Análise de Elenco - Atlético-GO

Análise de elenco do Atlético-Go para o Campeonato Brasileiro 2012
Olá, pessoal!

Fui convidado a ser cronista aqui no Papo de Buteco e, por também ser moderador de um blog na internet sobre esportes cujo pano de fundo é outro glorioso boteco (O Boteco Esportivo), a proposta pareceu-me irrecusável.

Procuro expor meus pensamentos com clareza e espero que minhas divagações sejam o estopim para bons - e saudáveis - debates. Obviamente, tudo dentro dos parâmetros razoáveis de educação e bom senso.

Apenas para constar, tenho uma coluna em meu blog denominada Análise de Elenco na qual observo cada um dos 20 times que participarão do Brasileirão-12. A tarefa simples não parece tão fácil. Por ser de São Paulo, nem sempre as informações que consigo sobre equipes coadjuvantes são de todo satisfatórias.

Não quero aqui proteger o eixo Rio-SP e conquistar queridinhos em Minas ou no Rio Grande do Sul. Porém, é bastante complicado acompanhar o que de fato acontece com os clubes em Goiás ou Pernambuco, por exemplo.

Assim, busco informações no site oficial, blogs ou sites relacionados aos times a serem analisados e, a partir daí, começo a estabelecer minha opinião a respeito da equipe. Baseio minha análise na projeção do clube no cenário nacional, no meu conhecimento sobre os atletas disponíveis, e levo em conta minha intuição, claro. Afinal, trata-se de uma análise mas, ao mesmo tempo, de uma opinião/um palpite passível de erros e acertos.

Enquanto adapto minha rotina aqui e acolá, vou compartilhar com vocês as análises que fiz até o momento. Informo de antemão que algumas postagens podem já ter sido alteradas por eventuais contratações ou mudanças de treinadores após as respectivas publicações. Contudo, por enquanto, nada que comprometa minha opinião sobre os times analisados.

Sem mais delongas, muito prazer, espero fidelizar leitores e, sobretudo, fazer amigos.

Para inaugurar minha coluna, eis o Atlético-GO!

Clube : Atlético Clube Goianiense
Fundado em 02/Abril/1937
End.: Rua Vitória Régia, Quadra 20, Lt. 01
Setor Urias Magalhães, Goiânia-GO. CEP 74565-100
Estádio : Antônio Accioly - capacidade: 8.000 pessoas
Site Oficial : http://www.atleticogoianiense.com.br/
Classificação no Brasileiro 2011 : 13º Lugar
Jogador em destaque : William (Atacante)



GOLEIROS: Márcio, David, Rafael, Roberto e Weverton - O titular é o experiente Márcio, de 31 anos. Não é um mau goleiro. Mas está longe de ser um ícone da posição. Costuma praticar boas defesas, ainda que sua defesa não seja lá uma verdadeira muralha. Lidera o time e ainda se arrisca nas bolas paradas (possui 19 gols, segundo o site oficial).

LATERAIS : Ernandes, Paulinho, Everton Silva e Rafael Cruz - Difícil analisar a qualidade dos laterais. Rafael Cruz estava no Atlético Mineiro. Considerando que era reserva lá, não se pode esperar muito, embora seja titular juntamente com Ernandes. Paulinho chegou do Atlético Paranaense e Everton Silva compõe o grupo.

ZAGUEIROS : Gabriel, Gilson, Paulo Henrique, Leonardo e Renato - Gabriel é reforço para 2012. Gilson, experiente, permanece na titularidade. Paulo Henrique e Renato são incógnitas. Leonardo tem 25 anos e estava no Shakhtar Donetsk. O retorno ao futebol brasileiro via time coadjuvante é um tanto suspeito, é provável que não seja lá essas coisas. Suspeitas à parte, pode ser um bom zagueiro, vai saber...

VOLANTES : Dodó, Fernando Bob, Francesco, Joilson, Mahatma, Marino e Pituca - Pituca é peça presente no time titular desde o ano passado. O rodado Joilson está no clube desde 2011 e não é titular, ou seja, não serve mais na lateral, não tem gás para comandar o meio-campo e é somente opção para o segundo tempo. Fernando Bob chegou do Fluminense e, no Rio, fez algumas partidas como titular sem cativar o torcedor. Sem contar que dificilmente o Fluminense se livraria de um jogador de qualidade...

MEIAS : Adriano Pimenta, Bida, Elias, Fabio Lima, Felipe Brizola, Thiaguinho - Certamente, os principais nomes são Bida e Elias. O primeiro teve passagem relâmpago pelo Santos, mas tem brilhado no Atlético. Pode jogar de segundo volante eventualmente. É rápido e chega bem no ataque. Elias é um bom meia. Organiza bem o jogo, é habilidoso e pega bem na bola.

ATACANTES : Diogo Campos, Felipe, Juninho, Marcão e William - O melhor e mais perigoso setor do clube. Felipe, experiente, mostrou seu faro goleador no Goiás. Juninho e Marcão são boas opções e ora jogavam juntos, ora revesavam a titularidade ao lado de Anselmo. Aliás, com a saída de Anselmo, o Dragão fechou com William "Batoré", ex-Avaí. Ótima contratação. William tem faro de gol e pode ajudar o Atlético a conquistar pontos importantes.

TÉCNICO*** - Hélio dos Anjos - Treinador experiente, sério, mas de carreira mediana. Ganhou destaque após sua boa passagem pelo Goiás. Não é estrategista, mas sabe como trabalhar com equipes médias, limitadas. Tanto que não sofreu pressão para não cair e deu trabalho para grandes clubes do país.

ANÁLISE GERAL - É realmente complicado avaliar o elenco do Atlético diante da dificuldade em acompanhar o Campeonato Goiano. Contudo, de certos clubes não se pode esperar tanto. Claro que todo Brasileirão tem uma surpresinha aqui outra ali, mas não vislumbro céu azul para o Dragão.

RESULTADO - Briga para não cair.

***Adilson Batista é o novo técnico do clube. A péssima passagem por São Paulo destruiu a imagem de bom treinador que construiu no Cruzeiro. Busca reabilitação em um time francamente coadjuvante, após forçadas férias. A necessidade em evoluir ou mesmo permanecer na Série A pode fazer o casamento com Adilson dar certo. No entanto, dificilmente alterará a realidade, motivo pelo qual sigo no palpite dado anteriormente.

Abraços.

Gabriel Casaqui


@botecoesportivo