Internacional 2 x 1 Grêmio - Colorado campeão

Internacional 2 x 1 Grêmio - Colorado campeão
Neste domingo o Internacional sagrou-se campeão da Taça Farroupilha. O jogo por si só é tenso, Gre-Nal repleto de fatos inusitados. Primeiro por Luxemburgo não divulgar a escalação do tricolor e, optou por pagar multa. Segundo, novamente Luxemburgo, arrumou rixa com gandula e acabou sendo expulso. O Inter manteve seu jogo e não se deixou abalar pelos fatos ocorridos, vitória merecida.

Dorival Junior segue com seu 4-2-3-1. Se contra o Fluminense, Dorival já não tinha jogadores à disposição, contra o Grêmio só piorou. Oscar e D’Alessandro sem previsão para voltar, mas o comandante colorado não contava com ausências de Dagoberto e Kleber, lesionados na partida anterior. Nei estava suspenso e também não foi a campo. Com tantos desfalques a dinâmica de jogo ficou prejudicada, o estilo de jogo já na era o mesmo. Dorival primeiro defendeu para depois atacar.

Luxemburgo inventou neste Gre-Nal. Armou sua equipe no 4-3-3 sem criação, objetivo, mas sem conclusões a gol. Um time que acelera o jogo no meio campo, apenas com passes laterais, porém sem atacantes com “faro” de gol. O time como um conjunto era previsível e facilmente marcado, primeiro tempo acabou sem finalizações a gol, apenas uma intervenção de Muriel.

Inter 4-2-3-1, Grêmio 4-3-3. Setas pretas movimentos ofensivos, amarelas defensivos
Diagrama tático : Inter 4-2-3-1, Grêmio 4-3-3. Setas pretas movimentos ofensivos, amarelas defensivos.
Inicialmente a proposta de jogo do Grêmio era interessante, pois jogava pelos flancos e com velocidade. Com o tempo se tornou uma jogada manjada e facilmente manipulada pelo Inter. O primeiro passe era de Fernando, este procurava os laterais – Gabriel e Pará -, ou meias – Souza e Marco Antônio - do triângulo de base alta. Estes com posse de bola aceleravam o passe a frente. Eis aqui o ápice do ataque tricolor. Miralles na esquerda tinha como principal função ser um atacante que saía do flanco e fazia diagonal ao centro, perdeu TODAS contra Jackson. Bertoglio do outro lado, jogava mais pelo centro do que na ponta, sempre em velocidade e, invariavelmente semelhante a Miralles, perdendo TODAS para a zaga. André Lima não viu a cor da bola, a bola não chegava e, André foi pífio. Ambos os atacantes abriam corredor para o lateral, porém Gabriel pela direita não cruza uma bola na área e Para é destro jogando na esquerda, precisa enquadrar o corpo para cruzar. Sem contar que laterais não tinham apoio para tabelar de atacantes ou meias.

Souza foi um meia plantado pela direita, não atacou. Marco Antônio só jogava com bola no pé, apenas lançava Miralles em velocidade pelo corredor direito.
Grêmio no 4-3-3
Flagrante tático : Grêmio no 4-3-3
Inter primeiramente defendia, por sinal muito bem. Dorival pôs Datolo e Tinga como wingers, estes acompanhavam os laterais do tricolor e, jogavam as suas costas. Então, ou o lateral apoiava, ou guarnecia, pois era certo que Tinga/Datolo jogariam as suas costas. Pois bem, Datolo e Fabricio deitaram para cima de Gabriel, as tabelas em profundidade sempre levaram perigo ao gol de Victor. Jajá pelo centro usava de seu porte físico para fazer pivô e girar sobre seu marcador. Tinga jogando pela direita não era ponta, mas sim um meia que se aproximava de Jajá, ate porque Tinga não tinha o apoio de Jackson.

Inter no 4-2-3-1
Flagrante tático : Inter no 4-2-3-1
Porque o Inter anulou o Grêmio? Dorival armou sobra defensiva que fazia com que a defesa tivesse um homem a mais em relação ao ataque. Jackson, Moledo, Indio e Sandro Silva x Miralles, Bertoglio e André Lima, um 4x3 em favor do Inter. Impressionante foi que todos defensores tiveram vitoria pessoal contra os atacantes. Guiñazu era o volante caçador, saía para dar o bote e recuperar a posse de bola, Sandro Silva o volante plantado. Fabricio o lateral que apoiava e fazia dobradinha com Datolo.

Sem bola o Grêmio tinha uma variação. Bertoglio recuava e se tornava ponta-de-lança, deixava de ser ponta, esquema saía do 4-3-3 para 4-4-2 losango. Porém, o argentino não acompanhava ninguém, apenas fazia volume no meio campo. Esta variação de esquema tinha como intuito diminuir o volume colorado no meio, pois eram 5 colorados contra 3 gremistas.

Grêmio no 4-4-2 losango com recuo de Bertoglio.
Flagrante tático : Grêmio no 4-4-2 losango com recuo de Bertoglio.
O Inter com bola demorou em levar perigo a Victor. A troca de passes não conseguia abrir o sistema defensivo tricolor. Aos poucos o Inter foi descobrindo que o caminho do ouro era com bola aérea. Leandro Damião sempre conseguiu vitoria contra os zagueiros. Em um destes lances saiu o gol. Tinga cruzou, Damião dominou, Gabriel tentou cortar de letra, a bola sobrou para Datolo em chute cruzado abrir o placar.

Com gol sofrido o Grêmio passou a pressionar a linha de defesa colorada. O tridente ofensivo pressionava os zagueiros para que estes, acuados, errassem a saída de bola. O resultado saiu no segundo tempo.

Segundo Tempo

Precisando empatar, Luxemburgo mudou durante o intervalo. Saíram os apagados André Lima e Miralles, para entrar Marcelo Moreno e Marquinhos, respectivamente. Luxa espelhou o esquema colorado, 4-2-3-1 com encaixe de marcação. Os volantes foram Souza na direita e Fernando na esquerda. Meias, Marco Antônio na direita, Marquinhos pelo centro e Bertoglio na esquerda. No ataque o solitário Marcelo Moreno.

Grêmio no 4-4-2 losango com recuo de Bertoglio.
Flagrante tático : Grêmio espelhando o Inter no 4-2-3-1.
A proposta de jogo tricolor era ainda mais definida, jogar pelos lados do campo e tão somente ali. Desde o inicio do jogo o Grêmio adiantou sua equipe e empurrou o Inter para seu campo, porém o Grêmio pouco finalizava.

O Grêmio passou a jogar pela direita e “esqueceu” o lado esquerdo. Porém o que já era ruim ficou pior. O time apenas trocava passes laterais, evoluía com muito custo. As dobradinhas entre: Pará/Bertoglio e Gabriel/Marco Antônio eram de baixa qualidade, pouco se aproveitava. Marquinhos joga apenas com bola no pé.

O Inter mesmo acuado em seu campo não demonstrou instabilidade no setor defensivo. Os wingers auxiliavam os laterais na marcação pelos lados e estando muito atrás, a transição era lenta. A única tentativa era de rifar bola para o ataque e encontrar Leandro Damião.

Gol! Tricolor empata aos 10 minutos. Fernando cobra bala na trave e no rebote, Werley marca, tudo igual.

Divisor de águas. Aos 19, o gandula ajeitou a bola para cobrança rápida de Dátolo e o juiz anulou a cobrança. Só que Luxemburgo saiu enfurecido para cima do gandula, o que gerou empurrões e um princípio de confusão que resultou na expulsão do treinador gremista.

Porque divisor de águas? Pós-confusão de Luxa, o Grêmio se perdeu. O s quatro minutos de parada favoreceram ao colorado. O tricolor não encontrou mais espaços para jogar e ainda viu o Inter crescer na partida.

Dorival faz primeira mudança. Sai Datolo, entre Jô. O time ganha em porte físico e bola aérea. Com Jô em campo o time fica dependente de apenas Fabricio pelo flanco, pois na direita ninguém ocupou este espaço. Segue o 4-2-3-1, porém ainda mais afunilado.

 Grêmio e Inter no 4-2-3-1
Diagrama tático : Grêmio e Inter no 4-2-3-1.
Ate parece que o empate serviria ao Grêmio. O time recuou e não tinha mais forças de se organizar ofensivamente.

Gol! Inter novamente a frente do placar. Jajá cobra escanteio e encontra a cabeça de Fabricio. Belo gol que definiu o clássico.

Sem Luxemburgo no banco, André Lima ficou a beirada do gramado durante alguns minutos. O centroavante recebeu ordens e chamou Leandro. O garoto entrou no lugar de Bertoglio. Segue o 4-2-3-1 com inversão de Leandro com Marco Antônio.

A vantagem deu moral ao Inter. A equipe ganhou as ações de jogo e seguiu no campo ofensivo. De fora da área, Jajá e Leandro Damião ainda tiveram chances de ampliar o placar. No final Dorival substituiu Jajá por Bolatti.