???”. Era para criar suspense antes da confirmação da Bombril como patrocinadora.

Foto 7 - Palmeiras com patrocinio da galeria Pagé.
7) MUAMBA – Palmeiras em1986 : No Paulista de 1986, o Verdão estampou o nome da Galeria Pagé, prédio do centro velho paulistano, notório por ser ponto de venda de mercadorias piratas ou contrabandeadas. Pior: o clube recebia meros US$ 5 mil por jogo para exibir essa marca de reputação suspeita.

Hoje apresentamos somente 7 camisas que queimaram o filme, mas o papodebuteco.org vai fazer outras listas futuramente. É só aguardar...

Caso você tenha sugestões para a próxima lista, envie-nos um email para contato@papodebuteco.org