Especial Ricardo Teixeira - O Cansaço

Os torcedores brasileiros deveriam ter dois motivos para comemorar. O primeiro seria uma vitória convincente da Seleção Brasileira contra a Bósnia. O segundo motivo era a renúncia do presidente da CBF Ricardo Teixeira. Mas a Seleção Brasileira fez uma péssima atuação contra a Bósnia, e Ricardo Teixeira até o momento continua sendo o presidente da CBF.

Ricardo Teixeira assumiu a presidência da CBF no dia 16 de janeiro de 1989, portanto são 23 anos no comando do futebol brasileiro. Na tarde dessa quarta-feira dia 29/02/2012 aconteceu a Assembléia Extraordinária da CBF. Participaram da Assembléia os vinte e sete Presidentes de Federações.

A expectativa era muito grande, todos estavam ansiosos para saber qual seria o comunicado do presidente da CBF, alguns apostavam em uma renúncia, outros afirmavam que o presidente iria continuar no cargo.

Quem apostou na segunda opção, acertou.

Ricardo Teixeira continua dizendo que está cansado fisicamente por causa dos problemas médicos. Mas o que está incomodando o presidente da CBF são as denúncias de corrupção. Denúncias feitas por jornalistas de nome muito conhecido no mundo esportivo, como o jornalista da BBC de Londres Andrew Jennings.

A última denúncia de corrupção foi sobre um deposito que foi feito na conta da filha de Ricardo Teixeira, que tem onze anos. Quem fez o deposito foi Sandro Rossell atual presidente do Barcelona.

 Leia também a 1ª e 2ª  parte do Especial Ricardo Teixeira. Clique aqui!

O Diretor de Seleções da CBF Andrés Sanchez , disse que não existe provas contra Ricardo Teixeira. A CBF compra horários caríssimos para expor uma imagem da entidade que não é verdadeira.

A CBF poderia ajudar a desenvolver melhor o futebol brasileiro, formar um calendário adequado para os clubes, etc…

Mas o que nós estamos vendo é uma incompetência total da entidade. Ricardo Teixeira é o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. E o que nós estamos vendo é uma preparação para a Copa do Mundo que não anda, e uma distância muito grande da presidente Dilma Rousseff de Ricardo Teixeira.

A CBF e alguns dirigentes de Federações nunca foram para um estádio e ficar em uma arquibancada para assistir uma partida de futebol. Muitos não gostam de futebol e estão no poder a décadas.

O problema da CBF e do futebol brasileiro é estrutural.

Quando surgiu os comentários da possível saída de Ricardo Teixeira, muitos dirigentes ficaram de olho no cargo máximo do futebol brasileiro. Entre eles José Maria Marin (conhecido como Zé das Medalhas).

José Maria Marin é o vice-presidente mais velho da CBF, seguindo o estatuto da CBF ele deveria assumir o cargo, caso Ricardo Teixeira renuncie. Mas uma mudança no estatuto poderia mudar esse quadro, em vez de ser o mais velho vice-presidente, passaria a ser o vice-presidente há mais tempo no posto. Nesse caso o presidente da CBF seria Fernando Sarney, filho do senador José Sarney.

Para isso José Maria Marin teria que abrir mão da vice-presidência em troca de um posto no Comitê Organizador Local da Copa de 2014.

Vamos aguardar as próximas notícias.