A desclassificação do Flamengo

O Clube de Regatas Flamengo teve nesta quinta-feira, dia 12/04, seu último jogo pela Copa Santander Libertadores 2012. A equipe rubro-negra comanda pelo técnico Joel Santana venceu o Lanús por 3 a 0, em pleno Engenhão. Mas a vitória foi em vão! A suposta reação e garra deste último confronto foi tardia.

A competição de clubes mais disputada da América Latina certamente exigia mais empenho dos rubros-negros. O clube da Gávea simplesmente "brincou" durante algumas rodadas da competição. Alias, deve-se ressaltar que o Grupo 2 não era um dos mais díficeis, o Flamengo teria até uma certa obrigação de classificar-se. Sem mencionar a exorbitante diferença técnica e salarial do Flamengo para os demais clubes de seu grupo.

Na verdade, o Flamengo não foi eliminado ontem pela vitória emocionate do Emelec sobre o Olimpia no Paraguai. O Flamengo vinha se "eliminando" faz algum tempo.

Na terceira rodada, o Flamengo vencia o Olimpia por 3 a 0 no Engenhão, mas cedeu empate no fim do jogo. Uma vergonha para os torcedores presentes no local, que no começo do jogo cantavam "O Imperador voltou".

Na quarta rodada, o Flamengo perde por 3 a 2 para o mesmo Olimpia que havia empatado no Engenhão na rodada anterior.

A quinta rodada era fundamental para o Flamengo. Com a vitória frente ao Emelec fora de casa, as coisas ficariam bem mais tranquilas para o último confronto no Rio.

O Flamengo começou bem, marcou um gol aos 7 minutos do primeiro tempo. O Emelec empata aos 33 minutos do primeiro tempo, mas Deivid aos 42 minutos dá a vantagem novamente ao Flamengo.

Mas a sindrome do segundo tempo voltava! Joel Santana tira o atacante Deivid e coloca o zagueiro Gustavo. Após essa mudança desastrosa de Joel, o Flamengo simplesmente leva outra virada : outro 3 a 2, agora para o Emelec.

Ali era o adeus do Flamengo...

Mas como existem velhos ditados que dizem : "o futebol é uma caixinha de surpresas" e "quem acredita sempre alcança", o torcedor do Flamengo acreditou até o fim na classificação do seu time, mesmo dependendo de um resultado : o empate entre Olimpia e Emelec.

O Flamengo vez sua parte, 3 a 0 no Lanus, com direito a bela atuação, mas repito, tardiamente. Depender de outros resultados é algo que foge do alcançe de qualquer clube. Não depende somente de sua próprias forças.

O Emelec fez sua parte fora de casa. Venceu e se classificou. Dependia apenas deste resultado.

Se o jogo foi dramático ou não, isso é outro assunto, o que realmente vale é o resultado final.

O Flamengo quis depender do destino.

E desta vez o destino não foi piedoso : o Flamengo está fora da Copa Santander Libertadores!