Girando com a Bola : Notícias do futebol carioca

Faltando, segundo as contas do próprio, 15 gols para o milésimo, o artilheiro Túlio Maravilha anunciou, através de seu perfil no twitter, que não é mais jogador do CSE, de Alagoas. O contrato do jogador com o clube expira nesta segunda-feira e Túlio já está a procura de outro time que esteja interessado em fazer parte da campanha dos 1000 gols. A intenção dele é balançar as redes mais oito vezes com outra camisa para que, faltando apenas sete, possa retornar ao Botafogo, onde pretende marcar o tento histórico.

BOTAFOGO

Oswaldo de Oliveira deve poupar jogadores da defesa na partida contra o Boavista

Após constatar que a defesa alvinegra participou de todas as partidas do clube até o presente momento, o técnico Oswaldo de Oliveira deve poupar alguns jogadores para a última rodada da Taça Rio, domingo, contra o Boavista. Jefferson, Lucas, Antonio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo, além de Renato e Herrera, são os únicos jogadores do grupo que participaram de todos os compromissos da equipe no ano.


O treinador disse que é a hora de examinar bem o elenco, já que o Alvinegro tem compromisso no dia 18, contra o Guarani, pela Copa do Brasil. Até agora, o único que vai, enfim, ganhar um descanso é o lateral-direito Lucas, que está suspenso. Para o lugar dele, Oswaldo pode promover a entrada do jovem Gabriel ou, até mesmo, a improvisação do volante Lucas Zen.

Para a zaga, o técnico conta com Brinner, que foi contratado no início da temporada junto ao Paraná Clube. Na lateral-esquerda, a opção é o também jovem e recém promovido da base Renan Lemos.

FLAMENGO

Time inicia a preparação para tentar o 'milagre da classificação', quinta-feira

Depois de baterem o Vasco, no último sábado, por 2 a 1, e terem espantado um pouco da crise que assolou o clube na última semana, os jogadores do Flamengo já iniciaram, na manhã desta segunda-feira, a preparação para o jogo que vale o semestre rubr-negro. O time enfrenta, na quinta-feira, o Lanús-ARG, em busca de um milagre: precisa vencer e torcer por um empate no jogo entre Olimpia e Emelec para conseguir avançar às oitavas-de-finais da Libertadores.

No Ninho do Urubu, jogadores voltam às atividades visando o jogo contra o Lanús
Todos os que participaram da vitória sobre o Vasco fizeram apenas um trabalho regenerativo na academia do CT de Vargem Grande. Os demais jogadores participaram das atividades comandadas pelo técnico Joel Santana.

Na semana decisiva, Patrícia Amorim aparece em treino para apoiar os jogadores

Faltando poucos dias para a partida que passou a ser a mais importante do primeiro semestre para o Flamengo, até visita da presidente é válida. Patrícia Amorim esteve no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, acompanhando as atividades comandadas pelo técnico Joel Santana e conversou, por cerca de cinco minutos, com o treinador.

Além de Joel, a presidente também falou com os jogadores que faziam um trabalho regenerativo na academia do clube. De acordo com o lateral-direito Leonardo Moura, não houve qualquer tom de cobrança na conversa de Patrícia com os atletas. Houve sim bastante incentivo para a equipe que enfrentar, na quinta-feira, o Lanús e torce por um empate entre Olimpia e Emelec.

VASCO

Súmula confirma: juiz expulsou 5 do Vasco

Depois do presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj), Jorge Rabelo, ter afirmado que o Vasco e seu presidente, Roberto Dinamite, serão processados, a federação divulgou a súmula do clássico do último sábado e confirmou: cinco atletas do Cruz-maltino foram expulsos na confusão com o árbitro Wagner dos Santos Rosa ao final da partida.

Rodolfo, Diego Souza, Eduardo Costa, Fagner e Felipe Bastos receberam o cartão vermelho e, em princípio, desfalcam a equipe na partida contra o Nova Iguaçu, domingo, válida pela última rodada da Taça Rio.

No documento, o árbitro relata que Rodolfo e Eduardo Costa, além da imposição física aos policiais que foram acionados, o ofenderam com insultos. “Safado... tem que levar muita porrada”, seria uma das referências de Eduardo Costa ao juiz.

Estresse do jogo contra o Fla serve de alerta para a fase decisiva da Libertadores

A confusão dos jogadores do Vasco com o juiz Wagner dos Santos Rosa no fim do clássico com o Flamengo rendeu ao clube cinco atletas expulsos. Após a partida, o técnico Cristóvão disse que o fato serviria de aprendizado para a equipe que já está classificada às oitavas-de-final da Libertadores, onde a arbitragem e os jogos são mais complicados.

Entendida a mensagem, pelo menos segundo o volante Rômulo, o objetivo dos atletas é não cair nos mesmos erros na competição sul-americana. A prática já vale para o último compromisso da equipe pela fase de grupos, quinta-feira, às 21h50, contra o Nacional, no Uruguai.

“No clássico foi um momento de emoção. Os ânimos ficam à flor da pele. Acho que alguns jogadores do nosso time agiram de forma errada, mas já passou. No calor do jogo podemos ter esse tipo de reação, mas temos que fazer o possível para que não aconteça mais”, comentou o jogador.

Ainda de acordo com Rômulo, a derrota para o arquirrival não atrapalha em nada os planos da equipe, que segue viva no Campeonato Carioca e já garantiu de forma antecipada a classificação no torneio sul-americano.

“A derrota não vai interferir em nada. Apesar de não termos vencido, vamos para cima do Nacional com tranquilidade. Temos que buscar a vitória, pois queremos terminar no primeiro lugar do grupo”, completou.

Juninho Pernambucano volta a tempo de substituir Felipe, que ainda sente o ombro

Depois da derrota no clássico para o arquirrival no último sábado, o torcedor vascaíno pode, ao menos, sorrir na manhã desta segunda-feira. Em São Januário, no treino comandado pelo técnico Cristóvão Borges, o meia Juninho Pernambucano foi a novidade, participando normalmente das atividades com os demais jogadores.

O Reizinho esteve afastado dos últimos compromissos vascaínos em função de uma cirurgia dentária. Apesar do atleta ter deixado as atividades mais cedo que o resto do elenco e do treinador ainda não ter confirmado a escalação da equipe que enfrenta o Nacional, quinta-feira, no Uruguai, há grandes chances de Juninho ser titular.

Felipe, ainda com dores no ombro, não treinou e fará exames para saber a gravidade da lesão. O incômodo também deixou o camisa 6 de fora da partida contra o Flamengo e, provavelmente, não permitirá que o Maestro participe do jogo que encerra a participação do Vasco na fase de grupos da Libertadores.

Textos do colunista Blu Lima