Campeonato Mineiro : Cruzeiro 1 x 2 América

Campeonato Mineiro 2012, Cruzeiro 1 x 2 América-MG, final do mineiro 2012
Após 11 anos, o América-MG volta a uma final de Campeonato Mineiro. Na tarde deste domingo, a equipe derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 na Arena do Jacaré e, como também havia vencido a primeira semifinal, conseguiu se classificar para a decisão do Estadual, fato que não acontecia desde 2001, quando o clube conquistou o título em cima do rival Atlético-MG.

E o rival na decisão será o mesmo daquela ocasião. Na próxima semana, Atlético-MG e América-MG começam a decidir o título, assim como aconteceu em 2001. O rival alvinegro conseguiu vaga neste sábado ao derrotar o Tupi por 1 a 0 na mesma Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

O jogo

A partida começou eletrizante na Arena do Jacaré. Aos 2min, Rodriguinho cruzou da esquerda e o zagueiro celeste Victorino marcou contra. O América-MG, que jogava pelo empate por ter vencido a primeira semi, saia na frente e aumentava a vantagem. Com 8min, Neneca derrubou Everton na área e o árbirtro Luís Flávio de Oliveira marcou pênalti. Na cobrança, Wellington Paulista bateu mal e Neneca defendeu. No rebote, o camisa 9, sozinho, isolou e perdeu a chance de empatar o clássico.

Atrás no placar, o Cruzeiro tentou partir desordenado para o ataque. Nos contra-ataques, porém, o América-MG assustava. Como aos 14min, quando Rodrigo cruzou da direita e Fábio teve de espalmar para fora. Com problema na criação, o Cruzeiro assustou com chute de fora de Marcelo Oliveira aos 19. Com dificuldades, o time celeste passou a pressionar com bolas aéreas.

E foi deste modo que chegou ao empate aos 27min. Em bola alta, Diego Renan ganhou de cabeça, Gabriel não corta e a bola sobrou para Wellington Paulista empurrar para o fundo das redes. Após o empate, o Cruzeiro seguiu pressionando em busca da virada. Aos 34min, Roger bateu falta da direita e Neneca fez firme defesa, sem rebote. Apesar do Cruzeiro tomar a iniciativa da partida após a igualdade, a primeira etapa terminou empatada em 1 a 1.

O segundo tempo também começou bastante movimentado. Logo aos 4min, Roger cobra falta da meia-lua e a bola explodiu no travessão de Neneca. O América-MG respondeu aos 13min. Alessandro bateu cruzado e Fábio fez excelente defesa. Aos 23, Wallyson finalizou nas maõs de Neneca. O Cruzeiro começava a pressionar o América-MG em busca da virada.

A partida era muito nervosa e o Cruzeiro ficava com a posse de bola, mas não conseguia criar chances claras de marcar. Já o América-MG abusava das faltas e segurava como podia. Aos 44min, um torcedor invadiu o campo de jogo e foi para cima do meia Roger.

Com o Cruzeiro inteiro no campo de ataque, o América-MG aproveitou os espaços e foi mortal no contra-ataque. Aos 48min, Bruno Meneghel puxou contra-golpe e abriu para Fábio Júnior. O atacante, sem marcação, só tocou para o gol vazio e definiu a vitória do América-MG por 2 a 1. Após 11 anos, o clube volta a decidir um Campeonato Mineiro.

CRUZEIRO 1 x 2 AMÉRICA-MG

Gols
CRUZEIRO: Welligton Paulista, aos 27min do primeiro tempo
AMÉRICA-MG: Victorino (contra), aos 2min do primeiro tempo e Fábio Júnior, aos 48min do segundo tempo

CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan (Elber), Léo, Victorino (Amaral) e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira (Wallyson), Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Wellington Paulista
Treinador: Vágner Mancini

AMÉRICA-MG: Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luis e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Moisés e Rodriguinho (China); Alessandro (Bruno Meneghel) e Fábio Júnior
Treinador: Givanildo Oliveira

Cartões amarelos
CRUZEIRO: Wellington Paulista e Everton
AMÉRICA-MG: Neneca, Dudu, Fábio Júnior, Leandro Ferreira, Everton Luís e Rodrigo Heffner

Cartões vermelhos
CRUZEIRO: Léo

Árbitro : Luis Flávio de Oliveira (SP)
Local : Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Fonte : Terra Esportes