Libertadores - Resumo da 4 ª rodada

Pela 4ª rodada da Copa Santander Libertadores tivemos quatro jogos de clubes brasileiros, o empate do Internacional com o The Strongest e as vitórias de Corinthians, Vasco e Santos. Flamengo e Fluminense jogam no próximo meio de semana, 28 e 29 de março respectivamente.

Apesar dos esboços já terem sidos traçados, a situação ainda não está totalmente definida. Os clubes brasileiros continuam bem em seus grupos de classificação e provavelmente irão se classificar para as oitavas de final da competição mais importante da América Latina.

Confira agora como foi a 4ª rodada para os clubes brasileiros :

The Stronges 1 X 1 Internacional

Pelo grupo 1 da Copa Santander Libertadores, o Internacional foi até a altitude de La Paz na Bolívia e enfrentou o The Stronges no estádio Hernando Siles. O time boliviano vencia até os 43 minutos do segundo tempo, mas Gilberto, em lance super inusitado igualou o placar para o clube gaúcho. Empate com gosto de vitória.

The Stronges 1 X 1 Internacional pela Copa Santander Libertadores 2012
Em destaque João Paulo, que substituiu o garoto Oscar.
Um dos destaques da partida entre The Stronges e Internacional, aconteceu antes mesmo do apito inicial : a não escalação do jovem Oscar para o jogo. O São Paulo havia vencido a queda de braço judicial, conseguiu recuperar o vínculo de Oscar na CBF.


No começo do jogo o Internacional se mostrou nervoso, o time errava muitos passes e alguns jogadores mostravam até dificuldade em permanecer de pé. Mas como a diferança técnica entre as equipes era gritante e os bolivianos não conseguiam entrar na área do Inter, começaram a chutar de fora da área.

Na segunda etapa, antes mesmo de completar um minuto de jogo, Rodrigo Ramallo fez o gol para o The Stronges. Após o gol, o time boliviano se animou, criou mais algumas chances de gol. O Internacional se perdeu em campo. Mas aos 43 minutos, após cruzamento de Nei, Gilberto, que havia entrado no segundo tempo, furou feio na primeira, mas teve calma para se redimir na sequência do lance: 1 a 1.

O próximo jogo do Inter pela Libertadores será contra o Santos no Beira-Rio, numa quarta-feira, dia 4 de abril, às 21h50.

Santos 2 X 0 Juan Aurich

Completando o jogo do Grupo 1 da Copa Santander Libertadores, o Santos conseguiu vencer o Juan Aurich do Peru por 2 a 0, debaixo de um temporal em São Paulo. Com a vitória o Santos assumiu a liderança do grupo com 9 pontos, Internacional e The Strongest tem 7 pontos cada.

Santos 2 X 0 Juan Aurich pela Libertadores 2012
Neymar debaixo da tempestade no Pacaembu. (Foto: Marcos Ribolli)
Os cerca de 26 mil santistas que foram ao Pacaembu viram tempestade, apagão e uma vitória tranquila do Peixe, com boa atuação de Neymar. Alias, Neymar foi caçado a todo tempo, o jovem craque santista levou pancada de tudo e qualquer jeito. O curioso é que apenas dois jogadores do Juan Aurich levaram cartão amarelo.
Não foi só no primeiro tempo (que fizeram faltas), mas sim no jogo inteiro. Se eu não pulasse, como falamos na gíria do futebol, desse uma "pipocada", não estaria aqui com vocês, estaria no hospital. Parecia mais uma luta de UFC do que um jogo de futebol - disparou o Neymar.
Neymar levando pancada
Neymar sofrendo com as pancadas do time peruano.
A tônica do jogo foi sempre a mesma: Peixe no ataque total e peruanos totalmente recuados. Aquela famosa expressão : "Jogo de um time só" , define bem como foi a partida.

Os gols da partida foram marcados por Edu Dracena e Neymar. A próxima partida do Santos pela Libertadores é contra o Internacional no Sul. Caso o peixe vença, já estará matematicamente classificado para a próxima fase.

Vasco 2 X 0 Libertad

Pelo grupo 5 da Copa Santander Libertadores, o Vasco venceu o Libertad do Paraguai por 2 a 0 em São Janúario no Rio de Janeiro. O destaque da partida foram os torcedores do Vasco, que prepararam várias ações contra o preconceito em São Januário, pois os zagueiros Dedé e Renato Silva foram alvo de ofensas racistas em Assunção.

Torcida do Vasco contra o racismo
Vascaínos pintam o rosto de preto e branco, em homenagem à briga do clube contra o racismo
Os torcedores pintaram seus rostos com metade de cada cor e vestiram a camisa lançada no ano passado, que comemora a luta do clube contra o racismo. Os jogadores também entraram com elas em campo e as atiraram para a torcida.

Com a bola rolando, o Vasco teve no primeiro e no segundo tempo duas atuações bem distintas. Preso e sem movimentação nos 45 minutos iniciais, foi presa fácil para a boa marcação dos paraguaios, que seguraram o 0 a 0 no novo placar, inaugurado nesta quarta.

Após o intervalo, as entradas de Juninho e Allan deram dinâmica ao time, que construiu 2 a 0 - gols do Reizinho e de Alecsandro - e poderia ter feito outros gols.

Vasco e Libertad têm números iguais de pontos (sete), saldo de gols (dois) e gols marcados (sete), mas os paraguaios levam a melhor no critério seguinte de desempate - gols marcados fora de casa. A próxima partida do Vasco pela Libertadores será no dia 3 de abril (uma terça-feira), contra o Alianza, em Lima.

Corinthians 1 X 0 Cruz Azul

Pelo grupo 6 da Copa Santander Libertadores o Corinthias venceu o Cruz Azul por 1 a 0 no Pacaembu em São Paulo. Mais uma vez  o timão vence pelo placar mínimo e outra vez não sofreu gols, ressaltando aquilo que já foi comentado anteriormente : time que não leva gols vence, na pior da hipóteses, empata.


Apesar do placar mínimo, o Corinthians não teve tantos problemas para superar seu adversário mais difícil na primeira fase. A marcação ofensiva, a garra e a pressão dos quase 30 mil torcedores fizeram o Timão controlar o jogo.

O ataque não brilhou novamente, mas Danilo, como havia feito na vitória sobre o Nacional-PAR, apareceu discretamente para acabar com a apreensão. O susto só viria no fim, com um chute de Villa que acertou a trave, aos 42 minutos do segundo tempo. Um lance que serviu para a torcida comemorar ainda mais a vitória.

O triunfo coloca os corintianos com oito pontos, um acima dos mexicanos e bem perto da vaga. Uma vitória sobre o Nacional-PAR, dia 11 de abril, provavelmente em Ciudad del Este, garante a passagem para as oitavas.

Confira os resultados :