Sobre a choradeira por Neymar

Neymar : Craque ou Chorão?
Neymar sofreu 10 faltas na goleada contra o Comercial.

O Santos abriu o esperneio.

Na goleada contra a Ponte Preta, mais 6 faltas. O rodízio praticado pelos marcadores deixou irados os santistas.

Segundo dizem, os zagueiros se revezam para cometer as faltas, evitando o acúmulo de infrações e com isso a advertência com cartões.

Inconformados, produzirão um DVD com imagens das faltas, a ser enviado à Comissão de Arbitragem, Federação Paulista, CBF e Fifa.

Nunca vi tamanha baboseira.

Primeiro, nem precisava dizer que futebol é esporte de contato, a falta está aí para ser marcada, etc...

Além disso, a marcação das faltas dá a oportunidade de tiro ao gol, seja direto ou por levantamento na área. Se tivesse um Marcos Assunção ou um Juninho Pernambucano no time, o prejuízo do Santos se transformaria em lucro, pois cada bola parada seria um tormento.

Mesmo Muricy, adepto convicto da bola aérea, deveria aproveitar melhor esses lances.

Mas não é só.

Neymar tem uma qualidade importante: quanto mais bate, mais vai pra cima.

Como se não bastasse, o estardalhaço do Santos tem um argumento que beira o ridículo, que seria o de proteger o jogador para a Copa-14.

Muricy tomou a frente do papo:
“Pelo que os caras estão batendo, uma hora ele não vai aguentar. Neymar é privilegiado fisicamente, mas mesmo assim. Não é choro, não. É uma coisa que preocupa. Ele nunca é poupado de treino. Amanhã é dia de piscina e ele vai querer treinar, é o jeito dele. Mas temos de proteger o jogador, ele é essencial para a Copa de 2014. Se o Brasil quiser o título, tem de ter Neymar em campo, ele desequilibra.”
“Esse revezamento de faltas está manjado, mas ninguém vê. Só nós. Não estão protegendo um grande jogador como o Neymar. Na Libertadores (de 2011), no Uruguai, fui falar com o juiz. Posso fazer isso aqui também. Se quiser tirar o Neymar, eu tiro. Ele é muito forte fisicamente, mas uma hora vai acontecer...”

O futebol brasileiro deveria proteger o craque? Será que ele não ficaria mal-acostumado?

Lembro disso porque no ano passado Rivaldo disse que Neymar e Lucas deveriam ir para a Europa, para amadurecerem em vistas da Copa.

Só que Rivaldo esqueceu que lá a arbitragem é muito mais permissiva. Se Neymar sai mancando aqui, na Inglaterra sairia de maca todo jogo.

Fora isso, não podemos deixar de ver a opinião do outro lado, representada pelo técnico ponte-pretano Gilson Kleina:
"O Neymar é intocável. O futebol é um jogo de contato, mas toda a hora que um jogador nosso chegava nele o árbitro marcava falta.”
Uns dizem que Neymar apanha demais.

Outros que Neymar é protegido demais.

Só lamento que circulará pelo mundo inteiro um DVD chorão de Neymar.

Espero que a fama seja de craque, não de chorão.